O episódio 22 de Beastars chega no ápice do conflito entre Legoshi e Riz, prometendo um clímax em breve. Com um mix recheado de ameaças, declarações e conflitos de ideologia, o episódio 22 intitulado “The suspense of a fickle chef” (O suspense de um chef instável, t.l.) continua focando no ressentimento do urso Riz, ecoando o sentimento a raiva mostrada no final do episódio anterior.
A cena inicial do episódio mostra como Riz gosta de cozinhar para os amigos, mas desde que ele devorou seu amigo Tem com consentimento, seu paladar foi alterado e ele tem se perdido nos temperos. Ele relembra a noite do assassinato com ternura, mas suas memórias são manchadas pelas ameaças de Legoshi. Riz decide que terá que matar Legoshi e Pina para recuperar a doçura de suas memórias.
No outro lado da escola Cherrytown, Legoshi encontra-se em desespero por estar tendo sonhos eróticos com Haru… e é surpreendido quando ela aparece ao seu lado, desejando conversar. Durante a conversa, Haru observa o quão diferente Legoshi é de Louis – acentuando essa diferença ao comparar o lado protetor do lobo com a solidão e insegurança do cervo.
Haru então diz a Legoshi que o ama ~e ele abana o rabo de emoção, uma fofura~. Durante a declaração, ela deixa claro que não ama mais Louis, mas que ainda assim está muito preocupada, já que ela não conseguiu entrar em contato com ele e isso é muito preocupante entre herbívoros. Em sua mente, Legoshi diz que só a abraçará de volta quando tiver resolvido tudo e não conta que reencontrou Louis.
Enquanto isso, vemos Pina sendo ameaçado por Riz. O urso ordena que a ovelha se afaste de Legoshi, se não ele acabará morto depois que ele lidar com o lobo. Pina fica apavorado, mas mostrando seu orgulho, dá uma resposta durante o ensaio no clube de teatro – usando as falas de seu personagem na peça, Pina deixa bem claro que não vai abaixar a cabeça para Riz.
Na única cena do episódio mostrando os Shishigumi, vemos Ibuki entregando uma arma ao leão Free – ele pede que seu colega o mate caso seus instintos façam com que ele tente devorar Louis.
Na biblioteca de Cherrytown, Pina conta a Legoshi sobre a ameaça que recebeu. A ovelha conta que seu plano é servir de isca para que o lobo possa atacar Riz, mas Legoshi não gosta da ideia… apesar de ser tarde demais, já que Pina já enviou o convite.
Legoshi corre até o clube para impedir que Riz leia a mensagem deixada por Pina, mas chega tarde demais e uma luta entre o lobo e o urso se inicia. Riz tem uma forte dor de cabeça durante o embate e Legoshi, sabendo da condição dos ursos, joga o único vidro de mel presente para fora, aproveitando-se do momento de fraqueza de Riz.
Entretanto, mesmo com a dor de cabeça, Riz ainda é mais forte que Legoshi. Após feri-lo acima do olho e atrapalhar a visão do lobo, o urso o pega pelo pescoço e o leva para os chuveiros da escola, onde ele acha que poderá lavar o sangue de forma mais fácil.
Lá, os dois reiniciam sua luta ferozmente. Além de combaterem com seus corpos, Legoshi e Riz também tem um combate moral: o urso acredita que sua amizade com Tem foi capaz de superar as barreiras entre herbívoros e carnívoros, já que a alpaca se doou completamente ao amigo. Ele trata o evento como um ritual sagrado, e está ressentido por Legoshi estar manchando as doces memórias da sua adolescência.
Legoshi, é claro, discorda da visão de Riz. O lobo acredita que a verdadeira forma de quebrar as barreiras entre herbívoros e carnívoros é o amor ~awn~. Riz responde que carnívoros não capazes de amar. Tudo isso no meio da pancadaria, é claro.
A luta dos dois é interrompida por uma das moças da limpeza, o que faz com que Riz passe a agir normalmente, mandando Legoshi ir embora para que ele possa limpar a bagunça. O lobo admira como ele consegue simplesmente desligar a agressividade de forma tão banal e parte novamente para o ataque. Sem poder terminar o combate ali, os dois marcam a luta final para a noite do ano novo.
Legoshi se encontra com Gouhin, que pergunta ao jovem porque ele simplesmente não entrega Riz para a polícia. O lobo responde que está seguindo a política de Gouhin, mencionada no episódio 21, confirmando que não quer punir Riz, apenas confrontá-lo. De toda forma, ele precisa ficar mais forte até o ano novo, e deseja que houvesse um método certeiro e rápido de conseguir isso. O panda responde misteriosamente que há uma forma.
É com esse fogo no parquinho que se encerra o episódio 22 de Beastars. Acredito que o ponto forte de Beastars nunca foram as coreografias das lutas, mas sim os embates emocionais entre os personagens, e este episódio é um exemplo claro disso. Com apenas três episódios restando para o fim da temporada, as tensões só aumentarão daqui para frente.
Não quer esperar pra ver o que vai acontecer? Confira o mangá de Beastars ou continue acompanhando o Megascópio para as resenhas dos próximos episódios.