Tales of Symphonia Remastered | Crítica – O clássico está de volta e apesar de não trazer quase nenhuma novidade além dos retoques gráficos, Tales of Symphonia Remastered ainda é um jogo que precisar ser jogado por todos que são fãs de JRPGs.

A Bandai Namco agora vai disponibilizar esse clássico para plataformas como PlayStation, Xbox e também Nintendo Switch, mas é uma pena que a empresa tenha perdido essa grande oportunidade de tornar um de seus principais títulos mais inclusivos disponibilizando um remapeamento abrangente de botões e até mesmo uma localização.

Tales of Symphonia Remastered
Reprodução/Bandai Namco

Um Conto Clássico!

O jogo se passa em um mundo fictício chamado Sylvarant e segue Lloyd Irving e sua amiga de infância, Colette Brunel, que está destinada a fazer uma jornada para salvar seu mundo. À medida que sua jornada avança, eles descobrem que salvar Sylvarant coloca Tethe’alla em perigo, um mundo paralelo ao deles.

Tales of Symphonia Remastered é uma versão aprimorada de Tales of Symphonia, o quinto jogo da franquia “Tales Of”, lançada no Nintendo GameCube em 2003 no Japão.

O Remastered traz aprimoramentos visuais e uma experiência JRPG bastante nostálgica que os fãs novos e veteranos de Tales podem finalmente apreciar em plataformas modernas.

Sobre as trilhas sonoras? Elas continuam sendo uma masterpiece! Certamente sendo um dos tópicos que são marca registrada da franquia são suas belas composições que embalam a jornada dos protagonistas dessa amada franquia.

Tales of Symphonia Remastered Crítica
Reprodução/Bandai Namco

Habemus aprimoramentos

Além de contar com visuais mais nítidos nos modelos de personagens e ambientes aprimorados, as cidades também ganharam uma revitalização visual. Outro aprimoramento que chamou a atenção é a navegação no Elemental Cargo ship, onde os jogadores agora podem viajar facilmente pelos mares. Agora é possível selecionar entre a dublagem em japonês e também em inglês, porém nada de PT-BR por aqui.

O jogo conta com feitos que incluem pular alguns dos eventos e cenas e informações adicionais na tela de save. A trama não conta com nenhum novo conteúdo de história ou recursos feitos exclusivamente para esse Remastered.

Vale frisar que esta edição do game se concentra exclusivamente no jogo orginal, ou seja, Dawn Of a New Worls não está incluído nessa edição. O lado positivo é que todo o conteúdo adicional incluindo novos trajes, Mystic Arts, ataques Compound Unison e a capacidade de alternar entre o inglês e o japonês estão no Remastered.

Já sobre o seu sistema de batalha em tempo real, continua tão divertido como sempre foi. A câmera fixa e o bloqueio linear do Symphonia parecem um pouco antigos, especialmente quando comparados com o modo “free run” adicionado no Dawn, mas nada que desanime o jogador.

Tales Of
Reprodução/Bandai Namco

Um mundo que vale ser revisitado

É inegável que Tales of Symphonia Remastered tem o seu próprio charme que mescla as novas cenas de anime feitas por Kosuke Fujishima, uma trama clássica emocionante e também um modo cooperativo local de até três pessoas para lutas contra adversários.

Tales of Symphonia Remastered definitivamente sente sua idade, mas isso é superado pelo charme e sistema de batalha envolvente do jogo original. O Remastered é uma boa oportunidade para os novos e antigos fãs explorarem um mundo rico e personagens marcantes do quinto título da franquia “Tales Of”.

Tales of Symphonia Remastered estará disponível para compra no PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch em 17 de fevereiro de 2023, e também está disponível para pré-encomenda. O jogo também será compatível com PlayStation 5 e Xbox Series X|S.

Chave cedida antecipadamente para PlayStation pela Bandai Namco

REVER GERAL
Enredo
Jogabilidade
Trilha Sonora
Direção
Thai Spierr
Crítica, criadora de chocobo e consumidora de animes e games em tempo integral. Especialista em estudos sobre acessibilidade e classificação etária em jogos
tales-of-symphonia-remastered-criticaTales of Symphonia Remastered definitivamente sente sua idade, mas isso é superado pelo charme e sistema de batalha envolvente do jogo original.