As narrativas de H.P Lovecraft possuem grande influencia na cultura pop, sendo abordado como temática de filmes, séries, jogos e livros. Em agosto será lançada a série Território Lovecraft, na HBO e HBO GO, baseada no livro de mesmo nome lançado em 2016 e escrito por Matt Ruff. No Brasil a obra foi publicada pela Editora Intrínseca e conta com um enredo recheado de mistérios, horror espacial e aborda a discriminação racial como um horror até maior do que os próprios mistérios do universo.    

Um enredo misterioso

A história se passa na década de 1950 nos Estados Unidos, época em que leis de segregação racial eram vigentes, sendo comum a diferenciação de bairros, restaurantes e até mesmo banheiros entre brancos e negros. Inicialmente acompanhamos o jovem Atticus, um rapaz negro, veterano da Guerra da Coréia e que é fã de Lovecraft e outros autores de pulp fiction. Ele está retornando para sua cidade natal após receber uma misteriosa carta de seu pai que desapareceu. Juntamente com seu tio George e sua amiga Letitia, o grupo parte em uma missão de resgate rumo ao misterioso território de Ardhan. Lá irão lidar com o sobrenatural, portais dimensionais e seitas secretas. Além disso, terão que encarar o preconceito.    

A breve descrição do parágrafo anterior é apenas um trecho do primeiro capítulo do livro. Assim como um conto de Lovecraft, os capítulos podem ser vistos com a mesma estrutura. Entretanto, as partes se interligam e constroem uma trama maior, mais complexa e que faz o leitor se questionar o que a história guarda em suas próximas páginas. Assim, apresentando um bom ritmo de leitura e se destacando por um texto simples e fluido que apesar das muitas referências literárias consegue se fazer entender de forma fácil e explicativa.

Como dito anteriormente, acompanhamos inicialmente o grupo formado por Atticcus, George e Letitia. Cada um deles com características únicas e muito carisma. Além deles, outros personagens são apresentados, possuindo seus próprios capítulos como protagonistas e acrescentando muito à história. Como os diversos pontos se interligam a história se constrói com mistério e uma boa coesão entre os capítulos. Vale destacar que todos os protagonistas são negros e são colocados em diversas dificuldades que escancaram o preconceito da sociedade da época. 

Personagens interessantes  e situações complicadas

A abordagem dos personagens vai totalmente na contra mão da forma com que os negros e pessoas de outras etnias são retratadas nas obras de Lovecraft. Em Território Lovecraft eles são colocados como pessoas subestimadas e dignas das maiores desconfianças para as pessoas brancas, mesmo em situações que deveriam se tornar favoráveis para eles. Isso é melhor abordado em um dos capítulos em que Ruby, irmã de Letitia, assume a forma de uma mulher branca ao tomar uma poção. Com a mudança ela sente a diferença de tratamento e como é estar acima de qualquer suspeita por estar branca e fazer parte de um grupo que menospreza pessoas apenas pela cor da sua pele. 

Ainda falando dos contrastes com o autor que da nome a obra, muitas características dos contos são transgredidas. Entre elas está a presença da religiosidade, representada em Letitia e Ruby, e a coragem do protagonista para lidar  com situações que personagens dos contos originais iriam ficar loucos ou fugir, como acontece com o protagonista do conto “Sussurros na escuridão”. Em oposto a fuga, Letitia é capaz de encarar seus medos e “domar” um fantasma para manter suas conquistas. 

Vale a pena a leitura?

Território Lovecraft é um livro com uma estrutura muito interessante e que quando conectada não apresenta pontas soltas. A retratação da época em que a história se passa e as situações deixa o leitor incomodado, porém deixa explícito o quão idiota é o pensamento preconceituoso e são resolvidas de maneiras bem diretas e com atos que seriam fidedignos à época. Os personagens são cativantes e únicos, sendo cada um deles explorados em equipes e com mais destaque separadamente. A leitura é muito recomendada pela sua história curiosa, com teor de mistério, suspense e abordagem de época, sendo seu enredo fluido e de fácil compreensão.  

NOTA: 4,0/5