Com a proximidade da estreia da série, temos cada vez mais acessos a entrevistas e informações por trás das cenas. A mais recente veio de uma entrevista turca, traduzida para o inglês por nossos parceiros da Redanian Intelligence.
A entrevista com Giona Ostinelli e Sonya Belousova traz informações novas e revelações de alguns títulos da soundtrack da série de The Witcher, então confira a tradução para o português na íntegra:
Parceria musical!
Pergunta: The Witcher não é o primeiro projeto com o qual vocês estão trabalhando. Vocês também trabalharam em produções como The Romanoffs e Sacred Lies. Como vocês começaram a trabalhar juntos? Qual é a parte mais emocionante em trabalhar juntos?
Giona Ostinelli: Anos atrás, eu estava fazendo música para o filme “Two-Bit Waltz”, de David Mamet. O filme queria uma música muito eclética; do bluegrass ao electro-pop, das mãos virtuosistas aos solos de piano. Toco piano, mas não sou virtuoso. Eu sabia que Sonya era uma grande compositora e um prodígio do piano.
Sonya Belousova: Então, um dia, Giona me perguntou se eu estava interessada em fazer a música do filme. Nós dois pensamos nisso como uma cooperação única, mas percebemos que era muito gratificante em termos de criatividade e decidimos zarpar para novos horizontes.
P: Como você descreveria a abordagem musical e as habilidades musicais distintas?
GO: Acho que devemos chamar nosso fluxo de trabalho de “louco”. Pense nisso; meu sentimento dramático italiano é combinado com a teimosia e a paixão russas de Sonya. Quando combinados, um novo modelo aparece.
SB: Brincadeiras à parte, trabalhamos muito bem juntos porque viemos de diferentes raízes musicais. Quando eu cresci na Rússia, tive uma educação musical clássica muito forte. Giona vem de uma local com músicas de grupo e definitivamente tem uma abordagem diferente da minha. É por isso que não estamos tentando competir um com o outro.
G0: Na verdade, secretamente …
SB: Em vez disso, complementamos o estilo um do outro. Você precisa ser versátil para fazer música para televisão e cinema. É isso que fazemos trabalhando juntos. Por exemplo, Giona tem uma ideia, e eu a pego e a concluo ou a apresento de uma maneira completamente diferente do que ele imaginava. Isso nos permite partir para novas abordagens e descobertas nas quais não pensaríamos. Cultivamos a paixão e as idéias musicais uns dos outros. Nós nos inspiramos.
GO: Não fazemos divisão de trabalho. Trabalhamos juntos no estúdio, tudo ao mesmo tempo.
Criando a música de The Witcher
P: The Witcher é uma nova adaptação. A música é um dos elementos indispensáveis em uma série de televisão, mas não em livros. De que maneira você acha que um filme ou uma série de música contribui para a história?
GO: A música é outro personagem importante da história. Às vezes, vem à tona, às vezes é invisível, mas você sempre sente a presença dela. Tem muito a contribuir para a história. Pode fazer o público rir, chorar ou sentir emoções diferentes. A trilha sonora da série The Witcher é muito temática. À medida que os personagens e a história se desenvolvem, materiais temáticos também se desenvolvem.
P: A saga de The Witcher tem um jogo. O romance e o jogo estão entre as lendas fantásticas. Eles afetaram você quando você fez a música?
SB: Quando começamos um novo projeto, não nos inspiramos em outras músicas ou fontes. Caso contrário, seremos imitadores. Em The Witcher, a inspiração veio da história e da criatividade sem fim que ela oferece.
P: Qual é o melhor lado de The Witcher para você? Por que você quis participar deste projeto?
SB: A melhor parte de The Witcher é a fonte de criatividade infinita que ele oferece. Tivemos a oportunidade de trabalhar com grandes artistas e compositores, gravar com instrumentos históricos e usar instrumentos únicos. Desenvolver uma nova paleta de sons, novos motivos e temas é sempre emocionante. Cada passo você descobre coisas novas. No momento em que lemos o roteiro, nos encontramos neste universo e queríamos fazer parte dele.
A inspiração musical
P: O universo de The Witcher é um universo imaginário. Não é difícil fazer música para um mundo que não é real?
GO: De fato, o oposto é mais fácil, porque você pode usar sua imaginação livremente e criar algo realmente especial. Gostamos de descobrir novos universos musicais, mergulhar em mundos desconhecidos e criar cenas sonoras que irão marcar esse ambiente. Cabe a nós (os compositores) imaginar e criar uma paleta de sons para cada mundo em particular, real ou não. O mundo de The Witcher é realmente muito mais realista, considerando que descreve o que está acontecendo no mundo de hoje. Esse ponto criativo torna esse projeto ainda mais emocionante.
P: Vocês gostaram de usar música eletrônica e sons digitais nos seus trabalhos anteriores. Mas, para um conto épico e mágico como The Witcher, acho arriscado usar música eletrônica. Isso pode ser muito contemporâneo. Como vocês superaram esse risco?
SB: No ano passado, fizemos músicas para a série The Romanoffs, de Matt Weiner, que foi ao ar na Amazon. Usamos uma paleta sofisticada de orquestra e gravamos com uma orquestra, solistas maravilhosos, instrumentos tradicionais russos, como domra e balalaica. Na verdade, escrevemos um concerto de domra. Matthew aprecia música clássica russa. Precisávamos de uma abordagem musical russa, especialmente em um palco. Nós escrevemos um concerto para piano para esse palco e aprendemos durante a noite e o gravamos no dia seguinte. Escrever e compor um concerto para piano para essa série significa que sonhos se tornam realidade para um pianista de concertos como eu. Você deve assistir, algo muito especial.
GO: Ao mesmo tempo, fazer a trilha sonora de Sacred Lies não foi diferente de gravar um álbum. Compusemos e gravamos trilhas sonoras e músicas. Incluindo letras. Sonya gravou todos os vocais.
SB: Para The Mist, adaptado do romance de Stephen King, passamos várias semanas no estúdio para gravar os pianos que criariam os sons mais bizarros que um piano poderia criar. Então criamos a base da música para esse material único. Também escrevi três balés: “The House of Bernarda Alba”, “Orchis” e “Surrogate”. Também compus e gravei peças de piano solo para o virtuosismo de “Player Piano”, produzido por Stan Lee.
GO: Em resumo, cada projeto requer uma abordagem diferente. É seu trabalho como compositor torná-los especiais. Por causa de nossas origens multifacetadas, Sonya e eu nos sentimos confortáveis, independentemente do estilo musical em que trabalhamos.
Os títulos das canções de The Witcher
P: Você pode nos contar sobre os músicos com quem trabalharam?
SB: Trabalhamos com muitos músicos para The Witcher. A maioria das gravações foi feita aqui, em estúdio. Achamos que produzir música para filmes e televisão está se tornando cada vez mais parecido com fazer álbuns. Como temos muitos instrumentos no estúdio, gravamos muitos enquanto escrevemos. Quando você termina de escrever, não gravamos; de fato, o processo de gravação e escrita está entrelaçado. Obter registros é uma parte natural da escrita para nós. Fizemos muitas gravações para The Witcher, e grandes músicos se juntaram à nossa família musical para a música The Witcher. Trabalhamos com Lindsay Deutsch, a grande virtuosa do violino, em todos os solos loucos de violino e partições de violino elétrico. O talento de Lindsay é extraordinário. Ficamos honrados em incluir seu violino mágico em nosso trabalho.
GO: Tivemos muita sorte de trabalhar com Declan De Barra. Ele não é apenas um escritor da série, mas também um músico e cantor único. De nossa colaboração frutífera, gravamos três músicas para a série que gravamos com os vocais de Declan: “The Song of the White Wolf” (A Canção do Lobo Branco, tl) no final da temporada, “The Last Rose of Cintra” (A Último Rosa de Cintra) no sexto episódio e “Don’t Ever Come Back To Blaviken” (Nunca Retorne à Blaviken) no primeiro episódio. Declan também contribuiu para outras músicas de tempos em tempos com seus vocais.
SB: Trabalhamos com Rodion Belousov em todos os solos de oboé e apito. Tem um tom sedoso, uma habilidade de tocar sutil. Sabíamos desde o início que queríamos trabalhar com Rodion para a música da série. O oboé que toca no tema de Yennefer durante a temporada pertence a ele.
GO: Arngeir Hauksson; Ele gravou guitarras renascentistas de 4 e 5 cordas, alaúde, bandolim renascentista e outros instrumentos medievais de cordas. Aliás, também usamos diferentes instrumentos tradicionais. Laterna, flauta, flauta nativa americana, dulcimer, gaita de boca e muitos outros instrumentos.
SB: Também trabalhamos com Joey Batey, que interpretou Jaskier na série. Escrevemos e gravamos quatro músicas para Jaskier: “Toss A Coin To Your Witcher” (Jogue Uma Moeda Para O Bruxo) no capítulo dois, “Her Sweet Kiss” (Seu Doce Beijo) no capítulo seis, “The Fishmonger’s Daughter” (A Filha do Peixeiro) no capítulo quatro e “You Think You’re Safe” (Você Acha que Está Seguro) no capítulo dois . Nós escrevemos músicas e trabalhamos com Declan De Barra, Jenny Klein e Haily Hall antes das filmagens. Então nós gravamos com Joey em Londres. O resto da produção foi concluída aqui em nosso estúdio em Los Angeles.
GO: E há Burak Beşir, um flautista incrível. Nós trabalhamos com ele antes no The Romanoffs.
P: Uma pergunta clichê: quem são suas composições e compositores favoritos de filmes / séries?
GO: O time que criou a música de The Witcher é muito legal. Em breve no Netflix, um ótimo projeto, não perca.
Estamos muito ansiosos para finalmente ouvir o trabalho dessa dupla incrível em The Witcher. Continuem ligados no Megascópio para todas as notícias da série!