A franquia Desperatos não é uma novidade no mundo dos videogames. O primeiro título foi lançado em 2001 (Desperatos: Wanted Dead or Alive), seguido pela sua sequencia – Coopers Revenge –  em 2006 e Helldorado em 2007.  Agora, após mais de dez anos do lançamento do primeiro título chega para Xbox One, PlayStation 4 e PC Desperatos 3, desenvolvido pela Mimimi Games e distribuído pela THQ Nordic.

O jogo apresenta um visual polido e muito caprichado, uma ótima trilha sonora e uma câmera com visão mais distante quando comparado aos jogos anteriores da franquia. Porém, apresenta as suas características clássicas nesta aventura em um velho oeste onde a estratégia é fundamentar para o sucesso nas missões. Que tal discutirmos um pouco mais do jogo?

Um enredo clássico do Velho oeste

No jogo assumimos o papel de vários personagens, porém o principal é o caçador de recompensas John Cooper que é o mesmo protagonista dos jogos anteriores. A grande diferença aqui é que jogamos com um Cooper jovem indicando que a história se passa anteriormente aos dos títulos anteriores. De forma geral temos um objetivo: encontrar Vincent DeVitt e Frank. Para isso iremos explorar diversas missões junto com os nossos aliados.

Personagens e jogabilidade

Como dito anteriormente, o jogo apresenta mais de um personagem para controlarmos, mais especificamente cinco. São eles: John Cooper,  Doc McCoy, Hector, Kate O’hara eIsabelle Moreau. Os aliados são adicionados durante o avançar das missões e algumas delas temos personagens específicos para concluí-las. Vale ressaltar que todos são carismáticos e apresentam habilidades distintas que são úteis em diferentes situações.

Seus principais atributos são:

  • John Cooper: está em nosso controle em praticamente todas as missões. Como arma utiliza um revolver e uma faca de arremesso, sendo um personagem que pode ser equilibrado em relação a sua velocidade e força. Outro recurso do personagem é sua moeda que funciona para desviar a atenção dos inimigos e é o único que pode arrombar fechaduras.
  • Doc. McCoy: é médico, assim, uma de suas habilidades é curar. Além disso, ele também pode criar armadilhas para confundir inimigos e possui uma arma com um bom alcance. Ele é um personagem ágil, porém não consegue carregar tanto peso.
  •  Hector: um caçador que usa como arma um machado e uma armadilha de urso – chamada Beatriz- para matar seus inimigos. É o mais forte dos personagens e possui uma velocidade considerável. Devido a sua força pode matar inimigos que não levariam um golpe fatal de Cooper e carregar dois corpos ao mesmo tempo.
  •  Kate O’hara: conhecemos Kate na missão em que ela foge de seu casamento. Ela é ágil e possui uma grande habilidade furtiva. Porém, seus golpes não são fatais e apenas nocauteiam o inimigo por um curto período de tempo. Ela também pode ser utilizada como chamariz para que outro membro da equipe execute inimigos.
  •  Isabelle Moreau: É a última personagem que encontramos e é uma bruxa com um gato como familiar. Ela pode controlar e envenenar os inimigos, sendo uma boa opção para lidar com cenários onde qualquer movimento errado pode levar o personagem a morte.  

Durante a gameplay controlamos um personagem por vez, porém é possível coordenar as ações de todos os personagens que temos a disposição. Posicionando-os corretamente e executando o planejamento correto, a coordenação de ataques se torna um dos principais recursos. Digo isso porque caso algum inimigo sobreviva e veja atacante ou o corpo de seu colega, ele poderá  chamar reforços. Assim, ao invés eliminar um inimigo você colocou pelo menos mais dois no mapa.

A inteligência artificial

Falando em inimigos, estes apresentam uma boa movimentação e um campo de visão coerente com o que uma pessoa em guarda enxergaria.  Quando temos múltiplos inimigos, seus campos de visão são complementares, assim, o jogador é forçado a elaborar estratégias que permita uma eliminação múltipla, ou mesmo alguma distração, para não ser visto e poder passar pelo trecho. Os mapas são bem feitos e ao olharmos para os elementos que o compõe fica muito claro com o que podemos interagir oi usar como armadilha. Isso deixa o jogo mais intuitivo e não subestima a capacidade do jogador de elaborar sua própria estratégia.

Veredito

Desperatos 3 é facilmente um dos títulos de destaque de 2020. Sua história não é das mais marcantes, porém sua jogabilidade o torna um jogo indispensável para os fãs e entusiastas de estratégia em tempo real. Seus personagens possuem boas interações durante as missões e são igualmente carismáticos, sendo um ponto a se destacar as funções que cada um realiza e como todos são igualmente úteis. É um jogo muito recomendado e que recentemente recebeu duas DLCs gratuitas que adicionaram novas missões e desafios.

Nota: 4,7/5

Cedido por: THQ Nordic