Entre as adaptações live-action dos clássicos da Disney que foram lançados está o longa O Rei Leão (2019). O Walt Disney Studios escolheu o vencedor do Oscar, Barry Jenkins, para dirigir a sequência do estúdio para o sucesso de bilheteria.

De acordo com a Deadline, Jeff Nathanson , que fez o roteiro do última longa, está de volta ao trabalho e já completou um rascunho inicial do roteiro. Jenkins ganhou o Oscar por roteirizar o vencedor de Melhor Filme em Moonlight e foi indicado pela adaptação de If Beale Street Could Talk. Ele também foi o diretor destes filmes.

Assim como o primeiro longa, a sequencia continuará com o uso de tecnologia foto-realista que o diretor Jon Favreau usou no filme de 2019 e no The Jungle Book de 2016 . O roteiro ainda não está definido, mas pode mostrar a origem de Mufasa, pai de Simba.

 Não há data de lançamento definida para o sequencia ou para o início da produção, mas é esperado que seja uma prioridade para o estúdio depois que o último filme arrecadou US $ 1,6 bilhão em todo o mundo.