Bem vindo a Chechênia, dirigido por David France e distribuído pela HBO, é uma produção do tipo documental com 107 minutos de duração. O longa está fazendo parte da 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O documentário aborda a ação de ativistas LGBTQIA+ na remoção de pessoas que corre risco de morte na Chechênia devido a uma política preconceituosa.

Os fatos

Como é relatado no documentário, o governo de Ramzan Kadyrov iniciou uma perseguição a pessoas LGBTQIA+, sendo comum a prática de tortura e espancamentos. Quando sobrevivem, as vitimas ainda correm o riscos de serem morta pela própria família pela não aceitação. Tal violência como prática governamental é mostrada como um incentivo para que populares façam a mesma coisa sem o risco da punição para as agressões mais absurdas e brutais.

Na contra mão do governo diversas muitos ativistas se envolveram na causa e dedicam sua vida para tentar proteger homossexuais retirando-os do país. Também é apresentado o lado do fugitivos que se mostram perplexos pela situação e sentem tudo que estão abandonando mesmo com os riscos que correm. Além dos relatos, também são inseridos pequenos trechos que mostra algumas das agressões e uma entrevistas do próprio Kadyrov. Essa destaca-se pela frieza e naturalidade que trata os atos desumanos de seu governo que conta com o apoio do governo russo.      

A produção

A produção do material impressiona com ótimas capturas e edições. As inserções de filmagens amadoras que retratam a violência são bem inseridas, pois mostram cenas fortes mas não completas. A escolha por esse tipo de inserção deixa o conteúdo alcançar um público maior e que pudesse optar por não assistir ao saber que veria algo extremamente explicito. 

Se por um lado a produção muito bem feita é sinal de profissionalismo e capricho, por outro lado, ela pode tira quem assiste do âmbito documental. Cenas mais pessoais das vítimas resgatadas ou a forma com que alguns comentários doas ativistas são feitos podem deixar a impressão de que o dialogo foi roterizado. Porém, o público é puxado de volta ao nível documental com a inserção pontual e certeira das cenas ao qual as pessoas que estão sendo resgatadas são submetidas.    

Veredito

Bem vindo a Chechênia é um documentário muito interessante e preocupante. Apresenta uma ótima produção e mesmo tirando o foco do gênero que se propões em alguns momentos, se mostra engajado em relatar um problema atual.     

NOTA: 3.5/5

Cabine Virtual: Imprensa