O aprisionamento de Regis, Manabu e Yusuke pela DA-5 foi um choque para M-21, que agora se vê encurralado entre cumprir a sua promessa com M-24 e salvar os alunos que o acolheram tão bem. O episódio 5, Mão Amiga/Lutar Por…, dá início à batalha pela sobrevivência dos estudantes, com Regis e M-21 no centro de tudo.

Confira também a crítica do Mega do quarto episódio do anime.

Buscas e Indecisões

O episódio inicia diretamente onde o último terminou, com Regis acordando no cativeiro da DA-5 junto de Manabu e Yusuke. Enquanto ele se situa, Seira, que estava junto com Rai e Frankenstein, explica que sentiu sua conexão com o irmão ser cortada e que partirá atrás dele. Após entenderem que seus alunos provavelmente também estão em perigo, já que deveriam estar junto de Regis, o Diretor e Raizel também partem.

De volta ao cativeiro, M-21 passa a ser confrontado com o motivo de ele não cooperar. Regis é ameaçado, mas continua convencido de que o segurança não passa de um traidor que só pensa em si mesmo e não cede à pressão. Yusuke e Manabu acordam, e Takio e Tao tentam convencer Shark a não matar os reféns. M-21 continua tentando fazer parecer que não se importa com as crianças e que matá-los não mudará nada, na tentativa de salvá-los.

Confrontos

Ao ver os humanos em perigo, Regis se coloca na frente de Shark e recebe uma surra, já que está imobilizado e não consegue se defender. Seira finalmente chega ao local e dá de cara com Hammer, que estava em busca de comida. A garota não tem piedade do inimigo, que se vê obrigado a reagrupar e formular uma estratégia melhor.

Yusuke sai em defesa de Regis e consegue acertar um soco em Shark, que o deixa furioso. Takio tenta novamente interferir e impedir que os garotos sejam mortos, mas recebe ordens diretas de Kranz para ir verificar o que aconteceu com Hammer. O capitão também ordena, apesar do pedido de M-21 por negociação, que os humanos sejam eliminados.

Se vendo sem saída, M-21 entra em um impasse: deixar os alunos morrem e continuar em busca dos nomes de seus companheiros mortos, ou interferir e perder a única chance que tinha de cumprir sua promessa. Após uma estranha aparição do além de M-24, o segurança toma sua decisão e parte em defesa dos garotos.

A verdadeira face de Kranz

Raizel e Frankenstein também chegam ao local, sendo interceptados por Takio. O Diretor fica para trás para lidar com o obstáculo. Já Seira é emboscada por Hammer e atacada com um tiro brutal e aparentemente sem escapatória.

Nos andares mais abaixo do prédio, decidido a morrer para salvar os garotos, M-21 enfrenta Shark com todas as suas forças, tentando ao máximo impedi-lo de usar todas suas habilidades. Após ordens de Kranz, Shark para de se segurar e ataca M-21 com tudo que tem, e o segurança fica indefeso.

Vendo todo o esforço de seu rival para salvar os humanos, Regis usa seus poderes para se soltar das algemas que o limitavam e lida com Shark facilmente, mesmo após ele novamente ingerir algum tipo de droga que aumentam seus poderes chamada D.

Kranz finalmente interfere e, usando o D, ele revela que a droga tem a propriedade de fazê-lo aumentar seus poderes absorvendo a vida de quem a usa, matando Shark no processo. Regis usa tudo o que tem para derrotar o capitão, mas ele é insanamente mais poderoso e derrota todos sem esforço. Quando todos caem, Raizel finalmente aparece no campo de batalha, assim terminando o episódio.

Conclusão

A progressão da história se arrasta lentamente, e cada diálogo passa a impressão de durar mais do que deveria, sem peso real nas decisões dos personagens. Apesar de bem animadas, as batalhas não passam a sensação de que algo importante está acontecendo, com cada personagem sendo derrotado muito facilmente pelo próximo, talvez com o objetivo criar uma ameaça grande para Raizel. Aliás, o protagonista está mais sumido do que nunca, sem nenhum tipo de interação mais profunda com outros personagens – a esperança reside no cliffhanger, e talvez no próximo episódio Raizel mostre por que é o suposto protagonista da história. No mais, as coisas acontecem de forma muito espalhada, sem criar uma conexão entre os acontecimentos, o que não ajuda o espectador a criar empatia pela situação dos personagens.

Noblesse tem episódio novo toda quarta-feira, às 10h, na Crunchyroll.

NOTA: 3/5