No universo de Cyberpunk, RPG criado por Mike Pondsmith e futuro game da CD Projekt Red, as megacorporações provocaram grandes desastres que repercutiram de diferentes formas na sociedade. Infelizmente, a ambição das megacorps não se limitou em uma competição somente de mercado, mas sim, se tornou algo bélico. Assim, causando muitas mortes e desestruturando uma sociedade já abalada por um sistema político e econômico que cria abismos sociais.
Em busca da consolidação de vantagens, poder e eliminação da concorrência, as megacorporação causaram três guerras corporativas. Sim, os eventos trouxeram muitas desgraças e mostrou a que ponto eles estavam dispostos a chegar pela cobiça. Porém, como desgraça pouca e bobagem, os eventos criaram o cenário perfeito para conflitos ainda maiores. Que tal falarmos um pouco sobre o Colapso e consequente Quarta Guerra Corporativa? Lembrando que qualquer semelhança com a realidade pode ser (ou não) mera coincidência.
O Colapso
Como dito anteriormente, o cenário já não era dos mais amigáveis e no ambiente político prevalecia o conflito de interesses. Aos poucos a política e o mundo dos negócios acabaram se associando e se tornando praticamente uma simbiose. Essa relação rendeu muito para as companhias, dando a elas livre acesso aos recursos naturais. A exploração desenfreada provocou uma drástica mudança no clima. Ocorrência de chuvas ácidas, tempestade de areia, furacões e outros desastres naturais se tornaram muito mais comuns.
A manipulação para a obtenção de privilégios no meio político internacional entra para a lista de motivos para desavenças. Consequentes conflitos envolveram o uso de armas nucleares, assim, resultando diversos territórios devastados. Neste ambiente de crise e conflitos alguns estados dos EUA se declararam livres, inclusive Night City. Apesar do governo central não concordar, não havia o que fazer pela delicada situação em que tudo se encontrava.
Falamos bastante da política, megacorporações e conflitos. Mas como ficou a população em meio a tantos problemas? Bom, a população sofreu não só a perda de seus empregos pela decadência do sistema econômico, mas também suas mordias devido aos conflitos. Neste período houve um grande aumento no número de desabrigados. Sem perspectiva de recuperação as pessoas passaram a vagar em seus veículos. Eles encontraram na vida nômade uma forma de se reerguer, assim, surgindo os Nômades e sua complexa sociedade.
A Quarta Guerra Corporativa
Os conflitos aumentavam exponencialmente e uma nova guerra entre corporações era inevitável. A Quarta Guerra durou cerca de dois anos e pode ser dividida em etapas. São elas: Guerra Oceânica (ou Ocean War), Shadow War e a Hot War.
Guerras Oceânicas (ou Ocean War) (2021)
As três primeiras guerras corporativas deixaram empresas despedaçadas, como foi o caso da IHA (Internationale Handelsmarine Aktiengesellschaft) que realizava explorações marinhas. Os conflitos nesta fase se iniciaram com as empresas CINO (Corporation Internacinale Nauticale et Océanique) e OTEC (Ocean Technology and Energy Corp) lutando pelo que restou da IHA.
Desde esta época duas empresas se destacavam no ramo da segurança: a japonesa Arasaka e a americana Militech. Para a segurança, a OTEC contratou a Militech. Já a CINO fez negócios com a Arasaka. Este momento pode ser considerado um dos pontos cruciais da guerra, pois houve o envolvimento de megacorps com recursos armamentistas para potencializar ainda mais os confrontos.
Shadow War (2022)
Neste ponto, os conflitos ainda estavam no âmbito do roubo de informações e divulgação de dados sigilosos e utilização de programas virais. Para tais atividades muitos mercenários netrunners foram contratados, porém os Netwatchs interviram e a comunicação com a NET das empresas foi prejudicada. Mesmo mais discreta, os conflitos causaram a morte de alguns corps. Com a rede limitada o conflito foi transferido para as empresas de segurança Arasaka e Militech. Como consequência da atuação dos netrunners e seus ataques pela NET, criaram-se muitas áreas inseguras.
Hot War (2022)
Os conflitos se tornaram mais físicos e brutais, entre os ataques estavam inclusos a invasão a bases militares e estações de pesquisa. Além disso, o conflito se estendeu a nível global e muitas cidades foram destruídas, assim, criando uma grande quantidade de refugiados. Com as estruturas afetadas, o mercado financeiro foi paralisado e a NET foi afetada. Parte da culpa da destruição da NET também se deve a armadilhas instaladas pelo famoso (ou o mais famoso) netrunner, Rache Bartmoss.
A morte de Bartmoss resultou na ativação de uma série de defesas que implodiu a NET. Mesmo com o grande esforço dos Netwatches, o sistema ficou inacessível por um bom tempo. Isso provocou uma estagnação temporária no desenvolvimento tecnológico.
Como a Quarta Guerra Corporativa acabou
Todo o mundo culpou as empresas pelos conflitos, porém, quem levou a maior parte da culpa foi a Arasaka que foi pressionada pelo governo japonês a assumir a derrota em 2023. A empresa japonesa ainda teve suas torres destruídas, sendo a última por suposto atentado provocado pelo Grupo de Atlanta, Johnny Silverhand, Morgan Blackhand e Rogue. Após os acontecimentos Silverhand e Morgan não foram mais vistos, Rogue nega participação.
A Militech saiu vitoriosa e com apoio do governo americano. A disputa entre as empresas se manteve acesa.
O final da Quarta Guerra Corporativa não marcou o fim dos conflitos. Até 2077 temos outras batalhas para comentar e muitas consequências para encarar. Entretanto, assunto como este são para outro artigo.