Kanojo to kanojo no neko, ou Ela e o Seu gato, foi um dos primeiros trabalhos individuais de Makoto Shinkai, lançado em 1999 e que ganhou o 12º DoGA CG Animation Contest (2000), premiação de uma organização independente e sem fins lucrativos que visa auxiliar jovens animadores. Produzido enquanto ainda trabalhava na Nihon Falcom, uma empresa de jogos, o OVA foi escrito, dirigido, dublado e animado por Shinkai, que contou com o auxílio de colegas de trabalho para realizar os efeitos sonoros.
Feito em preto e branco para economizar tempo e espaço no computador, a ideia surgiu em 1997 mas só começou a ser desenvolvida um ano depois. Shinkai produziu diversas cópias em CD da animação e vendeu aproximadamente 5000 unidades, chamando atenção dos críticos e da CoMix Wave Films, que posteriormente o contratou.
A obra conta a história de uma jovem adulta, que passa por problemas comuns dessa fase da vida como a busca pelo primeiro emprego, dificuldades emocionais e financeiras, mas tudo pela perspectiva de seu gatinho branco, Chobi.
Nihom Falcom e Makoto Shinkai
Makoto Shinkai foi contratado pela Nihom Falcom logo após terminar a faculdade de literatura, trabalhou ao lado do fundador da empresa, Masayuki Kato, fazendo aberturas para jogos e trabalhos diversos de design gráfico, incluindo conteúdo para internet; também foi onde conheceu o músico e compositor Tenmon, que compôs para vários de seus filmes.
Seu trabalho como designer gráfico o fez optar por não utilizar cores na produção de Ela e o Seu gato, e seu trabalho nos RPG’s da Nihom inspiraram seus traços e cenários bem detalhados. Desde essa época já utilizava fotos como base para seus desenhos a mão, que renderam diversos enquadramentos memoráveis.
O tempo e a sensibilidade
O clima, temperatura, sensações e estações do ano já eram marca de Shinkai em 1999, a ênfase no tempo e forma de demonstrar isso através das percepções do gato torna a história muito leve e ao mesmo tempo profunda, com uma narrativa fácil de se identificar por retratar temas comuns para muitos jovens.
Também é parte crucial da OVA a iluminação, que mesmo em duas cores é extremamente realista e bonita aos olhos. Os traços e os cenários bem detalhados impressionam ainda mais ao lembrar que se trata de uma animação do fim da década de 90.
A simplicidade na trilha sonora eleva nossa percepção para as coisas que acontecem na tela e valoriza muito cada detalhe das cenas e a inocência de Chobi faz com que seja natural a empatia por sua dona, já que nem sempre ele entende exatamente os sentimentos dela.
Tudo flui
Após a premiação da DoGA, a Comix Wave Films contratou Makoto Shinkai e relançou “Ela e o Seu gato” em CD, marcando o início de sua carreira na empresa que rendeu seus maiores sucessos.
Em 2016 foi anunciada a adaptação da animação para uma série de TV com subtítulo “Everything Flows”, produzida pelo estúdio Liden Films e dirigida por Kazuya Sakamoto. Nessa nova história nos é apresentada a jovem Miyu e seu gato preto Daru, que está com ela desde a infância. Com referências a obra original na ambientação e objetos de cenário, a pequena série possui 4 episódios de 7 minutos e aprofunda um pouco mais a personalidade dos personagens.
Desta vez em tons pastéis, que contribuem pra ambientação geral e materialização dos sentimentos de Miyu, que aparenta ser um pouco mais jovem do que a mostrada em 99. No mesmo ano também foi anunciado um mangá com ilustrações de Tsubasa Yamaguchi, serializado na Monthly Afternoon da Kodansha e depois um volume compilado pela mesma editora.
O legado e o futuro
Sem dúvida Makoto Shinkai é um dos diretores mais relevantes da indústria de animes na atualidade, e desde seus primeiros trabalhos já era possível sentir um toque diferente. Em seus lançamentos mais recentes, o autor finalmente alcançou uma posição de destaque internacional, e atualmente há um lançamento seu a ser anunciado. Dada sua trajetória, podemos ter boas expectativas sobre esse novo filme.