Chronos: Before The Ashes chegou para as plataformas Xbox One, PlayStation 4, PC, Google Stadia e Nintendo switch em 01 de dezembro de 2020. O game  foi desenvolvido pela Gunfire Games e THQ Nordic, com distribuição da própria THQ.  Ele se caracteriza como um RPG, porém bastante limitado em relação a outros games do tipo gênero.  Entretanto, ele também apresenta a inovadora mecânica de envelhecimento, que torna a experiência curiosa e adaptativa.

História e o contraste visual

Inicialmente nos é apresentado um mundo que entrou em decadência, os poucos humanos que restaram tentam combater um grande mal e o jogador entra no papel do herói. Assim, você deverá explorar o labirinto e reunir poderes para derrotar o grande Dragão. Ainda em relação ao enredo, vale lembrar que o game é uma prequel de Ramnent: From the Ashes.

Visualmente Chronos se apresenta com gráficos cartuns bastante simpáticos e que contrastam o mundo real com o encontrado nos mapas, que formam um labirinto. Por mais que existam várias ameaças no labirinto, os ambientes carregam uma luz e tonalidades de cores mais claras. Já no mundo real, são aplicadas paletas mais escuras e que trazem uma impressão de decadência, ou extinção eminente, a todo tempo. Um bom exemplo disso é a Ala 16, nela é encontrada uma passagem para o outro mundo que melhor contrasta a diferença entre os ambientes.

Chrono 1

Hora de se equipar

Um ponto bem curioso e inovador do game é o seu sistema de morte, pois a cada retorno o seu personagem é envelhecido em um ano. A cada dez anos um benefício é atribuído, o que ajuda bastante na gameplay. Entretanto, o envelhecimento também implica em um uso diferente de seus pontos de habilidade. Enquanto jovem, até seus 40 ou 50 anos, seu personagem faz um melhor uso da força física, porém com o passar do tempo o atributo de força perdem um pouco a relevância e dão um melhor aproveitamento para as magias que encantam as armas.  Assim, fazendo com que o jogador adapte seu estilo de jogar para melhor aproveitar suas habilidades.

Chrono

Falando em pedras e equipamentos, estes se apresentam de forma bem variada. Entre as armas e equipamentos encontrados em Chronos: Before The Ashes temos machado, martelo, lança, espada, maças e escudos. Não há a possibilidade de equipar armaduras. Já em relação a magia, ela é utilizada com pedras que imbuímos no personagem, assim, a arma que estivermos utilizando será a detentora da habilidade especial. Com exceção dos elementos diferenciados ditos aqui, temos mecânicas padrões e funcionais como ataques fraco e forte, esquiva, bloqueio e perry.   

Ainda em relação a gameplay, durante a exploração devemos resolver uma grande quantidade de puzzles para conseguirmos acesso a todas as áreas e equipamentos do jogo. A resolução exigirá varias idas e vindas pelo mapa, porém são simples e auxiliam na evolução do personagem.  

Batalhando

O jogo ode ser divido em quatro mapas, sendo cada uma deles caracterizado por inimigos diferenciados e uma estética exclusiva. Por mais que aja uma variação de inimigos, após alguns upgrades eles não são mais um desafio. O mesmo pode-se dizer dos chefes, que apesar de apresentarem um design interessante e uma maior variação de movimentos, são relativamente fáceis de serem derrotados.

Veredito

Chronos: Before The Ashes consegue navegar do visual mais lúdico e colorido para o mais sombrio de forma contrastante e competente. Sua gameplay é funcional e amigável, sendo um dos destaques a simplicidade que a magia das pedras é aplicada sem a necessidade da inclusão de mais botões.  A ideia de envelhecer o personagem a cada morte, assim afetando o aproveitamento de seus atributos, é inovadora e provoca o jogador a pensar bem antes de gastar seus pontos de habilidades. O game não é longo e entregar uma experiência completa.

NOTA: 3.5/5

Cedido por: THQ Nordic