Enquanto Koshiro continua investigando o que está acontecendo no mundo humano e os outros digiescolhidos tentam se reencontrar, Taichi e Sora se esforçam para salvar um grupo de Woodmon que estão sendo atacados por Allomon e Megadramon. Em Estágio Final: WarGreymon, Taichi e Agumon irão demonstrar a força do seu vínculo ao alcançar a megadigievolução. Spoilers à seguir.

Parrotmon e o estágio final

Garudamon e Sora conseguem se livrar de todos os Megadramon que infestavam os céus, enquanto Taichi e MetalGreymon continuam protegendo os Woodmon dos insistentes Allomon, que estão sendo liderados por um Vegiemon. A noite cai, e Taichi pede para Sora proteger o grupo enquanto ele e MetalGreymon vão distrair os inimigos

Koshiro continua pesquisando sobre a situação no mundo humano: os boatos continuam ganhando força na internet, o que pode causar uma situação igual à perda de controle dos navios. Analisando mais a fundo, ele descobre que os satélites artificiais de EUA, Rússia, Índia, Japão e China estão com as rotas alteradas, levando-os em direção à Estação Espacial Internacional, que pode causar uma grande explosão com terríveis consequências.

De volta a Taichi e MetalGreymon, a dupla está lutando e conseguindo atrair os Allomon. É quando aparece um novo inimigo: respondendo ao chamado de Vegiemon, um Parrotmon, digimon do estágio perfeito com poderes de relâmpago. A luta entre os dois é acirrada, mas de repente Parrotmon é atingido por um dos raios negros e atinge a megadigievolução, Crossmon. Nenhum dos ataques de MetalGreymon surte efeito e a dupla é atingida por uma investida poderosíssima de Crossmon.

Digimon Adventure EP 30
Parrotmon, um digimon perfeito, em seu ataque a MetalGreymon.

WarGreymon

Taichi e MetalGreymon são envolvidos por uma grande esfera de luz branca, oriunda da explosão, que possui dentro dela o símbolo do Brasão da Coragem. De alguma forma, eles sobrevivem ao ataque de Crossmon. Taichi percebe o que eles precisam fazer, que ambos possuem o poder para salvar seus amigos e, em uma grande recapitulação dos momentos que viveram juntos, Taichi e Agumon passam por cada nível de evolução – Greymon, no nível adulto, e MetalGreymon, no nível perfeito – lutando ferozmente contra Crossmon.

No ápice de seus poderes, a megadigievolução finalmente acontece: WarGreymon nasce, agora completo. Crossmon e os Allomon até tentam atacar a dupla, mas eles não são páreos para seu poder, e com seu ataque, Força Terra, WarGreymon varre todos os inimigos da existência sem a menor dificuldade. O episódio termina com Taichi e WarGreymon retornando para junto de Sora e os Woodmon.

Digimon Adventure EP 30
WarGreymon em sua animação de evolução.

Veredito

A animação continua sendo o grande ponto fraco da série, e esse episódio seguiu à risca essa regra – traços horríveis na maior parte do tempo, exceto na sequência de evolução de WarGreymon, que foi ótima. Não é possível saber se é falta de recursos financeiros, se o trabalho home office está atrapalhando a logística da Toei, mas a animação de Digimon está cada vez pior, em um contraste total com outro anime produzido pela própria Toei nesta temporada, Dragon Quest, que tem belíssimos traços.

Apesar dos graves problemas de animação, o enredo tem seguido uma linha mais ou menos lógica, deixando Taichi com todo o protagonismo e colocando os outros digiescolhidos para fazerem pontas aqui e ali. Por um lado, o desenvolvimento de Taichi como líder tem sido relativamente bem feito, mas por outro, existe quase um descaso com o desenvolvimento dos outros personagens.

Então, por mais que tenha sido um episódio marcante, com a chegada tão esperada de WarGreymon e seu confronto nostálgico com Parrotmon, fazendo referência a vários momentos da franquia, e com o desenvolvimento de Taichi como um líder confiante e o verdadeiro digiescolhido da Coragem, foi mais um episódio mediano da série, sem muitos acréscimos fora as digievoluções.

Digimon Adventure irá entrar em um pequeno hiato de fim de ano e retornará com o episódio 31 no dia 9 de janeiro de 2021, na Crunchyroll.