Com o lançamento do Spin Off de InuYasha, Yashahime, muitos fãs revisitaram algumas memórias com essa amada obra de Rumiko Takahashi. Nesse artigo vamos falar de todos os jogos de InuYasha já publicados, com direito até mesmo à games para Bandai Wonderswan Color!
InuYasha é uma obra muito querida para os fãs e foi escrita e ilustrada por Rumiko Takahashi. Essa série foi publicada na revista Weekly Shōnen Sunday entre 13 de novembro de 1996 e 18 de junho de 2008, totalizando 56 volumes.
Aqui no Brasil a obra deu suas caras no canal fechado Cartoon Network que eternizou sua abertura “Quero Mudar o Mundo”, até hoje muito requisitada nos karaokês otakus. Após um breve período na Globo, InuYasha deu adeus às terras brasileiras, e só retornou recentemente na plataforma paga da Amazon, o Prime Video.
Conheça Inu no Taisho, pai de Sesshoumaru e InuYasha
Além disso seu spin off intitulado Yashahime está sendo transmitido na plataforma de animes, Crunchyroll, com dublagens expressas (com os dubladores originais brasileiros). Com 4 filmes lançados, 56 volumes e 193 episódios, InuYasha foi difundido mundialmente e claro que os games não ficaram de fora!
O primeiro game intitulado InuYasha de gênero Roleplaying/Action foi lançado em 2001 para plataforma PlayStation e distribuído pela Bandai. Nesse game seu objetivo é derrotar “Naraku” e coletar a dispersa “Alma das Quatro Almas”, mas você pode continuar a coletar “Quatro Fragmentos de Alma” mesmo após completar o game.
Um segundo game foi lançado ainda em 2001, mas para a plataforma Bandai Wonderswan Color. O jogo se chama InuYasha: Kagome no Sengoku Diary e é de gênero Fureai Adventure. O jogo é bem simples e é dividido em “InuYasha no Mori”, onde o jogador usa comandos como “Item” e “Tópico” para falar com InuYasha, já na parte “Exploração”, é onde você avança na trama. Quanto mais você desbrava no modo “exploração’, mais tópicos e itens na parte “InuYasha no Mori” vão aparecer e mais interações entre os protagonistas vão surgir.
É curioso notar que nesse jogo, o tempo avança em tempo real, ou seja, de acordo com nosso tempo. Cenas marcantes e importantes para o game vão aparecer independentemente do tempo. Além disso, o game conta com muitos episódios originais e aparições de diversos personagens conhecidos.
Para PlayStation, InuYasha ainda ganhou um outro game de nome InuYasha: A Feudal Fairy Tale, um jogo de fighting/action lançado em 2002. Esse game é um jogo de luta 2D que consiste em batalhas e minijogos. Esse game usa a mesma configuração de batalha do jogo Shaman King: Spirit of Shamans que também foi desenvolvido pela Dimps.
Nesse jogo você tem um número limitado de personagens para jogar sendo eles: InuYasha, Kagome, Miroku, Sango e Shippo. O jogador pode desbloquear ao longo do game os personagens Naraku, Shesshomaru, Kagura, Koga, Totosai, Demon InuYasha e Kikyo.
InuYasha: Fengyun Picture Scroll foi o quarto jogo da série e também foi lançado para Bandai Wonderswan Color em 2002. Nesse game você também revisita algumas cenas do anime, porém agora você pode batalhar com um simples sistema de combate. Além disso esse game permite que você jogue na perspectiva de diferentes personagens, até mesmo de Sesshomaru e Naraku.
O quinto jogo da série foi o último lançado para Bandai Wonderswan Color e é bem parecido com o game “Kagome no Sengoku Diary”. Esse jogo Fureai Adventure levou o nome de “Kagome’s Dream Diary” e foi lançado no final de 2002. O sistema básico consiste do seu game anterior, porém agora a trama se divide em dois tópicos que são: “Contact Part” e o “Adventure Part”, a parte mais importante nesse game ocorre no final do dia, quando aparece a opção “Dream Event”.
Esse game traz diversas situações originais que não vemos no anime e nem no mangá. Um inimigo original chamado Yakumo também aparece e tenta controlar os sonhos de Kagome.
O primeiro e único jogo de Game Boy Advance de InuYasha foi o “Naraku no Wana!”, em tradução livre “Armadilha de Naraku! Convite para a Floresta Perdida” lançado em 2003. Esse foi o sexto jogo da obra, mas teve uma proposta bem diferente dos demais.
“Naraku no Wana!” foi uma espécie de jogo de tabuleiro dividido em 4 episódios, são eles: Frog of Underwold, The Mask’s Revenge, The Thunder Brothers e New Moon Night
InuYasha: The Secret of the Cursed Mask foi um jogo de Role-playing lançado em 2004 para PlayStation 2. Esse sétimo jogo da franquia o jogador pode escolher jogar como uma mulher chamada Kaname Kururugi ou como um homem chamado Michiru Kururugi, ambos criados por Rumiko Takahashi.
A trama do jogo ocorre antes de Naraku fugir para o Monte Kakurei e você começa quando seu personagem entra no galpão de armazenamento da família no Japão Moderno para recuperar um item para seu pai. Após cair em um pentagrama misterioso gravado nas tábuas, o jogador é transportado para o Japão Feudal. O jogador é confundido com um demônio por causa de suas roupas modernas e é acordado por InuYasha, que percebe que o mesmo usa roupas parecidas com a de Kagome.
O jogo recebeu críticas mistas por parte dos veículos na época ficando com uma pontuação de 51 de 100 no Metacritic.
O outro jogo lançado para PlayStation 2 em 2005 foi InuYasha: Feudal Combat. Esse jogo também é um fighting/action e é o jogo mais conhecido da série. Feudal Combat não segue muito uma linearidade, mas no modo história o jogador deve escolher seguir primeiro o de InuYasha, depois o de Sango e Miroku, depois o de Sesshomaru e finalmente o “Capítulo” de Shippo.
Eles consistem em uma série de batalhas entrelaçadas com cutscenes que ilustram uma história. O jogo também conta com um modo multiplayer onde até quatro personagens podem estar presentes no campo de batalha.
InuYasha: Secret of the Divine Jewel foi o único jogo da franquia lançado para Nintendo DS em 2007. Nesse game nós acompanhamos a história de Janis, uma estudante que havia se transferido dos Estados Unidos e estava morando no Japão. Ela e Kagome viram amigas e após a jovem faltar à escola, como de costume, Janis então vai visitá-la e acaba sendo atacada por um demônio. Ela é resgatada por um feiticeiro que usa uma máscara chamado Sen que diz para jovem atravessar o Poço Devorador de Ossos.
Nesse nono jogo temos um sistema de batalha baseado em turnos e todos os personagens podem upar ganhando experiência.
O décimo jogo e o primeiro pra mobile foi lançado em 2010 com o nome InuYasha Complete Edition: The Greatest Win and Kill. O jogo é extremamente simples ~e entendiante~, o jogador deve matar insetos venenosos chamados Saiyoshos, com uma espada. Esse jogo se resume a um jogo de ação de digitação e vitórias consecutivas.
E por fim temos o jogo InuYasha: A Tale of Rebirth foi lançado em março de 2020. No início do ano de 2020 alguns sites puderam ter acesso antecipado, podendo jogar a primeira hora do game.
O jogo a princípio não está disponível no ocidente e encontra-se apenas em idioma japonês para Android, quanto para iOS não temos informações disponíveis. O game é dividido em episódios e você segue com InuYasha e Kagome para coletar os pedaços da Joia de Quatro Almas.
Os requisitos mínimos para o game são: Android OS 4.4, iOS 11.0.0 ou posterior, RAM recomendada: 2,0 GB ou mais e RAM necessária: 1,0 GB ou mais.
Os jogos de InuYasha por enquanto param por aqui, o que vocês acharam? Não se esqueçam de acompanhar Yashahime todo sábado na Crunchyroll.