Produzido pela Asahi Production e distribuído pela Crunchyroll como um Crunchyroll Original, Heaven’s Design Team é baseado em um mangá de mesmo nome escrito pelos mangakás Hebi-Zou e Tsuta Suzuki e ilustrado por Tarako, sendo serializado na Monthy Morning Two, revista de mangás seinen da Kodansha.
O enredo segue uma empresa de desenvolvedores de animais contratados por Deus para criar a fauna da Terra, e cada episódio contará curiosidades e ideias por trás dos mais variados animais existentes, em uma mistura de comédia com conteúdo educativo.
Novo funcionário na empresa
Após ter criado o céu, a terra e o mar, o próximo trabalho de Deus era criar os animais. Porém, ele ficou entediado e resolveu terceirizar o trabalho – essa é a premissa um tanto inusitada do anime.
Shimoda é um anjo recém contratado na empresa de design de animais do céu, e sua função é fazer a comunicação entre Deus e a equipe. Seus companheiros de trabalho são: Ueda, também do departamento de comunicação; Tsuchiya, chefe da equipe e fissurado com cavalos, sua obra-prima; Mizushima, que sempre tenta inovar em seus design; Meido. que gosta de animais exóticos; Unabara, que tem ideias mais simples e fofas, apesar da aparência de brutamonte; Higuchi, a engenheira que constrói os protótipos dos animais; Kanamori, que gosta de fazer animais belos; e Kimura, que presta mais atenção no sabor dos animais do que nos design.
Pauta 1
Intitulado Pauta 1, o episódio começa com a primeira reunião de Shimoda, que tem como assunto um animal capaz de comer folhas em árvores altas. Tsuchiya sugere a criação de um pégaso, Mizushima sugere uma planta que capture folhas, e Unabara sugere um cervo com um pescoço longo. Após muito discutirem e trabalharem para chegar num consenso onde o animal conseguisse sobreviver sem problemas de circulação de sangue e afins, eles chegam na girafa – o primeiro animal do episódio.
A próxima parte é pautada pela criação da cobra, por Mizushima, que come os ovos das aves criadas por Kanamori. Para tentar salvar seus pássaros, ela faz com que eles tenham ninhos mais e mais estranhos, o que não funciona muito bem para ela. Por fim, Kanamori finalmente cria a águia, que não tem problemas em lidar com as cobras.
Já a última parte é protagonizada por Unabara e Kimura. Unabara cria o tamanduá, e Kimura quer saber o sabor do animal, o que leva Unabara a criar uma armadura para o animal, dando origem também ao tatu.
Veredito
Heaven’s Design Team tem um estilo que lembra muito Cells at Work: um anime de cunho educativo mas que trabalha as informações de uma forma mais fácil de serem entendidas, usando também o humor como ferramenta. Os personagens são bem rasos mas funcionam muito bem com a proposta de explicar os animais que, no fim, são os verdadeiros protagonistas.
Com traços simples mas agradáveis, definitivamente não se trata de um anime grandioso e nem vai ser um dos melhores da temporada, mas é uma história divertida, com bastante humor e curiosidades, perfeita para relaxar e ainda aprender coisas novas.
Heaven’s Design Team tem novos episódios toda quinta na Crunchyroll.