O episódio 17 de Yashahime deu mais peças para ficarmos quebrando a cabeça, e diminuiu um pouco mais o ritmo da história, mas mostrou informações que completamente mudam o jogo. O episódio começa com Riku conversando com Jyubei, que o agradece por ceder uma joia do arco-íris, o que dá a impressão de ele possuir várias, e que o coloca em um patamar de poder que nós ainda não podemos compreender, já que as joias aumentam o poder do usuário

Mas isso é só uma rápida especulação, pois logo em seguida ele se encontra com Konton, enquanto ele prepara uma armadilha para as meninas. Riku conversa com ele e sugere que ele trabalhe junto com Totetsu, já que eles são as duas últimas Ameaças de Kirinmaru. Conforme a conversa progride, maior é o clima de desconfiança que o enredo quer criar entre o espectador e o personagem, o que é um recurso não muito usado durante a série, mas quando é usado, é com Riku.

O dia passa, com as irmãs continuando sua busca pela borboleta dos sonhos, e em seguida temos uma cena entre Zero e Kirinmaru, onde ela coloca as decisões dele em cheque, mas ele comenta não só que Riku já está agindo, como que ele é um servo fiel de Kirinmaru. Mais um post-it para lembrar mais na frente.

Se eu criar expectativas sobre o Riku, é capaz de ele me dar uma facada nas costas.

A armadilha

Riku vai até a loja de Jyubei, onde Moroha já não aguenta mais fazer faxina, e a explicação para isso finalmente veio no episódio anterior. Mas Riku chega com uma grande recompensa por Totetsu, o que já traz um brilho ao olhar de Moroha, e os dois vão procurar Towa e Setsuna. 

Towa se questiona sobre a necessidade de matar Kirinmaru para restaurar o sono da sua irmã e talvez voltar à sua era, quando Riku e Moroha as persuadem a encontrar Totetsu em troca de mais informações sobre a borboleta. No caminho do templo que Totetsu está atacando, Towa questiona o fato de Riku saber tanto sobre Kirinmaru, e ele responde que Kirinmaru tem algo que é de interesse dele, mas sem dar muitos detalhes. 

Parece razoável, Judas.

A ilusão

Ao encontrarem Totetsu, que claramente está ali como uma isca para o plano maior de Konton, as irmãs se colocam de frente na luta, enquanto Totetsu mantém um monge cativo. Setsuna e Moroha, sem verbalizar, tentam criar uma armadilha, mas Towa deixa escapar uma reação, que foi o suficiente para que o youkai percebesse e fugisse, em direção à armadilha.

Towa e Setsuna entram em uma ilusão juntas, numa planície cheia de névoa, enquanto Moroha entra em uma outra ilusão sozinha. As três se procuram, em vão, até Setsuna começar a desconfiar do que está acontecendo. Enquanto isso, Konton mexe as peças desse labirinto onde elas estão presas. Setsuna então fere sua própria perna, para tentar quebrar a ilusão, mas é em vão.

Setsuna sempre direto ao ponto.

Towa tenta repreendê-la por se ferir, mas ela deixa claro que sua irmã não está preparada para viver naquela era, e que a emboscada deu errado porque Totesu percebeu a mudança de expressão no seu rosto. Towa então tem a ideia de deixar sua irmã como referência e se separam. Enquanto isso, Moroha está tendo que lutar contra monstros e subir uma montanha sem fim na esperança de encontrar as outras.

Towa sente o cheiro de sua irmã e percebe que elas estão andando em círculos, e então Setsuna explica que mesmo que elas não consigam ver entrada ou saída da ilusão, existe uma técnica para farejar e encontrar fendas de energia, que podem ser aproveitadas. Então as duas encontram a fenda seguindo o cheiro de Konton e a abrem usando seus poderes combinados. E quando as duas finalmente encontram o youkai: a resolução fica para a semana que vem.

O futuro de Yashahime

Yashahime me lembra animes antigos em pontos positivos e em pontos negativos. Embora já estejamos chegando a respostas, e conflitos curiosos entre as personagens, que podem levar a resoluções interessantes, o ritmo dos episódios parece se arrastar, principalmente agora, que já deveríamos nos encaminhar para os finalmentes.

Eu posso imaginar que as duas ameaças serão derrotadas de uma vez, abrindo o caminho para Kirinmaru, e eventualmente à libertação de Agome e Inuyasha. Começa a se aproximar a hora de entender que alguns personagens, por mais que eu tenha muito apreço por eles, ~sim, é da Moroha que eu estou falando~, não vão ser muito mais explorados do que eles já foram, e como os objetivos parecem estar bem amarrados (Recuperar os sonhos da Setsuna e derrotar Kirinmaru), começa a aparecer o medo de fillers.

Mesmo assim, muita coisa ainda está pairando, como o objetivo de Riku com tudo isso, e de que lado ele fica nesse conflito, e principalmente, como a Rin ficou presa na árvore e por que Sesshomaru se abstém tanto de salvá-la quanto de ir atrás de suas filhas. Eu só espero que essas respostas sejam contadas num bom ritmo, porque tudo nessa segunda metade parece muito expositório e pouco orgânico, e com um tom bem arrastado. 

Você pode acompanhar Yashahime: Princess Half-Demon, Attack on Titan e muitos outros animes na Crunchyroll.