Depois de algum tempo, algo importante voltou a acontecer em Yashahime, e as garotas chegaram à sua primeira barreira de verdade. A história pega de onde parou na semana passada, com as irmãs encurralando Konton fora da dimensão onde elas ficaram presas. Elas confrontam o youkai para saber o paradeiro de Kirinmaru, mas desvaloriza os objetivos delas.

Enquanto isso, na outra ilusão, o ataque à Konton fez com que Totetsu voltasse à dimensão onde Moroha está presa, que imediatamente começa a lutar contra a Ameaça, e do lado de fora, Riku decide entrar no labirinto. Konton não se impressiona e diz para Towa e Setsuna que Kirinmaru tem razões mais complexas e importantes que as garotas, e uma luta começa por este lado também.

Totetsu é colocado contra a parede mas usa uma pérola do arco-íris para aumentar sua força e contra-atacar, e Konton usa mais ilusões para se esquivar dos ataques de Towa e Setsuna, mas elas conseguem encontrá-lo e atacar, forçando-o a invocar monstros mais poderosos, mas sem efeito. Konton é derrotado e sua cabeça some, fazendo as meninas voltarem à sua posição inicial, e encontrarem Moroha lutando contra Totetsu, mas não conseguindo superá-lo. As três combinam seus ataques mas o youkai foge.

Desdenhou demais, no fim acabou morrendo.

O muro

Na perseguição elas notam que ele está indo em direção ao mar, mas Kirinmaru vai ao encontro de Totetsu e o repreende por trazer “convidados indesejados” ao seu esconderijo. As garotas não o reconhecem e estão prontas para luta, quando ele se apresenta. Towa tenta arrazoar com Kirinmaru, explicando que elas procuram a Borboleta e que não quer entrar em combate, e Moroha, ao descobrir que não há recompensa pelo Grande Youkai, também não pretende gastar energia. 

Mas Kirinmaru revela que há uma profecia que coloca sua morte na mão de meio-youkais, e ele não consegue ter paz sem ter certeza de quem são. As meninas tentam se defender da ameaça, mas todo ataque é em vão. Ele desvia ou absorve tudo com facilidade, e comenta que todas elas ainda são muito fracas, apesar de reconhecer algumas habilidades em cada uma. Moroha é forçada a usar a tintura para transformar-se em Benyiasha. Kirinmaru reconhece que ela fica mais poderosa, mas ainda assim é uma barreira muito grande para todas elas.

O momento do reencontro e o medo na cara de Totetsu.

Ele fala que não começou nem a usar suas verdadeiras habilidades, cortando Setsuna com uma magia. Towa se revolta e troca alguns golpes, conseguindo feri-lo mas acaba sendo derrotada de qualquer forma. Quando as irmãs seriam derrotadas, uma espada cai do céu e separa a briga. Sesshoumaru aparece e não fala nada, e Kirinmaru questiona se seus instintos paternos o trouxeram àquele lugar, e Jaken diz que Sesshoumaru não age por motivos pessoais, mas o próprio o silencia. Sesshoumaru e Kirinmaru começam um confronto que move o mar, cria trovões e faz a terra tremer.

Pra alguém com medo de morrer, Kirinmaru sempre parece muito calmo.

A batalha dos Grandes Youkais

A batalha para e Kirinmaru diz que as filhas de Sesshoumaru são uma ameaça à sua vida, mas espera que Sesshoumaru trabalhe com ele. O filho do Grande Cão Youkai simplesmente se retira, enquanto Jaken se impressiona com o crescimento das garotas, mas Sesshoumaru não demonstra se importar. Riku aparece, mostrando as joias do arco-íris que ele possui, dizendo que vai reuni-las, e não dar nenhuma a mais ninguém. As garotas se vão até frente à Árvore Sagrada procurando um direcionamento futuro, mas sem sucesso.

Clímax de Yashahime

Finalmente as garotas encontraram o caminho que a história de Yashahime tinha trilhado para elas, levando à Kirinmaru, mas infelizmente esse caminho foi longo e cheio de obstáculos que prejudicaram o ritmo da história até aqui, e isso foi uma boa mudança. O combate entre Sesshoumaru e Kirinmaru foi interessante, mas o silêncio de Sesshoumaru é inconclusivo sobre qual o caminho que ele escolherá quando a batalha final acontecer. 

As meninas não parecem lembrar de quem as criou. Talvez isso mude.

Inconclusivo também é o jeito que Riku tem se comportado, aparentemente ele pretende juntar todas as joias, mas seu objetivo com isso não é claro, e entra em conflito com o caminho das meninas, já que cada uma é portadora de uma pérola. Ainda é um coringa, olhando panoramicamente para a história.

Outra coisa interessante é o tema de Sesshoumaru reaparecendo de uma maneira mais incisiva que nos outros episódios, mas mantendo o clima sombrio, o que me faz questionar o que a trilha sonora pode estar dizendo sobre como o personagem vai se comportar no futuro.

Eu não sou muito partidário de comparar níveis de poder em histórias de fantasia como Yashahime mas já que três de quatro ameaças já foram derrotadas (eu imagino que Totetsu apareça novamente em algum ponto), me faz questionar se a história está sendo consistente em como as batalhas são mostradas e se existiu alguma evolução entre as garotas, e só por esse motivo eu vou expor o que eu entendi até o momento:

A força em Yashahime

Moroha ainda está atrás, pois o estilo de luta acaba por colocar ela mais em em perigo que sendo benéfico para ela. Towa aprendeu algumas coisas a respeito de conseguir dominar sua energia demoníaca, mas ainda não consegue ter controle total sobre seus poderes, o que fez a ferida que ela deixou em Kirinmaru um pouco forçada para efeito dramático, mas no geral ela tenta não lutar, e deixa esse trabalho para Setsuna, que das três é a melhor treinada em combate e provavelmente a que melhor consegue usar suas habilidades.

Em seguida existe um pequeno vácuo de poder onde entram todos os inimigos enfrentados até agora, que foram vencidos com algum tipo de dificuldade, fazendo com que as meninas se superassem em campo, e então vem Moroha com a tintura, ou Beniyasha. Eu acho o conceito interessante e pouquíssimo explorado, assm como a personagem da Moroha no geral. Mas a mecânica de ficar mais forte por pouco tempo em troca de um longo período de incapacidade de lutar é muito interessante para estar lá só por estar. 

E finalmente temos Setsuna com a sua forma Youkai liberada, que já mostrou ser muito mais incisiva por ter a pérola fundida ao seu corpo e ser não só poderosa como seus inimigos mas causar medo em seus inimigos, não permitindo estimar o quão poderosa ela realmente é, já que quando essa forma foi utilizada, Totetsu fugiu e Setsuna foi novamente selada. Levando todos esses fatores em consideração, as boas ideias que foram introduzidas antes não parecem ter sido exploradas o suficiente, e eu espero que isso mude nesse último pedaço de história que estamos entrando. Potencial não falta.

Você pode acompanhar Yashahime e outros simulcasts, e mais centenas de animes na Crunchyroll.