O episódio 21 de Yashahime manteve o ritmo do último, finalmente mantendo uma estabilidade na qualidade da história. Mas estabilidade não é a palavra que define esse episódio. A história começa de um jeito diferente, do ponto de vista de Riku, agora revelado como servo de Kirinmaru. As ameaças contam dos conflitos do Grande Cão Youkai, que acabaram o ferindo bastante e eles enxergam o momento perfeito para atacar.
Mas Kirinmaru não vê honra em lutar contra um inimigo enfraquecido, então envia Riku para colher ervas curativas e entregar ao Grande Cão Youkai, mas ao chegar lá ele encontra a casa em chamas. E ao contar a notícia para Zero, ela se sente extremamente abatida e chora, pedindo para a Joia de Quatro Almas para que nunca mais derrame lágrimas novamente, o que acaba criando as sete pérolas do arco-íris.
O episódio corta para o presente, onde Riku esclarece que sua missão é recuperar as pérolas, e entregar para Zero, e atualmente ele tem três. Enquanto isso, em outro lugar, Setsuna diz para Towa ficar em casa enquanto ela sai em uma missão, pois é noite de lua nova e ela perderá seus poderes. Enquanto em casa, Kaede conta histórias de Rin para Towa, e em um sonho ela vê a borboleta dos sonhos e sua irmã, e logo em seguida uma visão da moça presa na árvore. Ela faz a ligação de que talvez aquela seja sua mãe, e acorda.
O Presente
Towa vê um vulto da borboleta e o segue floresta adentro, até encontrar a Árvore Eterna. Ela pondera o próximo passo quando luzes chamam sua atenção e a guiam para outro lugar. Enquanto Totetsu planeja sua vingança e pede à pérola que ele conseguiu para que ela a leve ao encontro de Towa, a mesma é guiada pelas luzes até Riku. Entre flertes e conversas ~desconfortáveis~, Riku conta sobre seu antigo mestre e sobre uma mulher que cuidou dele, e que seu objetivo é juntar todas as pérolas do arco-íris e entregá-las para tal moça que cuidou dele.
A vingança de Totetsu
E quando ele se prepara para roubar a pérola de Towa, Totetsu faz sua entrada e os ataca. Mas Riku se coloca entre a ameaça e Towa, a protegendo. Na discussão entre os dois, Totetsu se pergunta se Riku teria o mesmo gosto de Kirinmaru, e Towa escuta. O youkai usa o ataque de Riku contra ele mesmo, o colocando fora de combate, e Towa tenta levá-lo para um lugar seguro. Lá, ela questiona Riku sobre suas ações, e ele confessa que era um antigo servo de Kirinmaru, mas protege Towa porque a ama.
Mas sem ter tempo de processar essa bomba, Totetsu encontra os dois e quando ele lança seu ataque, Moroha e Setsuna os encontram e impedem que mais dano seja feito. Totetsu se vê em desvantagem e tenta fugir, mas em um golpe inesperado, Riku corta a cabeça da ameaça e leva sua pérola.
Como agradecimento e símbolo de reciprocidade, Towa entrega de boa vontade sua pérola do arco-íris. Moroha fica feliz que conseguiu a cabeça de uma ameaça para entregar, e isso provavelmente vai render bastante dinheiro, mas o youkai não morreu mesmo depois de tudo isso. Setsuna tenta colocar a cabeça de Towa no lugar, explicando que elas não sabem as intenções da “verdadeira dona das pérolas” e nem para que ela as usaria, o que causa um arrependimento instantâneo na sua irmã.
Preparação para o fim
Yashahime parece estar tentando correr atrás do tempo perdido em episódios filler ou com pouca construção, já que os dois últimos foram pesados na exposição e no desenvolvimento dos personagens secundários, mas o que me surpreende é que o roteiro não perdeu a mão, mesmo tendo se colocado contra a parede em questão de administração de tempo.
O episódio 21 de Yashahime não só conseguiu atar a maioria das pontas soltas da temporada, como de que lado Riku fica em todo esse conflito, qual o motivo de ele ajudar as meninas, a origem das pérolas e finalmente algum momento de uma das meninas começando a saber do seu passado, embora, do jeito que foi contado, pudesse ter sido feito bem antes. Mas na questão do progresso das meninas para o grande confronto contra Kirinmaru, não parece estar progredindo tanto, visto que ele é a maior barreira que todas elas já enfrentaram.
Mas isso são só pontos menores num episódio que foi realmente muito bom. Nos resta esperar como Yashahime vai fazer suas protagonistas entenderem Zero como parte da equação e qual vai ser o papel dela nesse confronto final. E eu não poderia deixar de falar do romance Towa x Riku, eu não sou nem um pouco a favor, mas como foi um ponto tão pequeno no mar de coisas interessantes que esse episódio teve, eu não tenho nada contra deixar ele ali. Desde que não mude drasticamente a personalidade da Towa, que eu sempre gostei tanto.
Você pode acompanhar Yashahime: Princess Half-Demon e vários outros animes da temporada na Crunchyroll.