Após uma semana sem episódio novo por conta de um evento esportivo que aconteceu no Japão, Digimon Adventure retorna com seu episódio 40. Em Marque essa! O Chute Mortal, Taichi e Sora se juntam para salvar um grupo de digimon indefesos de serem devorados por um novo inimigo.
Digimon Adventure EP 39 – Review
Futebol e uma ilha flutuante
Taichi e companhia ainda estão em sua jornada para encontrar e derrotar Millenniumon, mas decidem fazer uma pequena pausa para descansar. Enquanto Yamato e os outros se sentam para relaxar, Taichi e Sora decidem ensinar os digimon a jogar futebol. Usando um coco como bola, os digiescolhidos da coragem e do amor se mostram extremamente habilidosos no esporte – Koshiro até comenta que ambos são os melhores jogadores do clube de futebol em sua escola, sendo especialistas em trabalho em equipe no campo.
Quando decidem fazer uma pausa para descansar da partida, uma sombra gigante cobre o campo – uma ilha flutuante aparece em cima deles e, de lá, caem três meteoros enormes. Todos se protegem e ninguém se machuca, então, seguindo os narizes de Agumon e Palmon, o grupo descobre que se tratam de frutas deliciosas. Como não há o suficiente para todos, Taichi e Sora decidem voar até a ilha para conseguir mais frutas.
Quando a dupla parte em direção a ilha, outra coisa cai de lá: uma geladeira. Yamato, Koshiro, Mimi e Joe então passam o resto do episódio discutindo se é seguro abrir a geladeira, enquanto Takeru e Hiraki jogam bola com os outros digimon.
O tirano Toropiamon
Sora está de ótimo humor e relembra a primeira partida em que ela e Taichi jogaram como atacante e meio-campista juntos. Taichi comenta que, antes de irem para o digimundo, ele e Sora eram viciados em futebol. Sora o faz prometer que eles treinarão mais daqui pra frente.
Tudo está bem quando, ao longe, eles escutam um choro de um digimon – vários Flymon estão carregando Pomumon em direção a uma árvore gigante. Sora decide ajudá-los e Birdramon ataca um dos inimigos, salvando um dos Pomumon. Seguro com Sora, ele explica que um Toropiamon está sequestrando todos os Pomumon da ilha e os transformando em fruta.
Birdramon pousa em um lugar seguro para fugir dos ataques venenosos do inimigo e Pomumon conta a história de sua ilha: eles viviam pacificamente em grupo quando, um dia, Toropiamon apareceu liderando um grupo de Flymon e começou a subjugar os habitantes da ilha, transformando todos em fruta e os comendo quando ficam maduros. A ilha também está repleta de utensílios domésticos que simplesmente caíram do céu.
Ouvindo a história do digimon indefeso, Sora decide salvar todos que estão transformados em fruta. Em uma investida contra Toropiamon, Taichi e MetalGreymon acabam caindo em um dos funis especiais do inimigo e são transformados em fruta, deixando Sora e Garudamon sozinhas.
Sora precisa traçar um plano junto com sua companheira: enquanto Garudamon distrai Toropiamon, Sora e Pomumon irão salvar Taichi, MetalGreymon e todos os outros que foram transformados. Ao serem avistados por um Flymon desgarrado, Sora se separa de Pomumon e, lembrando dos momentos que Taichi nunca desistiu dela, ela consegue salvar os amigos. Pomumon também consegue salvar seus companheiros e, juntos, derrotam o Flymon restante.
Enquanto MetalGreymon segura Toropiamon, Sora chuta uma fruta na boca do inimigo para que ele não possa mais atacar. Os Pomumon seguem seu exemplo e, com a boca obstruída e sem poder atacar, Toropiamon é derrotado por Garudamon e MetalGreymon.
Veredito
Em mais um episódio morno e focado mais em relações específicas entre os digiescolhidos, podemos considerar o episódio 40 um bom episódio de desenvolvimento e explicações. A relação entre Taichi e Sora, sempre muito explorada no anime original, foi bem embasada através do futebol, outro elemento muito presente no original e que ainda não tinha sido bem explorado.
O problema é o momento em que esse e os outros episódios estão vindo: já passado muito da metade do anime (pelo menos de acordo com a Toei), era de se esperar que essas relações tivessem sido construídas e/ou explicadas há muito tempo atrás. Então não se trata de um episódio ruim, e sim de um período ruim, onde os digiescolhidos deveriam estar entrando em enredos mais profundos para resolver a história do anime.
Na parte da animação, podemos destacar que, apesar de não haver nenhum erro grotesco, também não há nada de especial, como tem sido a animação padrão do reboot até aqui – o que é uma pena, uma vez que a própria Toei Animation vem trabalhando em um título com animação excelente, o remake de Dragon Quest.
Digimon Adventure tem novo episódio todo sábado, na Crunchyroll.