Os digiescolhidos continuam sua jornada até FAGA para encontrar Millenniumon em Digimon Adventure. O episódio 41, O Mon-Mon Parque da Névoa, foca no relacionamento de Yamato e Takeru enquanto os irmãos tentam escapar das garras de um Opossumon mal-intencionado.

Digimon Adventure EP 40 – Review

Mon-Mon Parque de Diversões

Após subirem um montanha, os digiescolhidos decidem descansar em uma clareira que parece segura. Taichi, Agumon, Koshiro e Tentomon vão observar os arredores enquanto Yamato, Gabumon, Takeru e Patamon vão atrás de comida.

No trajeto os irmãos conversam e Yamato se mostra preocupado com a presença de Takeru naquela pequena expedição. De repente eles se encontram em meio uma névoa e, ao final dela, encontram o que parece ser um parque de diversões. Lá eles são abordados por um Opossumon, que garante que não é malvado e convida o grupo para se divertir no parque.

Convencido da inocência de Opossumon, Takeru puxa Yamato para os brinquedos: eles vão para a roda gigante e lá em cima relembram de uma vez, quando eram bem mais novos, que estiveram em um parque, possivelmente um dos últimos momentos onde seus pais ainda eram casados. Takeru revela que Yamato não quis ir na mansão assombrada porque estava com medo e o irmão mais velho rebate dizendo que o menor estava com medo das montanhas-russas.

Lá do alto da roda gigante, Takeru avista um carrossel e lembra de uma promessa feita durante aquele visita a um parque: os irmãos andariam juntos na próxima vez que estivessem em um lugar daqueles. Porém, chegando lá, eles encontram um Xiaomon ferido, que alerta das intenções perversas de Opossumon.

Takeru e Yamato em um parque de diversões com seus pais quando eram mais novos.

A esperança retorna

Usando balões com névoa, Opossumon consegue separar os irmãos, atraindo Yamato e Garurumon para uma casa assombrada enquanto Takeru e Pegasusmon ficam na região do carrossel.

Na casa assombrada, Yamato e agora WereGarurumon são atacados por Bakemon, digimon fantasmas com os quais a dupla lida facilmente. Já Takeru e Pegasusmon confrontam Opossumon e descobrem seu verdadeiro objetivo através do Xiaomon ferido: o vilão deseja absorver a energia de todos os digimon que ele atrai para o parque usando uma estátua de um Monzaemon, que acaba se revelando como um WaruMonzaemon, uma versão maligna do urso amarelo e que possui uma espécie de portal em sua barriga.

Visando salvar os digimon que foram absorvidos, Takeru e Pegasusmon se jogam dentro do portal de WaruMonzaemon e Yamato, que havia acabado de chegar no local, presencia tudo. Dentro do portal, Pegasusmon retorna ao seu estado de Patamon e passa a ter sua energia absorvida pelo inimigo, com o mesmo acontecendo com Takeru e os outros digimon que foram absorvidos.

Yamato escuta a voz de Takeru através do digivice falando em desistir e ficar naquele lugar, o que deixa o mais velho desesperado – ele começa a gritar com o irmão mais novo e cobrar a promessa que eles ainda não puderam cumprir. A voz de Yamato chega até Takeru, que recobra a consciência e, junto de Patamon, quebram o controle de WaruMonzaemon.

Vendo que é possível se libertar mantendo a esperança, os outros digimon seguem o mesmo caminho. Tanta energia esperançosa reunida em um só lugar reabastece os poderes sagrados de Patamon, fazendo com que ele seja novamente capaz de evoluir para Angemon e, liderando os outros digimon, sair do portal de WaruMonzaemon e derrotar o vilão.

Opossumon revelando seu plano.

Veredito

O Mon-Mon Parque da Névoa é mais um daquela leva de episódios que deveriam ter sido exibidos no início do anime e que constroem algum aspecto da personalidade dos personagens e das relações entre eles. Neste caso específico, o foco na relação dos irmãos é um ponto muito importante para Digimon, uma vez que o anime original e até mesmo suas continuações sempre abordaram bastante esse assunto.

O tema do parque de diversões e sua relação com Takeru também não são estranhos para quem assistiu a versão de 1999, que possui um episódio com os mesmos moldes – isso vem acontecendo nestes últimos episódios, o que indica que talvez a produção do anime esteja tentando trabalhar os personagens de uma forma mais reconhecível para os fãs de longa data.

Sobre o capítulo em si, tudo pareceu extremamente acelerado: os flashbacks sobre a separação dos pais dos irmãos, as decisões dos personagens parecem ter sido impulsivas demais e a resolução do conflito, que aconteceu de uma forma muito morna. Apesar disso, o retorno de Angemon é importante para o desenrolar da batalha contra Millenniumon. Resta esperar os próximos episódios para vermos como tudo irá se encaixar (ou não se encaixar).

Digimon Adventure tem novo episódio todo sábado, as 23h30, na Crunchyroll.