Baseado no mangá escrito por Hidekichi Matsumoto, With a Dog and a Cat, Everyday is Fun conta o dia a dia de um cachorrinho super bobo e fofo e um gato que sempre parece estar planejando um projeto para dominar o mundo, que sempre tornam a vida de sua dona mais divertida.

O anime tem episódios curtos de até 2 minutos e conta com 24 capítulos produzidos pelo estúdio Team Till Dawn. Teve sua estreia em 2 de outubro de 2020 e foi transmitido no Brasil pelo site da Crunchyroll.

Personagens

Por ter episódios extremamente curtos a premissa do anime é bem simples, onde cada capítulo conta até duas situações que dona (a própria Hidekichi) passa com ou por causa de seus bichinhos. Também por conta da duração dos episódios, o anime tem apenas três personagens: Hidekichi, seu cachorro e seu gato.

Hidekichi é uma mulher trabalhadora e que vive por seus bichinhos, representando praticamente qualquer pessoa normal que ama seu cachorro ou seu gato: ela sempre está brincando com eles, sempre compra coisas para eles e está sempre demonstrando seu amor. Ela é dublada por Mai Kanazawa.

Já o cachorro é o estereótipo canino, bobão e feliz. Tudo é uma novidade para ele e está sempre correndo pela casa e cheirando qualquer coisa que entra lá. Em japonês, ele é chamado de Inu-kun (cachorro em japonês) por sua dona e é dublado por Kana Hanazawa, que usa uma voz propositalmente infantil para demonstrar toda inocência e felicidade de Inu-kun.

Por fim, mas não menos importante, temos o gato. Chamado de Neko-sama (gato em japonês) por sua humana, o gato tem uma personalidade manipuladora e até mesmo narcisista. O personagem é dublado por Tomozaku Sugita e sua voz é propositalmente profunda, como se Neko-sama fosse membro de alguma gangue e alguém extremamente perigoso. Assim como o estereótipo do gato, ele age como dono de tudo e de todos – pelo tratamento “sama” já dá para entender bem sua personalidade.

Hidekichi, Inu-kun e Neko-sama em um raro momento de calmaria.

Enredo

A duração dos episódios não permite enredos muito profundos e significativos, portanto, as situações cotidianos são o grande foco. Coisas como “toda vez que eu abro um pacote de salgadinho, meu cachorro vem correndo ver o que é” ou “eu comprei algo para meu gato mas ele ignorou totalmente e preferiu a caixa” são comuns.

O grande ponto do anime está no humor que os personagens colocam nessas situações: a alegria de Inu-kun correndo em direção ao som de um pacote se abrindo é mais engraçado do que a própria situação, assim como o desdém de Neko-sama com toda e qualquer tentativa de demonstração de afeto por parte de Hidekichi.

Importante ressaltar que o humor está totalmente relacionado a atuação dos dubladores, que dão um verdadeiro show no quesito identificação: você acaba cada episódio sentindo como se estivesse lá vivendo as situações com os personagens. Podemos resumir tudo isso com uma frase – enredo simples mas atuação impecável.

Essa provavelmente foi uma das cenas mais engraçadas do anime – a felicidade na cara do Inu-kun é impagável.

Animação

Após a atuação dos dubladores, a animação é o grande destaque. Traços extremamente simples são muito comuns em animes de curta duração (I Can’t Understand What My Husband is Saying, That is the Bottleneck e Kapibarasan são bons exemplos) e, no caso dessa produção, consegue passar muito bem a sua mensagem.

Não é tão importante ter humanos desenhados a perfeição porque: primeiro, Inu-kun e Neko-sama são os protagonistas da história e por isso tem maior capricho nas animações e, segundo, o importante é entender as situações nas quais os personagens estão, e isso é feito de forma magistral.

Cada personagem consegue se expressar incrivelmente bem, mesmo que não fale ou não faça nada antes, justamente porque, apesar de traços menos detalhadas, os recursos como trilha sonora, onomatopeias e cenários são usados perfeitamente.

Perceba como o chefe da gangue – quer dizer, o gato – consegue ser muito expressivo mesmo com traços menos detalhados.

Veredito

Com certeza podemos dizer que essa produção foi uma agradável surpresa: no meio de tantos animes longíssimos, com histórias densas e produções super detalhadas e complexas, With a Dog and a Cat Everyday is Fun consegue ser um refúgio onde você pode relaxar e assistir sem precisar dissecar cada aspecto.

Importante dizer que, se você por acaso tem um cachorrinho ou um gatinho em casa, com certeza vai se identificar e se divertir ainda mais com esse anime – as personalidades de Inu-kun e Neko-sama realmente refletem uma grande parte dos animais que nos acompanham no dia a dia. Hidekichi consegue representar bem a relação entre humanos e animais de estimação e, por isso, é uma obra que vale muito a pena.

With a Dog and a Cat, Everyday is Fun está disponível completo no site da Crunchyroll.