Produzido pela Production I.G., Psycho-Pass é um anime original que estreiou em 2012 e foi transmitido pela emissora japonesa Fuji TV. A série conta com Naoyoshi Shiotani (Blood-C) na direção, roteiros de Gen Urobuchi (Puella Magi Madoka Magica) e design de personagens de Akira Amano (Katekyō Hitman Reborn!).
A ideia da Production I.G. era dar início a uma produção que fosse a sucessora das obras de Mamoru Oshii, criador de Ghost in the Shell. Para tanto, o estúdio contratou Katsuyuki Motohiro (Ajin: Demi-Human) para ser o diretor-chefe do projeto que, a partir de sua chegada, focou mais na exploração de temas psicológicos na juventude da sociedade. De acordo com Shiotani, as inspirações para a criação de Psycho-Pass vieram de muitos lugares: Minority Report, Gattaca, Brazil, Blade Runner, o escritor Phillip K. Dick e Lupin III.
Esse review não contém spoilers!
Premissa
O enredo conta a história de um Japão futurista onde as regras de convivência são ditadas pelo chamado Sybil System, uma rede de computadores biomecânicos capaz de medir a biometria dos cérebros e mentes dos cidadãos usando algo chamado varredura cinemática. Essa varredura resulta no que é chamado de Psycho-Pass, que revela o estado mental do indivíduo classificando-o por cores e por números – esses números refletem o que é chamado de coeficiente criminal, que mede a possibilidade da pessoa em questão cometer um crime (inclusive antes de ela de fato agir).
Uma vez que o coeficiente criminal ultrapassa um número estipulado pelo Sybil System (no caso, 100), o indivíduo será preso caso seja pego em uma das varreduras. O órgão governamental que lida com os chamados criminosos latentes (com coeficiente acima de 100) é o Departamento de Investigação de Crime do Departamento de Segurança Pública do Ministério do Bem-Estar (ufa, nome grande).
Dentro do Departamento de Investigação existem os oficiais que aplicam as decisões de Sybil, chamados Inspetores. Eles funcionam como a polícia, sempre sendo chamados para resolver os casos onde criminosos agiram ou irão agir – para isso, eles contam com a ajuda dos Executores, pessoas que se tornaram criminosos latentes mas foram considerados aptos para ajudar na caçada a outros criminosos.
Tanto os Inspetores quanto os Executores carregam uma arma chamada Dominator, que analisa seu alvo para descobrir seu coeficiente criminal e, uma vez determinado, libera um de seus dois modos para o oficial do Departamento agir: paralizador não-letal para casos em que o coeficiente está entre 100 e 299, e decompositor destruidor, para casos em que o coeficiente está acima de 300.
É dentro deste mundo controlado e protagonizado pelo Sybil System que as temporadas de Psycho-Pass se desenrolam – importante dar ênfase na palavra protagonismo quando se fala de Sybil, já que, apesar dos outros personagens serem importantes para as tramas e terem seus próprios enredos, tudo gira em torno e acontece por conta do Sybil System.
Títulos e Personagens
O anime conta, atualmente, com 3 temporadas e 3 longas: Psycho-Pass, Psycho-Pass 2 e Psycho-Pass 3, além de Psycho-Pass: The Movie, Psycho-Pass: Sinners of the System e Psycho-Pass: First Inspector. Vamos falar de todos eles em ordem cronológica:
- Psycho-Pass: A primeira temporada é narrada pelo ponto de vista de Akane Tsunemori, uma recém-formada que acabou de ser designada como Inspetora na Divisão 1 do Departamento de Segurança Pública. A Divisão também conta com Nobuchika Ginoza, um Inspetor veterano e que atua como líder da equipe; e os Executores Shinya Kogami, Tomomi Masaoka, Shusei Kagari e Yayoi Kunizuka. Ao resolverem alguns casos estranhamente complicados, a Divisão acaba esbarrando em um criminoso que já estava na mira de Kogami a muito tempo: Shogo Makishima. A temporada tem 26 episódios e também conta com a versão New Edit, compilados de 11 episódios de uma hora cada que acrescentam algumas cenas na história.
- Psycho-Pass 2: após os eventos da primeira temporada, Akane agora lidera a Divisão 1 e recebe Mika Shimotsuki, uma Inspetora novata que irá complementar o time. Falando no time, além de Ginoza e Kunizuka, dois novos Executores são apresentados: Sakuya Togane e Sho Hinakawa. As pessoas estão cada vez mais dependentes de remédios que diminuam seu estresse, e é nesse cenário que surge um novo vilão e uma nova pergunta para Akane: WC?. A temporada conta com 11 episódios.
- Psycho-Pass The Movie: o filme acontece após os eventos da segunda temporada e leva Akane até o país fictício chamado União do Sudeste Asiático (SEAUn). A região está no auge de uma guerra civil e o lado do governo começou a importar o Sybil System para colocar ordem na sociedade. Acontece que, do lado dos rebeldes, Shinya Kogami batalha como um mercenário.
- Psycho-Pass Sinners of the System: é um conjunto de três filmes que abordam histórias paralelas de alguns personagens que aparecem no anime. Em Case.1 Tsumi to Batsu, Ginoza e Shimotsuki investigam uma prisão onde as pessoas vivem felizes; em Case.2 First Guardian, Masaoka e Teppei Sugo investigam a morte de um dos amigos de Sugo; e Case.3 Onshuu no Kanata ni acompanha Kogami enquanto ele continua a vida de mercenário.
- Psycho-Pass 3: após os acontecimentos na União do Sudeste Asiático, a Divisão 1 é dissolvida e Akane acaba presa por algo que não é revelado. Os novos Inspetores Arata Shindo e Kei Mikhail Ignatov assumem o comando da Divisão, que consiste dos Executores Tenma Todoroki, Kazumichi Irie e Mao Kisaragi, além de Hinakawa, o único remanescente da equipe original. Enquanto guardam alguns segredos e perseguem um grupo misterioso que se esconde do Sybil System, Shindo e Ignatov terão com lidar com a própria equipe, com criminosos perigosos e consigo mesmos.
- Psycho-Pass First Inspector: o final da terceira temporada da anime é contado nesse filme dividido em três partes coloca os Inspetores Ignatov e Shindo frente a frente com as raposas. A vida de ambos, de seus companheiros e da Governadora do país estão em jogo – suas escolhas podem ser as últimas coisas que farão em vida.
Música e Animação
A trilha sonora da série é pautada basicamente pelos temas de abertura e encerramento de cada temporada/filme. Pegando como exemplo a primeira temporada, a equipe de produção já revelou que ter tido problemas para compor as músicas, até que um dos membros apresentou algumas faixas da banda Ling Tosite Sigure.
Desde então, os temas seguiram uma linha mais futurista e abusando de remixes. Para a primeira temporada, 3 discos foram montados para serem usados ao longo dos episódios, com destaque para a primeira abertura escrita pela própria Ling Tosite Sigure. A banda retornaria para compor a abertura da segunda temporada e do primeiro filme da série.
Já se tratando do design dos personagens e cenários, a primeira coisa que se destaca é como tudo é bonito e brilhante mas ao mesmo tempo cinza e saturado demais, como uma verdadeira cidade futurista e até mesmo cyberpunk. O diretor Shiotani já revelou anteriormente que os ambientes foram concebidos antes dos personagens, que, ao contrário dos cenários, foram produzidos com cores mais sóbrias.
O destaque fica para a violência gráfica, que foi um elemento colocado por Motohiro para se opor ao movimento moe, que já tomava força na época – a série era um “anti-moe” e se inspirou em títulos como Gundam e Patlablor, com conflitos entre personagens masculinos. Aliás, uma curiosidade é que, pelo fato de ser considerada “anti-moe”, os criadores evitaram apelar para um lado sensual de Akane, fazendo com que Kogami aparecesse mais vezes sem camisa ao invés disso. Apesar dessas aparições, nenhum tipo de relacionamento romântico foi construído – tudo seguindo a ideia de evitar o fofo.
Veredito
A distopia construída em Psycho-Pass é, sem dúvidas, uma das melhores já criadas no mundo dos animes. Toda construção de mundo baseada num sistema que controla tudo e todos deu uma carga dramática muito grande aos personagens. Mas, apesar disso, todos conseguem ter desenvolvimento e relações significativas uns com os outros, todo mini-arco dentro dos arcos principais são muito bem construídos.
As referências não só a filosofia mas também a política, biologia, física e até mesmo química, robótica ou econômica não são maçantes e são explicadas muito bem, seja pelos próprios personagens, seja pelo próprio enredo.
Os destaques ficam para Akane, Kogami e Makishima, que são os personagens com o desenvolvimento mais interessante dentre todos e conseguem transformar a já ótima experiência do anime em algo a mais.
Psycho-Pass 1, 2 e The Movie estão disponíveis na Netflix, enquanto Psycho-Pass 3 e First Inspector estão disponíveis no Prime Video. Apesar da Netflix possuir os direitos de Sinners of the System, os três filmes não estão disponíveis no Brasil.