O Projeto Brazil Games, programa de fomento à exportação criado pela Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames), anuncia que as transações de exportação ultrapassaram a impressionante marca de US$ 53,685 milhões em 2020, o que mantém a tendência de crescimento.

O levantamento do projeto, feito em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), informa que os resultados levam em conta a produção de jogos próprios e também prestação de serviços, artes, live opps, coproduções, consultoria, publishing, dentre outros.

O impressionante valor é um novo recorde para o programa que, desde 2014, já gerou mais de US$ 200 milhões em exportações. Assim sendo, o número de empresas apoiadas também cresceu, saltando de 27 em 2014 para 135 em 2020.

De acordo com Eliana Russi, gerente executiva do Projeto Brazil Games, o histórico valor é um recorte que, se ampliado para a totalidade das empresas estabelecidas no Brasil, pode apresentar um volume muito maior. Eliana afirma: “Estamos analisando 63 empresas do Projeto Brazil Games que responderam à pesquisa. O 2o Censo da Indústria, em 2018, aponta um universo de 400 empresas no Brasil”.

Carla Frade, gestora do Brazil Games na Apex-Brasil, acredita em mais. Ela afirma: “A indústria local amadureceu nos últimos anos e mostra potencial de crescimento para os próximos. O Brasil deixou de ser apenas um mercado consumidor e atualmente, como desenvolvedores, fazemos parte da estratégia de crescimento de grandes players internacionais”.

Rodrigo Terra, presidente da Abragames, afirma que os números reforçam o potencial da indústria de games brasileira. Rodrigo diz que “Graças ao trabalho que fazemos com o Projeto e com o apoio da Apex-Brasil, podemos tornar nossa indústria mais conhecida lá fora. Mas isso também só é possível porque contamos com desenvolvedores extremamente qualificados, com produções locais de altíssimo nível global e com cada vez mais investimentos em novas plataformas de ponta, como AR/VR e Cloud Gaming“.

Os dados de exportação do Brazil Games serão anunciados de forma detalhada no BIG Festival 2021, o maior festival de jogos independentes da América Latina, no dia 4 de maio, terça-feira.