No dia 20 de dezembro estreou a 1° temporada da série de The Witcher na Netflix. A série é baseada e adapta contos dos dois primeiros livros escritos por Andrzej Sapkowski. O enredo da série conta as aventuras do bruxo Geralt, um caçador de monstros, que devido a vários acontecimentos entrelaça o seu destino com as das personagens Ciri e Yennefer. Ambas as personagens assumem logo na primeira temporada o protagonismo junto com o bruxo, sendo criado arcos de histórias para elas.
Como dito anteriormente, Geralt caça monstros. Mas que monstros são esses? É importante ressaltar que diferente dos jogos, no universo da série de livros os monstros não existem em tamanha quantidade e uma mordida ou arranhão pode ser fatal. Em relação a caça das criaturas pode-se dizer que um bruxo não precisa necessariamente matar a criatura, pois algumas podem ser espantadas ou ser tratadas de outra forma. Agora, que tal conferir quais os monstros que aparecem na 1° temporada?
Kikimora
Episódio: 01
Após matar o monstro, a venda de seus restos é o motivo de Geralt ir a cidade de Blaviken. A criatura é do tipo insectoide e na série foi representada a semelhança de uma aranha humanoide. Um ponto muito interessante da Kikimora é a sua organização como sociedade que se assemelha a uma colônia de cupins, assim, elas são divididas em três categorias: Rainha, Soladados e Operários.
A Rainha é a mais corpulenta e põe os ovos que irão gerar os outros dois tipos. Os Soldados defendem a colônia e possuem a espécie de uma carapaça queratinosa, enquanto que os Operários fazem a manutenção. Quanto a comparação com cupins, as Kikimoras são bem mais perigosas e letais. Quando se trata dos Soldados, eles não exitam em atacar qualquer criatura que se aproxime. Devido a sua agressividade e aparência, a Kikimora mostrada na série é possivelmente do tipo Soldado. Pode-se deduzir isso pelo fato das Operarias só atacarem quando são agredidas primeiro.
Silvano (Torque)
Episódio: 02
O Silvano é uma criatura humanoide que lembra uma cabra pelos seus pés, chifres em sua cabeça, baixa estatura e orelhas. No vilarejo é erroneamente chamado de demônio pela forma com que se comporta e ações que vem realizando na região.
No episódio, o silvano, chamado Torque, trabalha para o Rei dos Elfos, chamado Filavandrel. Após os elfos serem expulsos de Dol Blathanna, eles se veem em uma situação de extrema necessidade e ao mesmo tempo sem ter a quem recorrer. Torque roubava suprimentos para a sobrevivência dos fugitivos.
Striga
Episódio: 03
O nascimento de uma Striga é dado a partir de uma maldição, mais especificamente, ela só afeta mulheres. Na série é mostrado que o nascimento da criatura se deu a partir da paixão não correspondida de Ostrid pela princesa Adda, irmã do Rei Foltest. Os irmãos mantinham uma relação incestuosa que iria gerar uma criança. Porém, ao tentar amaldiçoar o Foltest, a criança foi atingida dando origem a Striga.
Mesmo se tornando um monstro atroz, o feitiço não é irreversível. Para quebra-lo e trazer a Striga de volta a forma de mulher “basta” repousar em no local de descaso do monstro, deixando-o para fora. Apesar dos traços bestiais no comportamento a mulher amaldiçoada volta a sua condição humana.
Endrega (ou criatura comandada pelo assassino)
Episódio:
Na série não é dito explicitamente a qual grupo ou o nome desta criatura. Porém, a partir do visual pode-se dizer que é uma Endrega. Essas criaturas também são do tipo insectoides, a semelhança de aracnídeos, e naturalmente ocupam regões úmidas. Sua divisão social e habitacional é semelhante a das Kikimoras.
Dúplice
Episódio: 05 e 06
Os dúplices são criaturas que conseguem se transformar em qualquer outro ser. A sua índole parte bastante do caráter individual, sendo assim, existem dúplices assassinos como o da série e outros como Dudu, mostrado no conto Fogo eterno.
A cópia não é apenas física, os trejeitos falas e parte do conhecimento também são adquiridos. Os dúplices podem ser detidos com armas ou objetos de prata.
Djinn
Episódio: 05
Os Djinn são gênios e podem ser presos em recipientes para aproveitamento de seus poderes mágicos, na série é mostrado um Djin do elemento Ar. Quando libertado, o seu dono tem direito a três desejos que quando completados liberam a criatura. O seu momento mais vulnerável é na finalização do terceiro desejo, porém a sua captura exige grande esforço devido a sua imensa força mágica.
Hirikka
Episódio: 06
A Hirikka tem semelhanças com uma criatura do tipo fera, sendo a sua aparência próxima a família dos marsupiais. Como mostrado na série, seu habitat são regiões florestais de mata mais seca e não tão densas, se assemelhariam a estepe.
Segundo Geralt, é uma criatura rara e não tão agressiva. Porém, em sua vontade de se mostrar digno e corajoso, Eick mata a criatura.
Dragão
Episódio: 06
Os dragões são criaturas raras no universo de The Witcher, sendo os tipos mais comuns são os verdes, vermelhos e pretos. Porém, lendas falam da existência do Dragão Dourado que se não fosse o conto “Limite do Possível” continuaria como lenda. Um fato interessante que é mostrado tanto nas série como nos livros é que os Dragões são criaturas conscientes, por este motivo os bruxos não os matam comumente. Isso mostra que as caçadas realizadas pelos humanos não são motivadas por segurança, mas por ganancia em obter os tesouros das criaturas aladas.
Este dragão mítico se mostra na figura do personagem Borch Três Gralhas, que viaja junto com Vea e Tea, e recruta Geralt para a caçada ao um dragão verde. Ao se revelar como o Dragão Dourado, Borch (ou Villentretenmerth) confirma as lendas que seu tipo pode se comunicar por telepatia e se transformar em qualquer ser vivo.
Ghouls (Carniçais)
Episódio: 08
São criaturas do tipo necrófagos e se alimentam de criaturas mortas, porém os vivos podem ser alvo de ataques e uma mordida ou arranhão pode ser fatal. Pelo seu comportamento na série, as criaturas aparentam ser uma mistura de carniçais (necrófagos) com nekkers (ogróides). Assim, sendo muito agressivos, atacando em bando e com grande habilidade de se movimentar por baixo da terra.