Bad Dream: Coma, desenvolvido por Desert Fox e distribuído por Ultimate Game S.A, foi lançado em março para PC e abril de 2021 para Xbox One, PlayStation 4 e Nintendo Switch. O game traz um visual minimalista e mecânicas clássicas de jogos point and click que fazem o jogador pensar onde usar cada item para avançar nas fases. Além disso, há diferentes finais que são alcançados com a aplicação dos itens encontros.

Enredo

O jogo apresenta uma história que parece bastante simples, revisitando cenários do título Bad Dream: Fever, lançado em 2018. Logo no início, temos o nosso personagem dormindo e então já estamos em um mundo destruído, com uma lógica caótica e acontecimentos bizarros. O avançar das fases revela cada vez mais o macabro nos ambientes e narra uma história cujo desenrolar depende das escolhas feitas para se atingir os objetivos.

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Gameplay

A sua gameplay se apresenta no clássico formato de point and click e não adiciona nada de inovador para o gênero. A avançar nos cenários são desafiadores e o jogo não faz questão de lhe apresentar pistas explícitas para onde ir, assim, é fácil se perder ou realizar uma ação um pouco desastrada que leva a um caminho não planejado.

O que também colabora para o desafio, além da falta de informações obvias, é a não diferenciação dos itens que poder receber interações em sua estética. Assim, os jogadores devem ficar atentos aos pequenos detalhes em meio aos cenários caóticos e que podem gerar consequências para a história.

Em relação aos finais possíveis temos : Bom, Neutro e o Ruim. O status do seu personagem e finais possíveis podem ser vistos em uma das áreas do menu. Nesta mesma interface pode ser observada quais de suas ações o levaram para este final, por exemplo, ao matar passarinhos será adicionado um selo “os passarinhos te odeiam” em vermelho e indicando uma ação ruim. Já outras ações podem gerar selos brancos ou meio brancos e meio vermelhos.    

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Visual

O visual dos cenários, e do jogo como um todo, é bastante simplista com seus tons amarelo-azulados envelhecido com contornos pretos. Fora as cores citadas, a cor vermelha também é usada de forma recorrente para representar sangue. A escolha do amarelo com contorno em preto para os objetos cria uma dificuldade proposital para encontrar os objetos chaves no canário. Assim, fazendo com que o jogador tenha que buscar um caminho e depois retornar se baseando na utilidade de cada item no cenário.

A escolha deste jogo de cores combina bem com ideia minimalista e apresenta cenários e criaturas bem feitas. Também é interessante que mesmo em meio ao caos apresentado nas ilustrações o jogo deixa uma exposição de objetos clara para gerar possibilidades e curiosidade. Ou seja, a elaboração dos ambiente é feita para ser confusa, porém é confusa na medida certa.

Em cada fase iremos encontrar personagens bastante peculiares. Estes são bastante marcantes e bizarros, sendo feitos com traços hora um pouco desproporcionai, hora grotescos e sujos. Entre os ambientes que os encontramos estão o Hospital, Cemitério e a Ponte. 

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Veredito

Bad Dream: Coma é um jogo que relembra as melhores características dos jogos point and click ao trazer desafios interessantes e uma fluidez na navegação dentro da fase. Mesmo sem apresentar elementos novos, a boa utilização dos conceitos clássicos do gênero unido a uma história macabra e interessante prende a atenção e engajam os jogadores nos desafios propostos. Visualmente o jogo é caprichado, bagunçado na medida certa e com personagens marcantes. 

Key para Xbox One: Cedida por Ultimate Game U.S

REVER GERAL
Enredo
Visual
Gameplay
Efeitos sonoros
Renan Alboy
Editor do Megascópio e apaixonado por quadrinhos e jogos. Mestre em Ciência da Computação e jornalista.
bad-dream-coma-e-um-point-click-macabro-criticaO game apresenta uma história boa e interessante que prende o jogador. Seu visual é caprichado e os efeito sonoros aplicados nos momentos certos para causar tensão.