Muitos times de Gwent: The Witcher Cardgame lançam seus meta Snapshots, lista de decks que segundo os jogadores estão fortes e competitivos. No Brasil, o Team Dandelion também elabora seu Snapshot do cardgame de The Witcher.

Os decks que constam na listagem foram editados e os textos escritos por Jeronimooo. A seleção do material também conta com a contribuição dos jogadores danieljack0, KNUTdoMAL, MichaelQuiton, HumildeBardo, Icaro_.

Confira a listagem e as notas feitas pelo Team Dandelion:

Angra dos Piratas (Sindicato) – Nota: 4.5

Introdução: Com os recentes buffs de Sindicato Angra dos Piratas se tornou o melhor deck do meta devido a sua versatilidade e capacidade de lidar com quase todo tipo de ameaça.

Pontos fortes: É um deck capaz de punir unidades grandes, muitas unidades e além disso consegue usar venenos, recompensa e ainda por cima pode fazer muitos pontos por ter spenders eficientes no líder.

Pontos fracos: Em algumas partidas começar na moeda azul pode ser perigoso e para não perder em cartas iguais pode ser necessário gastar alguns recursos importantes.

Deck: https://www.playgwent.com/ptBR/decks/bdc7a7e6a3c6ea914218cb43361e4c9b

Considerações: Jacques, Criança Milagrosa, Philippa Eilhart, Hammond, Saul de Navarette.

Bolso Fundo (Sindicato) – Nota: 4.5

Introdução: Apesar dos nerfs para Bolso Fundo esse deck continua tendo boas matches pelo meta com o uso de Justiça, Cutelo e Furadeira.

Pontos fortes: É extremamente eficiente contra decks sem muito controle assim como pode complicar a vida de decks que fazem muitas unidades usando a Furadeira, além disso joga muito bem na moeda vermelha e azul.

Pontos fracos: Precisa comprar spender no r1 pra poder ir fundo nele e por ser devoção pode ter dificuldade em lidar com unidades muito grandes. Além disso é bom planejar bem o usa das suas unidades boas pra não ficar sem gás em um eventual round 3.

Deck: https://www.playgwent.com/pt-BR/decks/654f60c5a73b396da9b5284226603a88

Considerações: Grande Inquisidor Halveed, Moreelse, Hammond, Saul de Navarette.

Carapaça (Monstros) – Nota: 4.0

Introdução: O deck de controle mais estabelecido dos últimos meses está de volta e continua sendo uma das melhores opções do meta. Com tanto deck devoção por aí Kelly consegue facilmente ter um controle muito tranquilo do jogo.

Pontos fortes: Contra decks devoção e/ou sem remoções de unidades grandes existe pouca chance do oponente conseguir fazer algo. Além disso é ótimo contra decks que fazem unidades graças aos Tordos e as remoções.

Pontos fracos: Decks com muito movimento, resets e punição de unidades grandes podem ser um problema pra conseguir estabelecer algo no board.

Deck: https://www.playgwent.com/ptBR/decks/d139bec5451819dad679eda92b9792b0

Considerações: Arsenal, Dorregaray de Vole e Vira-latas de Spalla.

Enxame de Aracnas (Portal) (Monstros) – Nota: 4.0

Introdução: Aracas continua sendo um bom deck porque possui rounds muito bons já que poucos decks tem capacidade de remover tantos drones quanto esse deck consegue fazer e ao mesmo tempo lidar com os buffs em várias unidades.

Pontos fortes: Portal permite que se tenha um round curto bem consistente permitindo e faz com que o bleed seja feito com menos “culpa”.

Ponto fraco: Tem que cuidar com os mulligans para não ficar com bricks na mão e jogar em volta de remoção de fileira o melhor possível quando ela existir. Além disso para encaixar Portal esse deck diminui a consistência em fazer unidades e buffar elas.

Deck: https://www.playgwent.com/ptBR/decks/a6c8a4e9ebcd2edc6f62732837d35db9

Considerações: Geralt: Yrden, Geralt de Rívia, Maldição da Corrupção, Dol Dhu Lokke, Cuecas, Talismã de Osso.

Enxame de Aracas (sem Portal) (Monstros) – Nota: 4.0

Introdução: Esta versão tem uma capacidade melhor de forçar o oponente em dois rounds focando mais em encher o board e buffar as unidades.

Pontos fortes: Este deck possui uma ótima capacidade de forçar rounds 1 e 2 graças a frequente presença de unidades na mesa, remoções de unidades grandes e buffs na forma de Chimeras e o segundo Talismã de Osso.

Pontos fracos: Pode ter um terceiro round mais complicado se o oponente forçar direito e é sempre bom tentar minimizar o impacto de punição de fileira.

Deck: https://www.playgwent.com/pt-BR/decks/e147b0ebd5b35e377e904d088fb896b6

Considerações: Geralt: Yrden, Maldição da Corrupção e Cuecas.

Fome Opressora (Monstros) – Nota: 4.0

Introdução: Joga Viy, consome Viy, joga Viy, consome Viy, joga Viy, consome Viy, joga Viy, consome Viy, joga Viy, consome Viy, joga Viy, consome Viy, joga Viy, consome Viy, joga Arquespora… zoeira, joga Viy, consome Viy.

Pontos fortes: Se comprar os tutors este deck é muito difícil de parar, além disso o Ihuarraquax tem um potencial gigante de quebrar a estratégia do oponente, então é bom jogar ele cedo.

Pontos fracos: Este deck tem zero controle então decks de controle tendem a passar bem por cima deste deck.

Deck: https://www.playgwent.com/pt-BR/decks/1ed356109aa6664f55b7d482983cf004

Considerações: 2º Lagaz, Vidente e Olho de Corvo.

Emboscada Letal (Radeyah) (Scoia’tael) – Nota: 4.0

Introdução: Um deck que nasceu para um meta de campeonato e se adaptou para a ladder, ele é complicado de jogar porque joga mal na moeda azul e ainda sim é importante sempre considerar como se vai ganhar o próximo round porque seus recursos são bem limitados.

Pontos fortes: A Radeyah ajuda a ativar o cenário sem dar um bom alvo para Onda de Calor, além disso este deck usa várias unidades pequenas fazendo com que cartas de remoção grande não tenham bons alvos, além disso Vernossiel ma fileira da frente + Elfos Certeiros pode fazer um estrago.

Pontos fracos: Existe uma boa chance de se perder partidas em cartas iguais e é necessário planejar de acordo, comprar as cartas boas pode ser difícil também então é necessário fazer muito com pouco.

Deck: https://www.playgwent.com/pt-BR/decks/22e19618a48390c7beec19064e463d83

Considerações: O Grande Carvalho, Éibhear Hattori, Armadilha de Serpente, Armadilha Esmagadora, Dorregaray de Vole e Esquilo.

Chama da Glória (descarte) (Sklellige) – Nota: 4.0

Introdução: O pacote de descarte faz com que essa versão tenha um potencial explosivo gigante em um round permitindo também que se compra todas cartas do deck com frequência.

Pontos fortes: O pacote de descarte pode gerar muitos pontos rápido e cartas como Gerd ajudam a punir fileiras, além disso este deck possui mais proatividade que a versão padrão podendo jogar melhor em partidas sem unidades.

Pontos fracos: Não comprar o pacote de descarte cedo pode incorrer em situações complicadas com a chance de comprar Jutta antes de usar o Eist.

Deck: https://www.playgwent.com/pt-BR/decks/c26ad1ac394e50b99207019fde277999

Considerações: Hjalmar na Craite, Herkja, Djenge Frett, Batalha de Clãs, Elixir de Gigaescorpião, Invasora Tuirseach

Turbilhão Implacável (Skellige) – Nota: 3.5

Introdução: Com o buff nesse líder e no pacote de descarte Skellige foi apresentado a uma opção de controle muito boa com um arsenal super variado de cartas, punição de unidades altas e de fileira.

Pontos fortes: Este deck tem muita facilidade em lidar com unidades grandes e para lidar com unidades particulares como engines.

Pontos fracos: As vezes pode existir um problema de proatividade e também é um deck que se não comprar o pacote de descarte pode ter problema em sair da moeda azul.

Deck: https://www.playgwent.com/pt-BR/decks/aac9396b1af933b1a0fcb61b327f3a02

Considerações: Lambert, Harald Houndsnout, Dorregaray de Vole, Esquilo.

Chama da Glória (Guerreiros padrão) (Skellige) – Nota: 3.5

Introdução: Nada de muito novo nesta lista, é basicamente o mesmo deck desde o lançamento do Eist.

Ponto forte: Consistência e os barcos podem fazer este deck darem um certo trabalho em um round longo.

Pontos fracos: Em comparação aos outros decks do meta esta lista não faz uma boa quantidade pontos em um round curto sendo ainda uma ótima opção de round longo e melhor na moeda vermelha.

Deck: https://www.playgwent.com/pt-BR/decks/d699ec9f3519c832ffaa182cddf775ec

Considerações: Hjalmar an Craite, Tyrgvvi, Gerd, Gremist e Batalha de Clãs.

Turbilhão Implacável (Madoc) (Skellige) – Nota: 3.5

Introdução: Uma variante deste deck mais focada em controlar o oponente com bombas e Madoc.

Pontos fortes: Proatividade e explosão do pacote de descarte, facilidade em remover engines e limpas fileiras com o Madoc, líder e as bombas.

Ponto fraco: O Madoc pode ser removido de jogo com certa facilidade (oi, Esquilo) fazendo com que as bombas sejam só cartas de 4 pontos, além disso, se o oponente jogar uma ou mais unidades por vez pode ser mais difícil lidar.

Deck: https://www.playgwent.com/pt-BR/decks/68338ac246d5f50c4c15922a6156270e

Considerações: Hjalmar na Craite, Tyrgvvi, Lambert, Elixir de Gigaescorpião e Pó de Lua.

Aprisionamento (Nilfgaard)  3.5

Introdução: Com o nerf no Baile de Máscaras Nilfgaard ficou com poucas opções realmente boas para a ladder, e enquanto a melhor opção ainda é cenário e aristocratas a ativação dele é mais complicada.

Pontos fortes: Baile de máscaras continua sendo uma das cartas mais fortes do jogo e com Fergus no deck o leque de cartas em que Coup pode ser usada fica bem amplo.

Ponto fraco: Comprar os aristocratas quando é necessário e conseguir se defender o suficiente até chegar no round final com Baile.

Deck: https://www.playgwent.com/pt-BR/decks/fae8ce566831b812ec40148de808cceb

Considerações: Artorius Viggo, Remédio Experimental, e Peleja de Torneio.

Revolta(Reinos do Norte) – Nota: 3.0

Introdução: NR Witchers continua sendo um bom deck para a ladder, mas devido ao aumento de controle a ideia de tirar o Keldar para adicionar mais controle está aí.

Pontos fortes: Tem um round curto muito bom e é um ótimo deck na moeda azul.

Pontos fracos: O round 2 ou 3 longo pode ser um problema porque este deck possui muitas cartas que ou são dependentes de outras para pegarem valor ou possuem adrenalina de 3 ou 4.

Deck: https://www.playgwent.com/pt-BR/decks/e160387a65442c760e0db1b001027284

Considerações: Geralt: Yrden, Geralt: Axii, Lambert, Bruxo Grifo Patrulheiro e Vidente.

Envolvimento Duplo (Reinos d Norte) – Nota: 3.0

Introdução: Uma das novas criações desde patch, este deck joga na ideia de criar vários Regressários no round 1 ou 2 e finalizar o jogo retornando eles todos para o deck com Pavetta e depois usando o Erland imune para criar uma unidade grande.

Pontos fortes: Contra decks sem muito controle esta estratégia funciona muito bem, além disso o Foltest com os Bandeiras é um combo extremamente forte.

Pontos fracos: Depois que o oponente conhece a estratégia é mais fácil jogar em volta dela, além disso não ter última jogada no round final pode incorrer em Maldição da Corrupção e Yrden quebrando a estratégia.

Deck: https://www.playgwent.com/pt-BR/decks/6f470dc702f94e4ca0f19d0ddab9b85b

Menções honrosas

Congregar (Sindicato):

https://www.playgwent.com/ptBR/decks/bb0b3d0b290b0749d945cf1b3d7e58e6

Esconderijo Secreto (Sindicato):

https://www.playgwent.com/pt-BR/decks/4e677d19f19ca57e8d29b0204390c8c1