Após toda a preparação do time da Warabi Seinan, o primeiro tempo da partida contra o time da Urawa Hosei, a equipe mais forte da região de Saitama, começa. Em Campeãs Feridas, aprendemos mais sobre a tática e a força da Urawa Hosei, assim como seu pilar, a volante Chika Kirishima.
Farewell, My Dear Cramer EP 09 | Crítica
Vs. Urawa Hosei – começo do primeiro tempo
O primeiro tempo começa, e a Urawa Hosei já vai para o ataque com força total. Logo de início, Fukatsu já nota que a formação do time adversário não é exatamente comum ou simples – trata-se de uma tática, também usada pela famoso treinador italiano Antonio Conte, chamada Catenaccio e que consiste em uma defesa pragmática usando cinco jogadores, assim como um ataque poderoso, também usando cinco jogadores. O segredo da Urawa Hosei, neste caso, está em suas duas laterais, que estão sempre indo para frente ou para trás conforme a necessidade do time.
Para bloquear as jogadas da Warabi, as jogadoras da Urawa Hosei optam por marcar fortemente os movimento de Soshizaki para que ela não consiga fazer passes para Suo. Acontece que, prevendo isso, Soshizaki opta por fazer passes curtos e mais rápidos a fim de se livrar da marcação e encontrar a melhor jogada.
Ela não contava, porém, que Chika estaria pronta para interceptar esse e todos os seus passes para Suo.
A volante excepcional
Fukatsu também volta sua atenção para Chika, e percebe que ela é a peça chave para que a formação do time adversário funcione. Enquanto conversa com uma das olheiras do time, Masaharu Gotoda, treinador da Urawa Hosei, devaneia sobre como a volante da equipe realmente cresceu.
Descobrimos que, no ano anterior, a derrota para o Instituto Kunogi foi pesada especialmente para Chika, que assumiu toda a culpa do acontecido. Desde então ela fez de seu maior objetivo derrotar Kunogi e assumir o posto de melhor time do Japão.
Para isso, ela se torna uma volante excepcional, capaz de cobrir todos os espaços vagos na defesa e ainda participar do ataque – mesmo quando Nozomi consegue recuperar uma bola espirrada e fica de cara com o gol, Chika aparece e intercepta o chute. Todos ficam impressionados com a capacidade de jogo que ela tem.
Final do primeiro tempo e intervalo
O estilo de jogo da Urawa Hosei e a vasta capacidade de Chika acabam abrindo espaço para um contra-ataque fulminante. Porém, a Warabi mostra que também tem uma volante forte, e Soshizaki para o quase gol do time adversário. O primeiro tempo termina empatado em 0 a 0.
No vestiário, a equipe da Warabi discute a melhor forma de prosseguir para o segundo tempo. Em um momento, Nozomi se volta para Fukatsu e pergunta o que ele acha que elas devem fazer. Mesmo com todos os traumas que ele sofreu, Fukatsu fica impressionado com a vontade que ela tem de vencer e responde que elas devem neutralizar as ações de Chika.
Assim, os dois times retornam para continuar o jogo. O segundo tempo já vai começar.
Veredito
Após finalmente mostrar uma partida na íntegra, Farewell, My Dear Cramer mostra seu potencial como um ótimo anime de esporte. As várias referências feitas a treinadores, táticas e jogadores que de fato existem no mundo real são só a cereja em cima do bolo – a realidade é que a forma como as ações são apresentadas e como as personagens são usadas para mostrar as visões de jogo são ótimas.
Apesar da animação de baixa qualidade, ainda assim conseguimos ver na prática o que as personagens falam: toda vez que alguém menciona algum tipo de movimentação que está criando vantagens, conseguimos ver isso acontecendo em campo.
O destaque especial vai para Chika, mais uma dessas personagens que aparecem como adversárias mas que conseguem ser mais interessantes que as próprias protagonistas. O design dela, inspirado no ex-jogador holandês Edgar Davids, também cai muito bem com sua personalidade de quem tem sempre que se jogador e correr o campo todo.
Farewell, My Dear Cramer tem novo episódio todo domingo, na Crunchyroll.