Para encontrar os segredos de seus brasões, os digiescolhidos seguiram caminhos diferentes. Em Dança dos Céus, Hououmon, Taichi e Sora chegam até uma ilha vulcânica habitada por alguns digimon. Prontas para salvar seus amigos de uma erupção, Sora e Piyomon alcançam o nível final.

Digimon Adventure EP 51 | Crítica

Junkmon e a ilha vulcânica

Taichi e Sora, juntos de Agumon e Piyomon, estão seguindo as coordenadas que aparecem no digivice de Sora. De repente, eles são atingidos por uma grande coluna de fumaça vinda de um vulcão em uma ilha, e acabam perdendo o controle e caindo Antes de atingirem o chão, porém, eles são salvas por um grupo de digimon.

O líder desse grupo é Junkmon, que tem o objetivo de construir várias barreiras ao redor do vulcão para que elas impeçam a descida da lava durante uma eventual erupção, dando tempo de todos escaparem. Como que para provar o ponto de Junkmon, o vulcão expele algumas pedras, indicando que sua grande erupção está próxima de acontecer.

Decididos a ajudar seus mais novos amigos, Taichi, Sora, Agumon e Piyomon colocam a mão na massa. Algum tempo depois, algumas vigas de metal acabam caindo na direção de Sora – ela é salva por Piyomon, mas a digimon se machuca no processo e é colocada para descansar.

Após assistir sua parceira se machucar por sua causa, Sora decide fazer com que ela fique de fora das atividades, mesmo que ela já esteja recuperada. Piyomon se sente abandonada por Sora e as duas acabam brigando.

Piyomon.

Surge Hououmon

Depois da briga, Sora conversa um pouco com Junkmon sobre o acontecido e acaba aprendendo como um digimon tão forte como ele consegue prosperar: é a confiança mútua entre ele e seus colegas que, mesmo mais fracos, acreditam nele e o apoiam.

Quando Sora percebe como ela deveria ter tratado sua parceira, o vulcão da ilha finalmente entra em erupção. Todos fogem para o mar, e Taichi, junto de MetalGreymon, sobrevoam a ilha para encontrar e salvar quem tenha ficado preso ou perdido. Sora e Junkmon, que estavam mais próximos ao vulcão, tentam correr mas não conseguem escapar.

Junkmon acaba sendo atingindo por destroços e fica desacordado. Quando parecia que Sora não conseguiria salvá-lo, Piyomon aparece e, evoluindo para Birdramon, leva os dois para longe. Elas se encontram com Taichi, que abriga Junkmon, enquanto Sora e Birdramon tentam parar a erupção de alguma forma.

Agora evoluindo para Garudamon, a dupla tenta usar pedras para reforçar as barreiras e dar tempo para os outros fugirem, mas acabam sendo engolidas pela lava. Mesmo quando elas deveriam ter sido queimadas, uma aura aparece em torno das duas e, junto com o amor que uma sente pela outra, uma megadigievolução acontece e Hououmon surge.

O poder da ave sagrada controla a lava e a manda para os céus, transformando a erupção em um pilar de luz, assim impedindo que o vulcão fique ativo novamente. Agora novamente com Taichi e os outros, Sora percebe que seu digivice ainda aponta para uma direção mais ao longe. Ela parte junto de Piyomon, enquanto Taichi, Agumon e Junkmon decidem ir até as fontes termais para recuperar as energias.

Hououmon.

Veredito

Aparentemente, o episódio 52 do reboot confirma que, pelo menos por um tempo, os capítulos voltarão a ter aquele formato de “caso da semana”, onde, no final, o digimon foco ganha uma nova forma – assim como aconteceu com as formas perfeitas. Esse formato não é de todo ruim e, dependendo de como é trabalho, pode ser interessante.

O caso específico do episódio 52, porém, é ambíguo: por um lado, colocar Hououmon no anime para controlar o ambiente é algo que faz sentido com a lore do personagem nos jogos da franquia: Hououmon é um digimon especial, que trabalha trazendo equilíbrio para o ambiente do digimundo.

Por outro, percebe-se que a forma final dos digimon, algo de tanta importância, talvez seja tratada com um certo desdém. Por exemplo, quando Gabumon alcançou a forma de MetalGarurumon lutando contra um digimon aleatório em uma corrida – essas são as formas mais fortes dos digimon, elas mereciam algum tipo de respeito maior.

De qualquer forma, talvez nós já possamos não criar nenhum tipo de expectativa para esses episódios de introdução das formas finais, porque eles não parecem ser grande coisa no quesito de construção de enredo e momentos grandiosos. Resta esperar que as respostas no final do – talvez último – arco seja satisfatórias o bastante para compensar.

Digimon Adventure tem novo episódio todo sábado, na Crunchyroll.