Depois de Palmon atingir o nível final e se tornar uma Rosemon, voltamos nossa atenção para a jornada de Yamato e Gabumon. No episódio do último sábado, O Lobo Dourado da Lua Crescente, a dupla encontra um acampamento que é constantemente atacado pelo que parece ser um fantasma, e a única solução para o problema é uma lenda antiga de um guerreiro de armadura dourada.

Digimon Adventure EP 55 | Crítica

Zanbamon, o samurai fantasma

Yamato e Gabumon seguem sua viagem para tentar entender o segredo dos brasões. Gabumon vem tendo alguns sonhos estranhos com uma criatura de armadura carregando uma espada, mas não sabe dizer o que é nem por que está sonhando essas coisas. De repente, ambos são cercados por uma névoa roxa e, sentindo o perigo, tentam fugir mas quase são atingidos por um Zanbamon, um digimon samurai.

Um Gryzmon, um Storabimon e um Hanumon aparecem para lidar com o agressor, mas Zanbamon não é afetado por nenhum dos ataques e elimina Gryzmon e Hanumon. Quando Storabimon iria ser eliminado também, Yamato e Garurumon decidem ajudá-lo: no processo, Garurumon percebe que seus ataques simplesmente atravessam o inimigo, como se ele fosse um fantasma.

Sem outra opção, o trio foge por um tempo, até que o dia amanhece e faz com que Zanbamon desapareça. Seguros por ora, os três vão para a vila de Storabimon e conhecem alguns digimon sobreviventes, todos vítimas dos ataques de Zanbamon. Juntando todas as informações que eles tem, Yamato e Gabumon ligam para Koshiro e explicam a situação, pedindo para que ele tente descobrir o que está acontecendo.

Zanbamon, o digimon samurai.

A caída da noite

A tática que os moradores da vila vem usando para lidar com Zanbamon é precária: desde que ele começou a atacar, toda noite alguém sai para tentar distraí-lo até o amanhecer, enquanto os outros se escondem. Agora que os melhores guerreiros do vilarejo foram derrotados, não há mais alguém que consiga fazer esse papel e voltar vivo: é aí que Yamato e Gabumon se oferecem, contando também com o apoio de Storabimon.

A noite caí, e, com ela, Zanbamon surge da mesma névoa roxa. Com isso, a batalha se inicia, mas em pouco tempo a dupla confirma que todos os seus golpes atravessam o inimigo e não fazem nada com ele, confirmando se tratar de um fantasma. A batalha se estende muito mais do que Yamato e WereGarurumon conseguiriam aguentar sozinhos, quando, depois de serem avisados da situação por Koshiro, Taichi e MetalGreymon aparecem para ajudar.

Cortamos para o amanhecer, e os quatros conseguiram distrair o inimigo e sair vivos, apesar de completamente derrotados. Nada funcionou, mesmo que eles tenham usado suas formas finais de MetalGarurumon e WarGreymon. Mais tarde no mesmo dia, Koshiro retorna para explicar que encontrou uma lenda: muito tempo atrás, houve uma guerra naquela região entre um exército liderado por Zanbamon e outro liderado por um guerreiro de armadura dourada misterioso. Mesmo sendo derrotado pelo guerreiro misterioso, a alma de Zanbamon nunca descansou, então o guerreiro usou sua própria alma para selar o inimigo no mesmo lugar onde costumava ser a vila de Storabimon.

Zanbamon frente a frente com o guerreiro de armadura dourada.

CresGarurumon, o guerreiro de armadura dourada

Depois de algum tempo, Storabimon, Yamato e Garurumon chegam até o local onde Zanbamon havia sido selado. O lugar, antiga vila de Storabimon, também foi o primeiro a ser atacado pelo samurai depois que ele se libertou. Dentro da caverna eles encontram uma espada enferrujada, a mesma que foi usada pelo guerreiro de armadura dourada. Garurumon percebe que os sonhos que ele vem tendo é a forma que a espada encontrou de se comunicar com ele – ela é a chave para derrotar Zanbamon.

A noite chega novamente, e Taichi e MetalGreymon começou a atrasar o samurai sozinhos enquanto Yamato e Gabumon não chegam. Quando a dupla finalmente consegue entrar na batalha, WereGarurumon tenta usar a espada enferrujada, mas ela prontamente se quebra em duas ao entrar em contato com a arma de Zanbamon. Yamato pega uma parte da espada enquanto WereGarurumon pega a outra, e juntos eles conseguem segurar o ataque do inimigo, liberando um novo poder.

Quando o mapa no digivice de Yamato se transforma em um dos símbolos dos brasões, WereGarurumon assume uma nova forma final: CresGarurumon, o guerreiro dourado das lendas. Em um embate rápido, Zanbamon é derrotado e sua alma é expurgada do mundo, liberando a vila de Storabimon do terror.

CresGarurumon, nova forma final de Gabumon.

Veredito

Esse é mais um da leva de episódios que vem encerrando arcos de desenvolvimento: primeiro com Sora e Piyomon, depois com Mimi e Palmon, e agora com Yamato e Gabumon. Foi um bom episódio em relação ao desenvolvimento de Yamato, mostrado no começou do anime como uma pessoa que não confia em ninguém e quer fazer tudo sozinho, para o Yamato de agora, que é uma pessoa que acredita nas suas amizades e prontamente se coloca fora do seu caminho só para ajudar alguém.

Porém, fora isso, não há muito mais para ser destacado de forma positiva: a animação voltou a estar em um nível abaixo do aceitável, e o próprio enredo do episódio foi menos que interessante. Talvez fosse um bom episódio se ele tivesse acontecido mais para o início/meio da história, mas a pequena revelação quando Yamato “encontra” seu brasão não justifica o resto do enredo esquecível – o que também inclui a forma final alternativa de Gabumon, cuja qual o anime não deu indícios que será usada de novo (assim como BlitzGreymon).

Outro ponto negativo é a aparente onipresença de Taichi e Agumon, que devem ser extremamente velozes para estarem com Joe em um episódio, Mimi no outro e Yamato no seguinte. Sorte da dupla que o próximo episódio voltará a ser sobre os dois, e também talvez nos dê mais pistas sobre o que é essa Grande Calamidade que está vindo.

Digimon Adventure tem novo episódio todo sábado, na Crunchyroll.