Dando continuidade à série de digievoluções para o nível final, o episódio do último sábado de Digimon Adventure, Relâmpago HerakleKabuterimon, coloca Koshiro e Tentomon em uma situação onde seus amigos estão em perigo. Para solucionar os problemas, a dupla precisará alcançar uma nova evolução.
Digimon Adventure EP 58 | Crítica
O jogo de Nanomon
Seguindo o mapa em seus digivice, Koshiro e Tentomon vão parar no mesmo desfiladeiro onde alcançaram a forma de AtlurKabuterimon algum tempo atrás. Lá eles encontram Taichi e Agumon, que também estão seguindo suas próprias pistas.
De repente eles escutam uma voz chamando por Koshiro: se trata de um Nanomon entrando em contato via holograma que deseja desafiar o digiescolhido do conhecimento para um jogo valendo a vida de Whamon, uma velha amiga que salvou Koshiro e Tentomon no passado. Ela está sendo mantida refém por um GranKuwagamon, digimon do nível final, e para chegar até ela, o grupo precisará resolver uma série de enigmas em uma masmorra.
Três entradas se abrem na parede a frente dos digiescolhidos: o jogo começa.
Enigmas
Logo após o holograma de Nanomon desaparecer, Koshiro recebe a primeira dica dos enigmas em seus tablet: “Deixe-se levar pelo sopro da natureza e prossiga acima.” Cada uma das entradas tem um fluxo de vento e um solo próprio, então Koshiro decide seguir pela entrada que tem fluxo de vento favorável. A escolha da certo, mas o enigma ainda estava pela metade: um pouco depois da entrada, um gêiser bloqueia o caminho.
Analisando a situação, Koshiro decide que o melhor caminho é apenas pular o gêiser quando ele descer. O grupo atravessa para o outro lado, mas chegando lá, um som de resposta errada é acionado e Taichi desaparece. Nanomon mostra que a resposta certa era ser levado pelo gêiser para cima, onde haveria outra entrada. Ele também explica que cada erro custará um amigo, e eles serão transformados em Nanomon se Koshiro não se apressar.
A próxima dica é a seguinte: “Na pista de dança sem luz, deixe a valsa ecoar às 3 horas para abrir o caminho.” Três caminhos estão disponíveis, e um deles está em chamas. Ao ver seu parceiro hesitar, Tentomon lidera os três para a ponte em chamas e descobrem que as chamas eram uma projeção de luz. Para a segunda parte do enigma, Koshiro percebe que o horário se referente a direções e a valsa se refere ao ritmo da passada, então ele dá três passos no lado direito da ponto e consegue abrir o caminho correto.
A última dica: “Quebre a escuridão sem fim de si mesmo e vá em direção ao passado.” Koshiro novamente se precipita tentando dar uma resposta correta e o grupo cai em um buraco, perdendo Agumon no processo. Tentomon salva o parceiro de um ataque punitivo de Nanomon, levantando sua moral. Depois de se acalmar, Koshiro consegue encontrar uma resposta inicial: havia um túnel dentro do lago cujo qual os leva diretamente para Whamon.
A forma final, HerakleKabuterimon
Saindo do túnel eles são prontamente atacados por GranKuwagamon, e a forma de AtlurKabuterimon não é suficientemente forte para lidar com ele. Ao observar Whamon, Koshiro descobre a resposta correta e, reagindo ao seus sentimentos, seu parceiro alcança a forma final, HerakleKabuterimon.
Juntos eles enganam Nanomon com um vírus, fazendo-o sair de seu esconderijo dentro de Whamon. HerakleKabuterimon derrota GranKuwagamon e eles optam por poupar Nanomon após vencerem o jogo. Taichi acaba descobrindo que um grupo de SoundBirdmon estavam controlando o digimon androide, e ele na realidade é amigo de Gerbemon e uma boa criatura que admira muito Koshiro.
Ao fim de tudo, o digiescolhido da sabedoria conseguiu adquirir o poder do brasão. Mas a Grande Calamidade ainda está por vir.
Veredito
Apesar da temática diferente de resolução de enigmas, o episódio em si foi bem fraco – assim como a maioria dessa leva de evoluções finais. Por um lado, explorar o lado mais analítico de Koshiro e o balanço de sua relação com Tentomon foi bastante interessante, provando que os personagens tem bastante potencial se melhor trabalhados.
Porém, novamente o episódio não passou a sensação de urgência que uma evolução final deveria ter. HerakleKabuterimon nem sequer teve uma animação de digievolução, apenas ganhando uma sequência estilo Cavaleiros do Zodíaco vestindo as armaduras. O tratamento que o reboot vem dando para esses momentos que deveriam ser memoráveis é um dos muitos pontos negativos do anime até aqui.
O lado bom é que, apesar de Taichi e Agumon serem onipresentes nos episódios, eles não vem tendo muito destaque, deixando os holofotes para os outros digiescolhidos.
O próximo episódio focará na última dupla que ainda não tem uma forma final: Joe e Gomamon. A aparição de Vikemon pode ser bem divertida de assistir, já que os episódios dos dois geralmente são propositalmente mais cômicos. Porém, é importante não ter as esperanças muito altas, visto o padrão do anime.
Digimon Adventure tem novo episódio todos os sábados, na Crunchyroll.