Desenvolvido pelo estúdio Cavia e publicado pela Square Enix em 2003 para Playstation 2, o primeiro jogo da série Drakengard também foi o primeiro jogo da série NieR.

Um dos elementos que ele divide com os outros jogos das duas séries são seus múltiplos finais, que podem ser alcançados dependendo de alguns acontecimentos distintos dentro do jogo. São esses finais e os fatores que levam até eles que vamos entender hoje.

Importante ressaltar que, por falar sobre os finais do jogo, este artigo estará cheio de spoilers.

O que precisamos saber sobre o enredo

Para entender os caminhos dos personagens, precisamos antes entender o básico do enredo do jogo. O título se passa no mundo fantasioso de Midgar, que é protegido do Caos desconhecido por quatro selos: do deserto, do oceano, da floresta e da deusa. Neste mundo, uma guerra entre a União e o Império toma conta da vida de muitos, incluindo de nosso protagonista, Caim.

Caim lidera o exército da União contra os soldados de olhos vermelhos do Império, que parecem estar sendo controlados por algum tipo de força maior e tem como objetivo destruir os selos para libertar as forças do Caos. Em uma batalha, Caim é ferido mortalmente, e decide usar suas últimas forças para proteger sua irmã, Furiae, a deusa do selo desta época.

Ao entrar no castelo onde Furiae está, Caim encontra um Dragão Vermelho acorrentado e também prestes a morrer. Para sobreviver, eles decidem formar um Pacto, que nada mais é que uma espécie de contrato feito entre humanos e bestas onde eles passam a dividir vitalidade e força, se tornando essencialmente um único ser. Para obter tal poder, o humano precisa abrir mão de algo: no caso de Caim, ele perde sua voz.

Juntos, Caim e o Dragão Vermelho aniquilam as forças do Império dentro do castelo e encontram Furiae, que está junto de Inuart, outra peça importante do quebra-cabeça: Inuart é amigo de infância dos irmãos e era noivo de Furiae, até que ela se tornou a deusa e abandonou as obrigações de uma mulher mundana. Ele sonha com o dia onde sua amada poderá voltar a ser uma mulher normal. Esse desejo eventualmente o leva a ser controlado pelos Watchers, quando ele sequestra Furiae, selando seu destino.

A partir daqui, iremos focar mais nos acontecimentos importantes dos personagens principais que levam aos diferentes finais. Vale ressaltar que, além de Caim, Dragão Vermelho, Furiae e Inuart, o jogo também apresenta os personagens secundários Leonard, Arioch, Seere e Verdelet, porém, como eles são personagens opcionais, iremos comentar sobre eles pontualmente. Também é bom destacar que cada final só pode ser alcançado ao aumentar os níveis de todas as armas do jogo.

Drakengard
Caim e o Dragão Vermelho realizando o Pacto.

Os finais

Todos os finais tem o mesmo início, com algumas pequenas variações: após seguir Inuart para uma cidade flutuante, Caim descobre que Furiae já está morta. Aqui conhecemos a irmã gêmea de Seere, Manah, a líder do culto dos Watchers. Agora que a deusa está morta, objetos chamados Sementes da Ressurreição apareceram no mundo. Inuart perde completamente sua sanidade e decide levar o corpo de Furiae para uma dessas sementes na esperança de trazê-la de volta a vida, porém o Dragão Vermelho avisa para Caim que essas sementes também são conhecidas como Sementes da Destruição, então Inuart precisa ser parado antes que algo terrível aconteça.

  • Final A: Caim volta suas atenções para Manah, a líder do culto. Verdelet tenta usar um feitiço para livrar a criança da influência dos Watchers, porém ela acaba se tornando uma criatura gigante que ameaça a humanidade. Após derrotá-la, o Dragão Vermelho anuncia que o mundo precisa de uma nova deusa de selo, e se oferece para o cargo. Antes de desaparecer, ela revela seu verdadeiro nome para Caim: Angelus.
  • Final B: Inuart eventualmente alcança uma das Sementes da Destruição e consegue colocar o corpo inerte de Furiae dentro. Porém, ao invés de trazê-la de volta, a semente a transforma em uma criatura grotesca que prontamente mata Inuart. Em uma luta desesperada, Caim eventualmente a mata, apenas para descobrir que incontáveis clones da criatura que tem a aparência da sua irmã ainda assolam o mundo.
  • Final C: Caim consegue chegar até Furiae antes de sua morte, porém, Manah acaba revelando que a deusa possui sentimentos românticos por seu irmão. Ao ver o olhar de nojo e decepção nos olhos de seu amado, Furiae tira sua própria vida. Inuart entra em cena e leva o corpo de Furiae, mas morre antes de conseguir ressuscitá-la. Manah tenta invocar um dragão mas acaba sendo devorada por ele. Caim corre para o local, apenas para descobrir que o dragão é Angelus, e que agora eles devem batalhar. Após matar sua melhor amiga (e interesse romântico), Caim escuta o barulho de inúmeros dragões no lado de fora.
  • Final D: ao desviar-se do caminho principal, o grupo encontra Manah, que é morta por Seere. No lado de fora, portais se abrem no céu e deles descem bebês canibais gigantes liderados por uma criatura chamada Queen Beast – esses são os Watchers. Arioch e Leonard são mortos pelas criaturas e o mundo está a beira da destruição. A única ideia que Angelus tem é usar o Pacto de Seere para impedir as criaturas – quando realizou seu pacto, Seere sacrificou o tempo, sem nunca poder envelhecer. Caim e Angelus conseguem levar o garoto até a Queen Beast, mas são mortos no processo. Ao quebrar seu Pacto, Seere libera uma grande quantidade de energia que congela o tempo de tudo que está ao seu redor, impedindo que os Watchers se espalhem pelo mundo.
  • Final E: Caim e Angelus tomam para si a tarefa de derrotar a Queen Beast, e os três entram em um portal que os levam para Tóquio no nosso mundo real. Em uma batalha feita aos moldes de jogos de ritmo, a dupla eventualmente derrota a gigante. Ela se dissolve em um material branco, e Caim e Angelus são alvejados por mísseis das Forças de Autodefesa do Japão.
Drakengard
Batalha do Final E contra a Queen Beast.

Cânone da série

Os finais A, B e E são os considerados cânones para as séries Drakengard e NieR, respectivamente. Drakengard 2 acontece em um futuro resultado de uma mistura entre os finais A e B: o mundo quase acabou como resultado das ações de Manah e dos Watchers, e ela agora leva uma vida de arrependimento e redenção. O protagonista do jogo, Nowe, tem uma relação com as Sementes da Destruição e com Inuart e Furiae, mas que só é explicada ao final do game.

NieR Replicant/Gestalt se passam no futuro do final E, onde a humanidade foi assolada por uma doença chamada White Chlorination Syndrome causada pela dissolução da Queen Beast e precisou separar suas almas de seus corpos em uma vã tentativa de evitar a extinção. Esse final em específico foi pensado por Yoko Taro como uma sátira de Neon Genesis Evangelion na figura da Queen Beast, mas que acabou se tornando o final mais importante da série.

Drakengard
O futuro em NieR Replicant.

Drakengard está disponível exclusivamente para Playstation 2. Se você quiser saber mais sobre o universo Drakengard/NieR, não deixe de conferir os artigos abaixo: