The Great Ace Attorney Chronicles se apresentou advogando seu caso à corte, apresentou evidências e interrogou suas testemunhas, mas qual será o veredito do Juiz?

The Great Ace Attorney Chronicles marca o retorno da série da Capcom que começou no Game Boy Advance e inclui os dois jogos dessa mini-série até agora. The Great Ace Attorney: Adventures e The Great Ace Attorney: Resolve.

Argumento Inicial

The Great Ace Attorney Chronicles
The Great Ace Attorney Chronicles_20210805145833

O jogo se passa na era Meiji japonesa e segue Ryunosuke Naruhodo, antepasado do protagonista original da série Phoenix Wright (Ryuichi Naruhodo no original), um jovem universitário que se vê no meio de uma corte de justiça acusado de um crime que não cometeu e precisa advogar em defesa de si mesmo.

Ace Attorney é uma visual novel em formato de “tribunal simulator” em que você examina a cena do crime, coleta depoimentos, estuda evidências e interroga testemunhas. É metade trabalho investigativo policial e metade advocacia na corte. O jogo funciona por capítulos e cada capítulo com seus próprios casos e mistérios a serem resolvidos, mas apesar da natureza episódica, existe uma linha narrativa linear por todo o jogo.

Virtudes

História e diálogo é sempre o que determina a vida ou a morte de uma Visual Novel e The Great Ace Attorney tem seus pecados que não podem ser ignorados apesar dos seus méritos. 

The Great Ace Attorney Chronicles
The Great Ace Attorney Chronicles

Os personagens principais são bem carismáticos, existe uma química muito boa entre eles através dos diálogos e também estão frequentemente usando umas das centenas de animações feitas com seus modelos 3D para enfatizar suas falas, essas animações podem variar desde movimentos discretos para apresentar pistas ao jogador na hora do interrogatório tanto quanto reações exageradas que transpiram a natureza mais cartunesca do jogo e isso é ótimo.

O uso extensivo de animações acaba dando uma sensação diferente de outras visual novels e você nunca sente que os personagens estão “travados” no lugar.

O jogo também usa muito bem o cenário ao seu favor. A história é dividida entre os personagens japoneses em um período que o Japão está se abrindo ao mundo e influências externas e alguns casos levam o protagonista a Inglaterra na era da revolução industrial quando o país era o maior exemplo possível de civilização moderna e todo o contexto socioeconômico se reflete nos casos, nos personagens envolvidos assim como seus trejeitos e designs e até como alguns personagens tratam outros.

Alguns personagens, por exemplo, podem agir com preconceito com os protagonistas asiáticos, mas dá para perceber através dos diálogos que é muito mais uma questão de ignorância e confusão do que propriamente racismo.

O jogo também conta com uma galeria de arte com comentários do artista principal da série, Kazuya Nuri, que é um extra bem interessante para quem se interessa em processo criativo e minúcias em design.

Crimes

The Great Ace Attorney Chronicles_20210813160718

A outra face da moeda de The Great Ace Attorney é que apesar dos diálogos proporcionarem alguns momentos incríveis, o jogo ainda segura na mão do jogador em uma magnitude que chega a incomodar.

Os personagens recontam as situações e em que estágio a investigação está inúmeras vezes inflando o tempo de jogo desnecessariamente, chegando até ao cúmulo de re-explicar detalhadamente duas vezes a mesma cena em menos de uma hora de jogo. Isso somado com a  dublagem do jogo estar restrita a cutscenes no começo de cada capítulo, acaba deixando a experiência um pouco alienante.

O “simulador de tribunal” também é um pouco decepcionante para quem é novo na franquia. Para os casos terem continuidade em Ace Attorney, o jogador deve apresentar uma evidência ou questionar uma testemunha no tempo e do jeito exato que o jogo julga como correto.

Diversas vezes alguma evidência aprecia com provas que poderiam mudar o rumo da “batalha”, mas eu não poderia apontá-la até o ponto que o jogo me permitiria e também não é possível o jogador apresentar uma evidência “mais ou menos correta” e ter que lidar com a consequência disso, com diálogos diferentes e gerando novos caminhos para a solução do caso.

Mais um pecado do jogo é que todo caso é extremamente dramático. Cada caso tem muitas reviravoltas e isso tira muito o peso de cada conquista e cada revelação que é feita no tribunal.

Sendo um jogo com inúmeros trocadilhos e extremamente pesado em texto, a falta de uma tradução acaba afunilando o escopo de quem pode aproveitar plenamente do que esse jogo tem a oferecer.

Julgamento

The Great Ace Attorney Chronicles_20210805095501

Querendo ou não, todos os defeitos de The Great Ace Attorney já acompanham a franquia desde sua concepção e os fãs veteranos já estão mais do que acostumados com isso. Se você tem um bom nível de inglês e gosta de acompanhar casos de mistério com um bom tempero de anime e juridiquês, The Great Ace Attorney Chronicles ainda é uma boa pedida.

The Great Ace Attorney Chronicles está disponível para PS4, Nintendo Switch e PC via Steam.

KEY para PS4: cedida pela Capcom
Revisão: Thaís Spierr

REVER GERAL
Enredo
Direção
Trilha Sonora
Jogabilidade
Design
the-great-ace-attorney-chronicles-criticaThe Great Ace Attorney Chronicles tem os mesmo defeitos e acertos dos jogos anteriores da série Ace Attorney. Os novos personagens são carismáticos e os novos mistérios são fascinantes. A coletânea carrega dois jogos de uma nova série dentro da franquia e pode ser porta de entrada para um novo público além de ser o bom e velho Ace Attorney que os veteranos da série.