Foreclosed, desenvolvido pela Antab Studio e distribuído pela Merge Games, foi lançado em 12 de agosto para as plataformas PC (via Steam), Xbox One, PlayStation 4 e Nintendo Switch. Com um visual que chama a atenção, formato de narrativa muito atraente e uma gameplay simples mais variada e divertida, o game mostra um mundo cyberpunk muito atraente.

Vem conferir a crítica o Mega e conhecer mais detalhes do game que parece um quadrinho interativo! 

Correndo pela vida

Se passando em um mundo cyberpunk, Foreclosed nos coloca na pele de Evan Kapnos, que um determinado dia acorda e descobre que sua identidade foi cancelada. Para recupera-la ele deve comparecer ao tribunal e fazer uma revalidação, porém as coisas não são tão simples assim, quando ao sai de casa descobre que está sendo caçado.

Após receber uma misteriosa ajuda, Kapnos se vê envolvido em uma trama muito perigosa. Quem está o caçando? Por que ele? A vida dele é mesmo tão valiosa assim? Bom, essas e outras questões são respondidas de uma maneira clara e envolvendo muita ação e aventura.

foreclosed-3

Estética cyberpunk e uma ótima gameplay

Visualmente o game optou por um estilo cartoon, combinando bem com a forma narrativa de mostrar tanto trechos de gameplay e cut scenes no formato de páginas de histórias em quadrinhos. A escolha surpreende e se mostra eficiente ao criar um clima de suspense para as próximas etapas a serem enfrentadas no cenário. Sem dúvida, a ambientação cyberpunk ganhou muito com o formato, ainda mais quando a escolha de cores consegue transmitir a frieza necessária para a construção de um mundo pertencente a este gênero. 

A gameplay segue uma fórmula bem simples e prática. Entre no cenário, enfrente os inimigos, siga a história e tome algumas decisões. Em alguns momentos ocorrem variações de atividades, por exemplo, quando temos que ativar algum mecanismo que exige investigação pelo local ou passar em stealth por um trecho. Por mais que seja simples o uso de diversos perks tornam a gameplay variada e divertida.  

foreclosed-1

Evoluindo habilidades

Mas como o personagem ganha mais perks? Bom, basicamente ao final de cada enfrentamento somos bonificados com pontos, quando preenchida a barra um ponto de habilidade é dado. Outra forma de obter pontos é localizar e interceptar sinais de comunicação, estes são marcados por um sinal verde sempre que Kapnos se aproxima de uma transmissão.

Com os pontos é possível adquirir habilidades para o personagem e para a arama. O personagem pode derrubar (ou erguer) inimigos, isola-los temporariamente e obter escudo, por exemplo. Já em relação a arma, é possível fazer uso de balas teleguiadas, com maior impacto e até mesmo projéteis explosivos. No geral não são muitas opções em ambas as categorias de habilidades, porém são suficientes para tornar a gameplay variada devido ao jogo ser de média duração. 

Um ponto que favorece o jogo com relação a quantidade de habilidades é a limitação para usa-las. Por mais que seja possível desbloquear todas na primeira campanha, só podemos equipar quatro poderes no personagem e três na arma. Isso me incentivou a testar diferentes combinações e que ajudaram em uma abordagem mais eficiente para as diferentes situações encontradas.

Foreclosed-2

Veredito

Foreclosed é um jogo que apresenta mecânicas de fácil assimilação e um visual incrível. A evolução das habilidades do personagem é simplista, acessível e funcional ao mostrar um real impacto na forma de jogar. O modo com que a história é contada se destaca ao relacionar gameplay e cut scenes com layouts que remetem a histórias em quadrinhos, assim, dando um charme e imersão a mais para o game.

Ainda sobre a estética, as cores variadas e uso de neons caracterizam bem o universo cyberpunk representado. Além disso, a premissa básica do gênero – alta tecnologia e baixa qualidade de vida – pode ser pinçada e diferentes trechos. Por fim, é justo dizer que o game se diferencia dos demais do gênero ao estilizar mecânicas e formato da narrativa que poderiam facilmente cair na mesmice.

Chave de Xbox One cedida pela Merge Games

REVER GERAL
Enredo
Gameplay
Visual
Ambientação
Renan Alboy
Editor do Megascópio e apaixonado por quadrinhos e jogos. Mestre em Ciência da Computação e jornalista.
foreclosed-e-uma-hq-cyberpunk-criticaForeclosed é divertido e imersivo, destacando a gameplay , simples mas eficiente, e a forma com que a narrativa é contada ao se relacionar com histórias em quadrinhos.