Tales of Arise, originalmente anunciado na longínqua E3 de 2019, finalmente se aproxima da sua data de lançamento e com ela a Bandai Namco disponibilizou uma demo do jogo para termos um gostinho do que está por vir dia 10 de setembro que é quando o jogo será lançado oficialmente.

A Demo de Tales of Arise, apesar de curta, oferece um pouco do quê deve ser maior parte do seu tempo com o jogo. Passear pelos cenários, cumprir objetivos, interações entre os personagens e lutar contra monstros no meio do caminho.

Um Novo Mundo

Logo de cara, a coisa mais impressionante sobre o jogo é o quão bonito ele é. A série nunca foi conhecida pelo poder gráfico que ela extrai do hardware, muito pelo contrário. O último jogo da franquia, Tales of Berseria de 2017, ainda tinha uma cara de jogo do PlayStation 3 apesar dele lidar muito bem com isso usando um estilo artístico bem particular.

Tales of Arise

Tales of Arise, por outro lado, é realmente o próximo passo visualmente. Os cenários, cores e iluminação são impressionantes, ainda mais levando em consideração que ele tem uma boa performance no PS4 base.

O detalhismo nos modelos 3D e a iluminação fazem o visual anime que acompanha a série desde o começo sumir um pouco, mas essa certamente era a intenção dos desenvolvedores e eles conseguiram criar não só personagens, mas cenários e inimigos um pouco mais realista e sem perder aquele toque de fantasia.

Novidades no Combate

Após o choque inicial com os visuais do jogo, a demo é muito mais uma prova de como cada personagem se comporta em batalha e as adições feitas em cima do combate de Tales of Berseria.

A grande nova adição no combate de Tales of Arise são os Boost Attacks e Boost Strikes.

Boost Attacks são ataques especiais dos membros do time que podem ser utilizados com um aperto de botão e oferecem versatilidade para abordar certos tipos de monstros ou até mesmo dano puro que são melhores para manter o ritmo da sua ofensiva e criar oportunidades de Burst Strikes.

Burst Strikes são finalizações que os personagens podem fazer em conjunto com seus parceiros após certa quantidade de dano ser feita sequencialmente em um alvo. Em monstros comuns Burst Strikes causam dano fatal e em bosses causa uma quantidade significativa de dano.

Tales of Arise

Como padrão da franquia, cada personagem tem características especiais e em Arise algumas dessas particularidades podem ser bem interessantes em alguns personagens e em outros é algo um pouco mais sutil.

Por exemplo, Rinwell é uma maga que pode segurar cargas de magias e usar cargas acumuladas para usar magias que normalmente não teria acesso. Law é um personagem mais corpo-a-corpo e ganha buffs que aumentam o dano causado quanto mais momentum ele tem causando dano no inimigo sem ser interrompido.

O Melhor Está Por Vir

Apesar de Tales of ser uma série de Action-RPG, o combate ainda não é totalmente livre em um nível que permita grandes feitos dos jogadores como jogar do começo ao fim no nível 1 serem viáveis, as adições de Boost Attack e Boost Strike em Arise não mudam isso essencialmente, mas são mais ferramentas para o jogador reforçar o seu turno e seu output de dano.   

Tales of Arise

A demo de Tales of Arise deu uma boa prova do que o combate do jogo vai ter a oferecer e o quão fantástico visualmente o jogo pode ser, mas o grande forte da franquia que é a história e a química entre os personagens eu vou ter que aguardar até o lançamento do jogo para poder conferir.

Tales of Arise ser lançado dia 10 de setembro para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X/S e PC via Steam.