Diferença entre figurinos de adaptações e cosplays | Artigo – E o assunto tomou conta das redes sociais novamente! O velho embate entre os figurinos das adaptações VS. os figurinos elaborados por cosplays tomaram conta do twitter na semana do dia 15 de agosto por conta das fotos divulgadas do live-action de Cowboy Bebop produzido pela Netflix.

Enquanto o figurino de John Cho (Spike) foi extremamente elogiado, o de sua parceira de tela, Daniella Pineda (Faye), recebeu duras críticas. Os comentários foram desde sua aparência até o figurino mostrado nas fotos de divulgação.

Os “fãs” da obra não satisfeitos em criticar à aparência da atriz, também apontaram partes do figurino que não gostaram. Os comentários mais frequentes foram a falta de decote de sua blusa, short característico – por ser extremamente curto, e a falta de sua faixa na cabeça – esse foi o único comentário em que eu concordei, mas nada que vá nos matar até porque deveríamos estar preocupados com coisas mais relevantes, como o roteiro.

A grande questão é que Faye Valentine é conhecida por ser uma personagem Femme Fatale, ou seja, uma mulher fatal que geralmente seduz e engana o “herói” e outros homens para obter algo que eles não dariam livremente. O que muitos não entendem ou preferem não entender é que roupas curtas ou extrema sexualização não necessariamente são sinônimos ou necessários para fazer uma personagem ser Femme Fatale.

É claro que toda essa discussão também tem sua porcentagem machista, já que acaba esbarrando em comentários objetificantes que visam criticar um corpo e não o desempenho da atriz – que por sinal é lindíssima!

Anime x Live-Actions

Não é novidade para ninguém que as adaptações norte-americanas de animes são em sua maioria desastrosas, e isso já nos deixa receosos – e com razão, já que algumas obras para mim não necessitam de adaptações live-action, pois seus roteiros funcionam bem e são mais permissíveis em mídias como animes.

Historicamente falando, é compreensível que os fãs se sintam inseguros, mas não podemos nos esquecer de casos que deram certo, como o live-action japonês de Samurai X que quebrou recordes de bilheteria no Japão e é tido como referência em adaptações para as telonas – além de ser uma trama mais adaptável.  

Material Promocional X Material Original

Um ponto que é muito frequente e que vale ser ressaltado principalmente quando se trata da Netflix é que mudanças futuras em figurinos podem ser feitas, mas é claro que isso depende do retorno financeiro do material e budget disponível, como foi o caso das armaduras de Nilfgaard em The Witcher que desde o primeiro momento não mantiveram a essência da descrição original.

Já o caso específico de Daniella, a Netflix optou apenas por tirar qualquer vestígio de sexualização exagerada do figurino, até para não limitar a atriz em sua atuação e principalmente em movimentos de luta.

Diferença entre figurinos de adaptações e cosplays | Artigo
Faye live-action e a Faye do anime

Como pode ser reparado no figurino original do anime a Faye veste uma blusa amarela decotada, shorts amarelo de cintura baixa, suspensórios pretos e uma jaqueta vermelha que cai frequentemente em seus ombros – apesar de ser extremamente sexy e charmoso no anime, se isso fosse levado para o live-action impossibilitaria vários movimentos de braço. Já na série live-action da Netflix, a produção adaptou o figurino respeitando majoritariamente a paleta de cores e não os decotes em si.

Diante de todas essas críticas, a atriz usou o seu instagram para se comunicar com os fãs que criticaram essas escolhas. Confira abaixo a transcrição do vídeo:

“Primeiro, eu queria me desculpar com os fãs por não corresponder anatomicamente ao personagem de Faye Valentine. Seios de um metro e oitenta e cinco, cintura de cinco centímetros… sabe, procuraram por aquela mulher em todos os lugares e não conseguiram encontrá-la, realmente estranho… então, eles ficaram com a minha bunda pequena… Sabe, nós tentamos, mas fazendo cenas de ação, as coisas sobem, elas se rasgam, às vezes simplesmente se perdem completamente… De qualquer forma, como eu estava dizendo, aquele traje original, eles fizeram alguns deles, mas como eu disse, eles meio que foram engolidos pelo meu corpo, para nunca mais serem recuperados, então precisávamos construir algo que pudesse resistir ao teste do tempo.” – disse Daniella em tom irônico.

Cosplay X Ator

Muitas pessoas como forma de rebater comentários utilizam foto de cosplayers para criticar os figurinos das adaptações e nesse caso especificamente, o de Daniella como Faye. Falta uma grande percepção por parte do público sobre um tópico principal, a grande maioria dos cosplayers não são atores e muitos também editam suas fotos – que é um material estático e que muitas vezes é para comercialização, o que também é perfeitamente aceitável, afinal é uma fonte de renda como qualquer outra.

Para esclarecer mais sobre o assunto, chamamos a Julia Leo (@ju_belmontcos), que é cosplayer há mais de oito anos. Confira abaixo a sua declaração:

“Eu acho que esse tipo de adaptação é super válida a partir do momento que no anime ela não tem que se preocupar de “estar pagando calcinha”, se está com o peito aparecendo, ou alguma coisa assim. Quando a gente está de costas mesmo quando é um cosplay revelador, a gente tem que ficar se ajeitando o tempo todo, até porque eu sei que sempre tem alguma coisa fora do lugar. E já no caso dela, ela usa uma minissaia e usa uma blusa super decotada, então é quase impossível uma menina sair na porrada sem “pagar peitinho” em alguma hora. Eu acho super válida essas adaptações no figurino se não for perder a essência da personagem…não vejo problema nenhum na adaptação por exemplo manter as cores e algumas outras semelhanças em detalhes. Ali eu vejo uma roupa que dá para ela sair na porrada sem ter que se preocupar em ficar praticamente nua, entendeu? O pessoal precisa entender que nem tudo que é prático no anime, é prático na vida real.” disse Julia Leo, cosplayer há 8 anos.

E para finalizar, vamos com um recado sensato? O dublador americano Luis Bermudez usou o seu twitter para falar uma verdade: “”Se você pensou que a coisa mais sexy na Faye Valentine era sua roupa, você não estava prestando atenção”

Cowboy Bebop terá 10 capítulos na primeira temporada e tem estreia marcada para o dia 19 de novembro de 2021. O anime está disponível na Crunchyroll e também na Funimation.