O penúltimo episódio de Digimon Adventure, intitulado O Último Milagre, O Último Poder, finalmente traz o vilão Negamon em ação. No episódio veremos os digiescolhidos enfrentarem uma batalha extremamente difícil, onde simplesmente não há como eles derrotarem o inimigo sem usar o já citado Grande Poder: nesse momento de desespero surgirá Omegamon.

Digimon Adventure EP 64 e 65 | Crítica

A encarnação do vazio: Negamon

Com o despertar completo de Negamon, o vilão agora é capaz de levar seus tentáculos até o mundo humano, causando destruição e desespero. Ele se torna Kuzurumon em uma espécie de digievolução, o que motiva os digiescolhidos a partirem para o tudo ou nada.

O grupo se divide em dois: Koshiro, Sora, Joe e Mimi partem com seus digimon para tentarem lidar com os tentáculos de Kuzurumon que estão se espalhando por toda aquela dimensão, assim como em várias partes do mundo. Enquanto isso, Taichi, Yamato, Takeru e Hikari enfrentam o inimigo diretamente na esperança de encontrar um momento de descuido do oponente.

WarGreymon e MetalGarurumon conseguem se infiltrar na esfera de energia das trevas onde o corpo de Kuzurumon se escondia e o atacam diretamente. O inimigo escapa da esfera mas é atingindo por um Força Terra de Taichi e WarGreymon com força total, dando a sensação de ter sido derrotado.

Porém, Hikari nota que aquele corpo se tratava só de uma casca e que agora, se fundindo com a energia das trevas que o cercava, o inimigo alcançou sua forma mais forte, Abaddomon. Ele expande ainda mais seus tentáculos, causando grande destruição e caos no mundo humano. As crianças que estão na Terra conseguem enxergar a batalha através das fendas no céu e de seus celulares.

No processo de expansão, Abaddomon também acaba absorvendo Sora e Hououmon, Koshiro e HerakleKabuterimon, Joe e Vikemon, e Mimi e Rosemon para dentro de seu corpo.

Digimon Adventure
Abaddomon.

O guerreiro lendário: Omegamon

Depois de terem sido absorvidos por Abaddomon, Koshiro, Sora, Joe e Mimi notam que estão em uma espécie de estado suspenso. Eles conseguem enxergar tanto o mundo humano quanto o digimundo, mas se sentem como restos do que eles já foram e, caso percam a consciência, irão desaparecer.

Enquanto isso no lado de fora, Taichi, WarGreymon, Yamato e MetalGarurumon continuam lutando. Koshiro e os demais conseguem ouvir seus gritos de determinação e assistem enquanto eles tentam atacar o inimigo mas não conseguem nenhum resultado. Essa situação muda sensação que eles tinham de serem só fantasmas e os fazem ficar mais atentos ao que está acontecendo.

Os digiescolhidos notam uma luz vindo do mundo humano: se tratam de luzes de esperança, as mesmas que apareceram durante a batalha contra Millenniumon. Elas estão vindo das crianças que estão assistindo a batalha e desejando que eles consigam derrotar o inimigo.

Koshiro entende que a única saída possível para eles é reunir toda essa energia e mandar para Taichi e Yamato no outro lado. Lá, Seraphimon e Ofanimon são salvos dos tentáculos de Abaddamon por uma rápida aparição de seus lados sombrios, Devimon e SkullKnightmon, que também deixa claro que os digimon das trevas não estão do lado do inimigo.

Usando os poderes dos digimon sagrados como catalizador para reunir toda a energia da esperança, Taichi e Yamato conseguem reunir poder o bastante para alcançar o Grande Poder: Omegamon finalmente surge. O guerreiro lendário abre um enorme talho na testa de Abaddamon e logo parte para dentro do corpo do inimigo para acabar com a batalha.

Digimon Adventure
Omegamon.

Veredito

Com o final já engatilhado, o penúltimo episódio de Digimon Adventure se permitiu ser menos pretensioso e se manteve em um local de segurança que traz um capítulo razoável. Em questões de enredo, já era esperado que os personagens se dividissem e que acontecesse algo que fosse a razão para a aparição de Omegamon, então a equipe do anime preferiu jogar de forma mais segura nesse quesito.

O que decepciona de verdade, novamente, é a animação: as cenas de lutas foram bem fracas, com muitos frames estáticos e falta de agressividade. As animações de evolução no final do episódio também representou uma perda de oportunidade para tornar tudo um pouco mais glamoroso – podemos citar como exemplo o próprio anime de 1999, onde a batalha final levou seu tempo em mostrar todas as evoluções de todos os digimon, o que traz uma emoção maior.

Falando em animações de evolução, o que dizer do que foi feito com Omegamon: o personagem mais importante da série teve uma sequência de digievolução completamente estática e sem graça. O que salvou, definitivamente, foi a trilha sonora, que trouxe o sentimento de grandiosidade que o momento precisava.

Em questão de design, vale citar as falas de Kenji Watanabe, o character designer principal da série, que contou em seu Twitter de onde veio a inspiração para criar as variações de Negamon: ele revelou ter se inspirado principalmente no personagem Pride, de Fullmetal Alchemist e que havia tentado esse conceito antes com Shademon e Eyesmon, mas que não havia ficado satisfeito.

Digimon Adventure
Abaddomon feito por Kenji Watanabe.

O episódio do próximo sábado será o último da série, e ao que tudo indica, talvez tenhamos um final que replique o que aconteceu na última guerra, com todos os guerreiros lendários sendo mortos e renascendo como digiovos, algo que com certeza seria mais agridoce. Por se tratar de apenas um episódio, ficamos curiosos (e com um pé atrás) em como a equipe fará para dar bons encerramentos para os personagens.

Digimon Adventure tem novo episódio todo sábado, na Crunchyroll.