Lake, desenvolvido Gamious e publicado pela Whitethorn Digital, foi lançado no início de setembro de 2021 e traz uma proposta focada em sua narrativa. Apresentando um visual cativante, bucólico e contemplativo, o futuro de Meredith será decidido pelo jogador. Vem conferir a crítica do Mega e ficar por dentro dos principais elementos do jogo!
Mudança de ritmo
Lake se passa em setembro de 1986 e o jogador assume o papel de Meredith Weiss, uma mulher que está na casa de seus quarenta anos e tem uma vida agitada com sua carreira em uma empresa de software. Após muitos anos na cidade grande ela retorna para sua terra natal, a província de Oaks localizada no estado de Oregon. Por duas semanas Meredith irá assumir as tarefas de seu pai, que é carteiro na cidade.
Marcado por decisões impactantes, os jogadores poderão realizar diferentes escolhas e definir o futuro da personagem na pacífica cidade. A premissa simplista permite que o jogo se aprofunde nas características da personagem pelos olhos de antigos conhecidos, dando chances de realizar mudanças em linhas de diálogos bem construídos.
Outro elemento que ajuda a impulsionar a narrativa é o trabalho de voz feito com cada personagem. As linhas de diálogos são marcadas por expressividade, além de combinar o tom com cada situação vivida e vozes que encaixam de forma harmônica com os personagens.
Gameplay contemplativa
As mecânicas do jogo são extremamente simples, o que para a proposta do jogo é positivo, mesmo podendo se tornar enjoativo em alguns momentos. Basicamente iremos viver o dia-a-dia de Meredith como entregadora de correspondências na pequena província de Oaks. Assim, as atividades realizadas consistem em dirigir, entregar as encomendas e conversar, podendo ser aceitas missões paralelas para os habitantes da cidade.
A parte monótona é justamente a repetição das atividades rotineiras de entregas, que mesmo acompanhada de uma boa trilha sonora são repetitivas. Realizar as missões para os habitantes locais e explorar os diálogos quebram a monotonia e permite explorar melhor o passado da personagem, suas antigas amizades e os sentimentos de voltar às origens se ambientando a uma vida menos corrida da que leva na cidade grande.
Além de explorar o passado de Meredith, os diálogos revelam personagens simpáticos que passam uma forte sensação de realidade em suas motivações, sendo fácil se envolver em suas histórias. Escolher bem suas falas tem um impacto grande no quanto elas irão te contar e como o jogador escolherá o futuro de Meredith em relação a seus romances e local de permanência. Então, sim … o jogo tem diferentes finais.
Em uma abordagem mais técnica o jogo não apresenta física de colisão entre carros ou pessoas, também estando presentes alguns bugs como itens que atravessam os cenários. Entretanto, a falta destes elementos acaba não fazendo falta quando a proposta do jogo é focar na questão narrativa e diálogos. Além do mais, os problemas dos objetos não atrapalharam a gameplay.
Veredito
Com um visual interessante, Lake coloca o jogador em um ambiente contemplativo, com uma história simples, mas que chama a atenção pelo carisma dos personagens, possibilidades geradas e curiosidade dos resultados que serão obtidos com cada linha de diálogo. As atividades do dia-a-dia são repetitivas, porém são beneficiadas por eventos que permitem interações com outros personagens e suas respectivas tramas. A trilha sonora é boa e o game é uma indicação certa para quem busca imergir na história e ganhar conquistas/troféus fáceis.
O game está disponível para PC (via Steam), Nintendo Switch, PlayStation, Xbox One, Xbox Series X|S.
Chave de PC (via Steam) cedida pela Whitethorn Digital