Pecaminosa – A Pixel Noir Game foi lançado para PC (via Steam), Xbox One, PlayStation 4 e Nintendo Switch em no final de maio de 2021, imergindo o jogador em uma cidade de fronteira decadente e dominada pela corrupção e pelo crime organizado. Com visual pixelizado e pitadas de mecânicas de RPG, o jogador encara uma missão de outro mundo.

O game foi desenvolvido pela Cereal Games e publicado pela BadLand Publishing.

Investigação estranha

Com um clima noir, o game se passa em uma cidade na fronteira do Estados Unidos com o México, sendo a região é dominada pelo crime organizado e corrupção. Na pele de John Souza, protagonista que se mostra o arquétipo de detetive decadente que se consola com litros de álcool, o jogador irá investigar um caso quase exotérico.

Visitado por Charlie, apelidado de “Two Angels”, ele é incumbido ir atrás de antigos associados do espírito para a redenção do mesmo, assim permitindo que ele posse pelos portões do céu. A premissa mesclada ao clima noir resulta em uma narrativa que não se leva muito a sério e destaca os elementos investigativos.

Pecaminosa 3

Muito estilo e música boa

Como um jogo que busca deixar o clima noir mais imersivo e crível, uma boa música não pode faltar. Assim, toda a gameplay de Pecaminosa é ritmada ao som de jazz, o que traz misto de sobriedade, agitação e melancolia agradável para a exploração dos cenários e diálogos do jogo.

O visual pixelizado do jogo dá ainda mais charme para a ambientação ao diferenciar bem o personagens que fazem parte de cada setor do jogo. Ainda falando em visual, os chefes se destacam em relação a design e mecânicas de combates, sendo visualmente únicos e ameaçadores. 

Pecaminosa 1

Pitadas de RPG

Utilizando uma câmera superior para mostrar a movimentação, o jogo apresenta as mecânicas já esperadas de movimentação e uma combinação de ataques físicos e com a utilização de uma boa variedade de armas de fogo. O destaque entre as mecânicas do jogo vai para a implementação de elementos de RPG que permitem a customização e evolução do personagem.

Pecaminosa 4

Em sua customização é permitido que John troque de roupa e a mudança reflita no visual do personagem, não somente nos status. Assim, já deixando claro que a parte mais visual é necessária para certos trechos da gameplay. Por exemplo, em uma das missões é necessário entrar disfarçado na delegacia. Para isso é preciso ter o uniforme que após a utilização pode continuar a ser usado no decorrer do jogo.

Além do visual, a distribuição de pontos em habilidade também influencia na forma com que a gameplay será desenvolvida, porém de forma mais superficial, já que os embates decisivos são inevitáveis. A parte que a atribuição de pontos pode influenciar – fora os já conhecidos pontos força e resistência – são a inteligência e sorte. O melhoramento destes atributos podem ajudar nos interrogatórios para coleta de informação e em mini games que envolvam jogos de carta, por exemplo.

Pecaminosa 2

Veredito

Pecaminosa – A Pixel Noir Game é divertido, com uma gameplay gostosa e uma ótima trilha sonora que ajuda a caracterizar ainda mais o estilo e época em que o jogo se passa. Os elementos de RPG adicionados são funcionais, não meramente estéticos. O game é uma indicação certa para quem procura quem busca um jogo com visual mais retro e que tenha possibilidades de customizações que impactam no game.

Chave para Pc (via steam) cedida pela BadLand Publisher

REVER GERAL
Narrativa
Gameplay
Visual
Trilha sonora
Renan Alboy
Editor do Megascópio e apaixonado por quadrinhos e jogos. Mestre em Ciência da Computação e jornalista.
pecaminosa-a-pixel-noir-game-criticaPecaminosa - A Pixel Noir Game é divertido e apresenta boas mecânicas de ação com pitadas de RPG que enriquecem a gameplay.