O filme “Crianças do Sol”, distribuído pela Synapse Distribution, estreou no último dia 22 nas plataformas digitais. A produção iraniana, com direção de Majid Majidi, aborda a infância e sua relação com o trabalho, um tema importante e delicado por se tratar da formação dos adultos de amanhã.

“Crianças do Sol” está disponível para compra e aluguel na Claro Now, Vivo Play, Sky Play, iTunes/Apple TV, Google Play e Youtube Filmes. Confira a crítica do filme!

Histórias de abandonos e perdas

O longa acompanha um garoto de 12 anos chamado Ali (Roohollah Zamani) e seus três melhores amigos. Logo no início do filme já é mostrado que eles se sustentam cometendo pequenos delitos. Certo dia, Ali é “contratado” por um grande criminoso local para encontrar um tesouro perdido. Para isso, eles precisam se matricular na Escola do Sol, uma instituição de caridade que a partir da educação busca tirar as crianças da situação de rua e do trabalho infantil. O túnel que leva ao tesouro se encontra embaixo da escola.

crianças do sol -1

A busca pelo tesouro

Quando lemos a sinopse da história poderia ser facilmente uma aventura divertida entre amigos. Entretanto, tal ideia já é desconstruída logo na cena inicial, em que vemos o grupo roubando o pneu e um carro e em outro momento recendo encomendas para roubar outros. Se essa situação não fosse grave o suficiente, quando Ali é cooptado pelo criminoso a situação se agrava e fica ainda mais séria.

As cenas da escola ressaltam as contradições em que as crianças se encontram, pois no mesmo local cavam o túnel para chegar ao tesouro, eles também tem contato com seu lado infantil ao realizar atividades mais condizentes com sua idade. Ao realizar suas matrículas o espectador conhece mais do passado das crianças, já mostrando o quão delicada é a situação das crianças.

A cinematografia trabalha muito bem os ambientes fechados, inclusive adotando ângulos mais fechados e com foco no rosto dos personagens durante todo o longa. São raros os momentos em que a direção opta por mostrar ambientes mais amplos. Logicamente, a escolha se deve por ressaltar a expressividade das personagens e dar destaque a situação em si. Uma das sequências mais claustrofóbicas ocorre na cena do túnel, que consegue transmitir todo o desespero e medo de Ali.

crianças do sol 3

Veredito

“Crianças do Sol” retrata a situação de crianças que se encontram em um estado de vulnerabilidade, muitas vezes sendo usadas como mão de obra infantil. Apesar do filme se passar no Irã, a temática abordada é transposta facilmente para diferentes países e isso torna o longa mais universal. A cinematografia é muito bem planejada, com destaque para cenas em locais fechados que passam verdadeiramente uma sensação claustrofóbica. O elenco atua bem, é expressivo e combina com o tom realista e brutal da obra.

*Cabine de imprensa virtual*

REVER GERAL
Enredo
Cinematografia
Atuação
Direção
Renan Alboy
Editor do Megascópio e apaixonado por quadrinhos e jogos. Mestre em Ciência da Computação e jornalista.
criancas-do-sol-escancara-a-brutal-vulnerabilidade-critica"Crianças do Sol" é um filme impactante e cuja realidade mostrada extrapola as fronteiras do irã. A produção também conta com uma boa direção e elenco que se destaca pela expressividade e realismo.