Vampire’s Fall: Origins foi lançado originalmente para as plataformas mobile (Android e iOS) e em 31 de janeiro de 2020 para PC (Steam). O game foi desenvolvido e distribuído pela Early Morning Studio. O jogo tem uma forte inspiração nos clássicos RPG’s 2D isométrico em seu visual e proporciona ao jogador liberdade de exploração e construção de personagem.
Para o seu lançamento para PC o jogo sofreu algumas modificações. Entre elas está a melhoria de visual, textura e som, e a adição de conquistas. Também foram removidas a função multijogador e chat, porém ambas poderão ser adicionadas no futuro.
O Enredo
A história tem início na região da aldeia de Vamp’Ire que vive um momento de paz e sem ameaças eminentes. Porém, rumores indicam o surgimento de um praticante de magia negra chamado Witchmaster. O retorno da criatura mobiliza os moradores a se organizarem para defenderem a aldeia. O nosso personagem é um jovem cidadão que se voluntaria para defender a aldeia. O inimigo se aproxima, junto a seu exército e pede que os moradores abandonem a aldeia, ao negar o pedido uma batalha se inicia e o nosso personagem aparentemente morre ao enfrentar o Witchmaster.
Customização de Personagem
O nosso personagem é bastante customizável em relação ao visual, sendo possível escolher o sexo, características físicas e linhagem (Nosferatu, Ranjeni, Magistrav ou Equides) ao qual pertence. Mesmo com várias opções, o visual do personagem é bem datado e entre as escolhas o que mais influencia é qual facção o seu personagem pertence. Durante o game com o ganho de experiência podemos evoluir de várias formas a árvore de habilidades. A escolha altera de forma significativa a forma com que se batalha e pode se adaptar facilmente ao estilo de cada jogador.
O jogo também tem uma grande variedade de armas e equipamentos que podem ser adquiridos a qualquer momento, desde que tenha moedas para isso. Por não existir exigência de level ou linhagem para os itens a complexidade do gênero RPG é deixada de lado. As trocas de equipamentos são visíveis ao abrir o menu do personagem.
Mecânicas de Movimentação e Batalha
A movimentação pelo mapa é bem simples, possibilitando a utilização de mouse ou teclado. O visual polido é interessante, sendo satisfatório. Para a batalha é aberta uma tela especial, nela as etapas ocorrem em turnos e além do ataque básico também há opções que consome a barra de ‘Focus’ (ela se recarrega um pouco a cada turno) e possibilita o uso de golpes especiais, combos e poderes.
O visual da batalha é um pouco problemático, pois os personagem são bastante travados e apresentam uma movimentação bem repetitiva que não prende a atenção e torna a experiencia um pouco massante. Um ponto positivo nas batalhas são as combinações possíveis de diferentes golpes e habilidades, isso dá ao jogador uma forma prática de explorar as árvores de skills que foram melhoradas e reforçam a importância da utilização dos pontos ganhos ao subir de level.
Vampire’s Fall: Origins traz uma proposta nostálgica de um RPG 2D, porém apresenta uma mitologia superficial e as suas decisões apresentam pouco impacto na história. A construção dos personagens, utilização de equipamento e árvores de habilidades apresentam várias possibilidades. As batalhas apresentam táticas de combos interessantes, porém o visual dos movimentos deixa a desejar. No geral, o jogo tem um bom potencial para agradar os fãs de RPGs mais clássicos.