Escrita e desenhada por Frank Miller e colorida por Lynn Varley, 300 é uma graphic novel clássica que narra a épica batalha dos guerreiros de Esparta contra a Pérsia.
Lançada originalmente em 1998, a história foi inspirada pelo filme Os 300 de Esparta de 1962, longa que Miller assistiu quando era criança. A graphic novel foi vencedora do Eisner Awards em 1999 como Melhor Minissérie, Melhor Roteirista/Artista e Melhor Colorista.
A história também teve uma adaptação para filme em 2007, dirigido por Zack Snyder. Mesmo sendo classificado como censura R, 300 ainda assim foi sucesso de público e crítica com bilheteria de mais de 456 milhões de dólares. O filme contou com a participação do ator brasileiro Rodrigo Santoro como o personagem Xerxes.
Anos após seu lançamento, a história agora está ganhando uma nova edição pela Devir Editora com formato medindo 30 x 22 cm e com 88 páginas, ligeramente menor que a edição anterior disponível no mercado.
A convite da Devir, nós do Megascópio pudemos conferir a nova edição de 300 com antecedência. Vamos conhecer mais detalhes sobre este clássico da cultura pop.
Enredo
O enredo de 300 descreve a famosa Batalha das Termópilas: por volta de 480 a.C., o exército da Pérsia constrói sua fama de invencível sob o comando do Rei Xerxes. No seu caminho para conquistar o Ocidente, os persas chegam à Grécia, vista como uma espécie de último baluarte de razão e liberdade – lá, eles se deparam com os guerreiros de Esparta, comandados pelo Rei Leônidas.
Conhecido por sua história de grandeza, Leônidas não se ajoelha frente a Xerxes e bate de frente com o inimigo. Porém, devido às leis de Esparta e a corrupção de seus anciões, o Rei se vê obrigado a levar consigo apenas sua guarda de elite para o combate, 300 dos melhores soldados que já existiram.
Enfrentando um mar interminável de soldados persas, os 300 de Esparta e seu Rei Leônidas alcançaram o status de lenda no combate pois, mesmo com a enorme desproporção entre as duas forças, os guerreiros espartanos conseguiram parar o avanço do exército persa o suficiente para que as forças gregas pudessem contra-atacar – mesmo que, para isso, tenham entregado suas vidas.
O selo Frank Miller de qualidade
Conhecido por utilizar uma linguagem sombria e desenhos marcados por um alto-contraste, 300 não é uma exceção: mesmo que, individualmente, os personagens da história não sejam os mais detalhados visualmente, o conjunto da obra transmite com perfeição cada emoção ou ideia que o autor queria passar para o público.
Ao observar as interações de Leônidas com seus subordinados, é impossível não notar toda a dureza do personagem, ou seu orgulho como espartano: é como se suas características, pouco exploradas de forma escrita, estivessem estampadas no seu design e nas reações daqueles ao seu redor. O mesmo acontece com o antagonista Xerxes, com um design que exala sua prepotência de quem se enxerga como um deus.
Os cenários também demonstram a dureza da terra de Esparta, muito descrita pelos próprios personagens mas, mais do que isso, ilustradas de forma excelente por Miller. As cores todas variam entre tons de terra, se encaixando bem no cenário frio e de difícil vivência que o autor construiu, também mostrando a qualidade do trabalho de Varley.
Uma leitura necessária
300 é um clássico da cultura pop e suas premiações e fama falam por si só: o nível de qualidade dos trabalhos de Miller e Varley são altíssimos, nos entregando uma história excelente e que se encaixa em si mesma de uma forma poucas vezes vista antes.
Leônidas é um personagem extremamente fiel ao que se prepõe mas, além disso, é um recorte do que foi aquela Esparta: um lugar duro e cruel, lar dos que eram considerados os melhores guerreiros de todos os tempos. Ver um pedaço da história da humanidade retratado com essa qualidade faz com que 300 seja uma leitura não só recomendada, como extremamente necessária.
300 está disponível para pré-venda nas lojas de varejo brasileiras e seu lançamento está previsto para 28 de fevereiro de 2022.
Material para review cedido pela Devir Editora