De acordo com o site The Verge, a Nvidia terá que pagar 5,5 milhões de dólares por não ter revelado quantas placas de vídeo foram vendidas para mineradores de criptomoedas.
A multa foi aplicada pela Comissão de Comércio e Segurança dos Estados Unidos – a acusação alega que a empresa enganou investidores ao relatar um grande aumento de lucros em relação a jogos, escondendo o quanto desses lucros estavam relacionados ao mercado de criptomoedas. Apesar da Nvidia não admitir, a empresa concordou em parar com a falha de revelação de informações.
A informação veio dos próprios funcionários da empresa, de acordo com as acusações:
“O pessoal de vendas da empresa, em particular na China, relatou o que eles acreditavam ser um aumento significativo na demanda por GPUs para jogos como resultado da mineração de criptomoedas.”
Kristina Littman, presidente da divisão de cripto da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, comentou sobre o assunto:
“As falhas de divulgação da NVIDIA privaram os investidores de informações críticas para avaliar os negócios da empresa em um mercado importante. Todos os emissores, incluindo aqueles que buscam oportunidades envolvendo tecnologia emergente, devem garantir que suas divulgações sejam oportunas, completas e precisas.”
Veja também: