Slipstream, desenvolvido pelo estúdio brasileiro Ansdor Games, foi lançado primeiramente no PC (via Steam) em 2018. Agora, em 2022 foi a vez do Xbox, PlayStation e Nintendo receberem este game que leva o jogador em uma viagem à clássica era dos arcades.

Além das mecânicas clássicas, o jogo também se utiliza da estética vaporwave em suas trilha sonora – que são agradáveis e empolgantes – e ambientação para trazer mais do sentimento nostálgico. Tal escolha pode não só agradar os jogadores apaixonados por arcades, mas também apresentar uma nova forma de gameplay para uma geração que teve seu primeiro contato com jogos de corrida em um mundo em que jogos 3D são os mais comuns no gênero.  

Slipstream - 1

Em relação a variedades o jogo é bastante completo com suas 20 pistas e 5 carros disponíveis. Exigindo atenção dos jogadores, as pistas apresentam diferenças consideráveis em suas estruturas, assim, não tornando a gameplay maçante ou deixando  a impressão de que uma mesma pista foi reaproveitada. Seja os elementos de composição de cenário ou manobras exigida em cada uma delas, é possível ver as diferentes intenções de exigir do jogador diferentes elementos da gameplay.

Gameplay

Certo, temos cenários bem trabalhados e uma boa música, mas realmente é a gameplay e suas camadas de complexidade que se sobressaem entre as características do título. Cada um dos carros apresentam uma gameplay única devido a seus atributos, o que torna um desafio novo a troca de veículo devido ao entendimento do tempo adequado para  frear e voltar a acelerar para a realização das curvas com drift. Por mais simples que possa parecer, as mecânicas básicas ganham novas camadas de complexidade de forma natural e satisfatória.

Slipstream - 2

Os modos de jogo de Slipstream também chamam bastante a atenção, pois além das clássicas corrida única, por tempo e Grand Prix, ele também apresenta o Grand Tour e Battle Royale. O Grand Tour se destaca pela forma de ligar suas pistas de forma imediata. Assim, ao finalizar uma pista, o jogador escolhe entre direita ou esquerda para iniciar imediatamente um nova corrida. Em cada uma delas nos é apresentado um rival que é essencial ser vencido para completar as conquista do jogo. Ao todo são cinco rivais e diversas combinações de pistas.

 

Já o modo Battle Royale funciona com a eliminação do último carro até que reste apenas um piloto. Este modo pode não uma inovação, pois em Bournout Revenge e outros jogos de corridas ele já estava presente, mas é divertido a experiência em corridas estilo arcade.  Vale comentar que o jogo não possui modo online, podendo ser jogado localmente em até quadro jogadores com tela divida.

Veredito

Slipstream é bastante casual e leva o jogador para a época clássicos arcades, ou seja, é garantia de muita diversão. As pistas são bem trabalhadas e variadas, suas músicas agradáveis e a gameplay divertida e desafiadora. Com diferentes camadas de complexidade, pilotar cada carro incentiva o jogador a aprimorar sua gameplay e correr novamente nas pistas. Claro, os diferentes modos de jogo enriquecem e torna tudo ainda mais interessante. 

*Chave de Xbox cedida pela BlitWorks

REVER GERAL
Gameplay
Visual
Trilha sonora
Variedades
Renan Alboy
Editor do Megascópio e apaixonado por quadrinhos e jogos. Jogador de Gwent for fun e Mestre em Ciência da Computação.
slipstream-criticaSlipstream é divertido e apresenta uma complexidade progressiva que instiga o jogador a tentar sempre a entender mais as mecânicas presentes. Sem dúvida é um passei muito agradável pela era dos arcades mais clássicos!