Lançado para PC (via Steam) em abril de 2022, HunterX é um título divertido, sendo um de seus destaques suas batalhas viciantes. Desenvolvido e distribuído pela Orange Popcorn, o game mistura diferentes gêneros como RPG de ação, Metroidvania e elementos de soulslike de forma harmoniosa.
Explorando mais os elementos que formam o jogo, o destaque vai para Metroidvania, já que seu visual 2D com profundidade apresenta mapas que possibilitam uma ampla navegação entre as idas e vindas da jogatina. Diferente de outros títulos, a influencia souslike fica por conta da evolução e distribuição de pontos, não pelo consumo de estamina ao atacar. Por fim, os RPGs estão bem representados pela árvore de skills, que pode ser evoluídas com pedras ganhas ao subir de nível.
Toda essa mistura de gêneros combina e é bem feita, porém pode iludir o jogador ao deixar a impressão que diferentes builds para a personagem seja possível de serem construídas. Com isso não quero dizer que os atributos e skills não causam impacto na gameplay, mas que as mudanças são mínimas tendo em vista a quantidade de atributos que podemos manipular e como o início da personagem é padrão, tendendo a protagonistas de Metroidvania.
O grande destaque de HunterX fica por conta das batalhas, variedade de inimigos e itens. Em muitas situações, personalizar as relíquias e armas utilizadas pela protagonista causa um impacto mais perceptível nos enfrentamentos, sendo interessante prestar atenção para conseguir vantagens sobre inimigos, principalmente chefes. As batalhas apresentam uma movimentação rápida, fluida e atrativa, assim, explorar ambientes e procurar por inimigos fortes é uma tarefa recompensatório.
Falando sobre os inimigos, eles são variados e respeitam os biomas em que aparecem. Por mais desafiadores que possam ser, suas movimentações são previsíveis, assim, estimulando o jogador a entender quando atacar e não simplesmente sair marretando o botões.
Verediro
HunterX mistura os elementos mais clássicos de Metroidvania e uma pitada da evolução de personagem característica de RPGs, bastante marcante em jogos soulslike atualmente. Em relação à seus gráficos e gameplay, eles se apresentam com um bom polimento e mecânicas divertidas e fáceis de se assimilar. Seu enredo é genérico e não chama a atenção, sendo um ponto que cria questões como: ‘Por que elas estão brigando? Não era só conversar?’. Mesmo com este ponto falho, as batalhas se sobressaem e incentiva o jogador a se superar e explorar novas áreas.
*Chave cedida para PC pela Orange Popcorn