O jogo Urtuk: The Desolation foi desenvolvido para a plataforma PC (Steam) e estará disponível em 14 de fevereiro. Desenvolvido e distribuído por David Kaleta, apresenta uma proposta bem interessante e que permite o desenvolvimento de várias estratégias.

Enredo

O enredo coloca o jogador no controle de um grupo de exploradores que habitam uma terra desolada e onde muitos inimigos habitam. Assim, devemos explorar as diversas regiões, dominando os territórios adversários e podendo recrutar novos membros para a nossa equipe.

Mecânicas de jogos de mesa

No mapa do jogo andamos de ponto em ponto, podendo ou não iniciar as batalhas que ocorrem em turnos. Ao entrarmos em uma batalha podemos estabelecer as posições iniciais de nossas peças e para atacar temos que chegar a uma distância certa do oponente.

As mecânicas de movimentação pelo mapa e batalha podem ser comparadas facilmente com a de jogos de mesa. Todo o tabuleiro é dividido em losangos e há diferentes obstáculos que afunilam ou fecham algum os caminhos. Cada um dos personagens que controlamos também se comportam como peças de tabuleiro, assim, andam uma determinada distância e atacam de forma característica dependendo de sua classe e com diferentes habilidades. Entre as habilidades estão a colocação de armadilhas ou a defesa de uma peça que está na sua frente.

Durante as explorações e batalhas é possível agregar novos personagens salvados-os em cenários ou comprando seus serviços em pontos comerciais. A nossa equipe também pode ser melhorada com equipamentos que aumentam a chance de acerto, dano e outros atributos. Os equipamentos e itens de melhora são obtidos como espólio da batalha ou a passagem por centros comerciais. 

O gráfico

O jogo tem um visual agradável que segue o estilo gráfico cartoon mais puxado para o sujo e um pouco disforme, sendo características comuns dos nossos personagens, oponentes e cenários. Os mapas  e locais de batalha são construídos de forma clara para mostrar o desgaste e caos que se encontra neste mundo antigo.  Essas escolhas são muito bem feitas, contextualizadas e trazem uma caracterização muito interessante ao jogo.

Urtuk: The Desolation é um jogo bastante divertido e que apresenta um ótimo fator estratégico com o posicionamento dos personagens e a diferença entre eles. A escolha gráfica encaixa muito bem com a temática proposta e as mecânicas em geral são bastante fáceis e intuitivas. A abordagem proposta o aproxima muito de um jogo de mesa adaptado para o mundo digital e oferece desafios e elaborações estratégicas na medida certa.

NOTA: 4,2/5