NieR: Automata The End of YoRHa Edition | Crítica – Um dos mais aclamados JRPG’s da última geração está finalmente chegando ao Nintendo Switch. NieR: Automata The End of YoRHa Edition é a versão definitiva do game que foi lançado pela PlatinumGames lá em 2017.

Sinopse

Reprodução: Square Enix

Nessa versão definitiva não temos mudanças na história, ela segue se passando milhares de anos no futuro em meio a uma guerra entre máquinas criadas por alienígenas e androides.

A sinopse pode sim parecer bem simples, porém, a construção de um universo completamente vazio, onde a humanidade já se perdeu, é o maior charme do enredo dessa obra.

Um dos melhores ports de Nintendo Switch

NieR: Automata The End of YoRHa Edition já estava disponível para outras plataformas desde 2019, contudo, agora chegando ao Nintendo Switch, a PlatinumGames tinha o desafio de fazer um port excelente para o game. Logo no começo da jogatina, já parece até inacreditável, mas o Nintendo Switch consegue rodar sim, muito bem, essa versão de Nier.

A primeira coisa que já podemos notar é o desempenho do game, com seus 30 FPS cravados, tanto no modo portátil, como no modo dock. No modo portátil o game está rodando em 720p e 30 FPS, e no modo dock, o game roda em 1080p e 30 FPS. Uma performance até que muito justa, visto os 900p e 60 FPS inconsistentes da versão de PlayStation 4.

Em todos os momentos da jogatina não dá pra sentir o game dando algum tipo de engasgo, ele permanece muito bem estável em seus quadros, característica essa que certamente define ele como um dos melhores portes para o console da Nintendo.

A performance também ajuda na estética do game, onde vemos quase nenhum serrilhado.

Conteúdo extra

O game chega lotado de conteúdo extra para os jogadores que conseguirem progredir de uma maneira específica no modo história do game.

Reprodução: Square Enix

Entre a lista de conteúdo extra temos o DLC “3C3C1D119440927”, onde três tipos de coliseus estão inclusos e três tipos de trajes baseados em personagens de NieR Replicant podem ser obtidos como recompensa, e também a DLC exclusiva “6C2P4A118680823”, onde temos seis trajes, quatro acessórios e dois pod skins de personagens de NieR Re[in]carnation.

Gameplay e Acessibilidade

A gameplay de Nier foi completamente bem adaptada para os controles do Nintendo Switch, não apenas no controle Pro, como também nos Joycons. Falando em Joycon, a versão de Switch de NieR: Automata The End of YoRHa Edition possui um modo onde você consegue jogar o game apenas movimentando os controles, de forma separada.

Por mais que seja uma opção bem tímida, ela é super bem vinda para aqueles que queiram jogar o game de uma maneira ainda mais casual.

Veredito

Sendo um dos ports mais surpreendentes do Nintendo Switch, NieR: Automata The End of YoRHa Edition é uma ótima adição a grande biblioteca do console. O game consegue ter uma performance altíssima no Nintendo Switch, praticamente sem queda de frames e mantendo todas as qualidades gráficas do game original. No quesito gameplay, além do jogo funcionar super bem no controle da Nintendo, tivemos a tímida, porém muito bem vinda, adição de controles de movimento, que acabam dando aquele ar de novidade para o game.

Ah sim, por último, mas não menos importante, o game infelizmente não está disponível no nosso idioma.

Key cedida por: Square Enix

Confira também:

REVER GERAL
Roteiro
Gameplay
Trilha sonora
Performance
Diversão
Luis Nascente
Apresentador do canal Lulu Checkpoint e do podcast Café com Nerdice, formado em marketing, fanboy da Square e nerdão dos animu!
nier-automata-the-end-of-yorha-edition-criticaNieR: Automata The End of YoRHa Edition é um excelente port para o Nintendo Switch, e com toda certeza, possui uma das melhores performances do console. Além também de o grande fator positivo, onde o game não perdeu quase nada graficamente, perdendo apenas em resolução e quadros por segundo.