Desenvolvido pela Square Enix em parceria com o estúdio Artdink, Triangle Strategy é um RPG tático com gráficos HD-2D.

O jogo foi idealizado pela mesma equipe que criou as série Bravely e Octopath Traveler, e apresenta um conto épico de guerra que se passa na terra medieval de Norzelia, continente devastado e dividido pelas batalhas. Aqui, os jogadores precisarão fazer decisões difíceis que afetarão fortemente o rumo de todos os personagens da história.

A convite da Square Enix, pudemos experimentar o game na íntegra – confira o que achamos de Triangle Strategy abaixo.

Premissa

O game retrata o grande continente de Norzelia, um local dividido entre três poderes e marcado por uma história longa e violenta de guerra – mais recentemente, a chamada Guerra de Saltiron foi travada para decidir o controle de recursos como sal e ferro. Ao final da guerra, um equilíbrio foi alcançado entre o Holy State de Hyzante, o Gran Duchy de Aesfrost e Glenbook.

Hyzante, um estado extremamente religioso, ficou responsável pelo controle do sal; já Aesfrost é uma terra coberta de neve e gelo e que fazem uso do ferro para melhorar suas posições; e Glenbook é um reino florestal lar da Realeza de Norzelia e que, junto com Aesfrost, divide as minas de ferro.

O equilíbrio estabelecido após a guerra, porém, era muito precário, bastando apenas um certo incidente para tudo ruir – é aqui que o jogador é introduzido ao game e suas mecânicas de escolha.

Triangle Strategy
As nações de Hyzante, Aesfrost e Glenbook. Reprodução: Square Enix

Mecânicas

A principal mecânica do jogo gira em torno de escolhas, onde os jogadores precisam tomar decisões em relação ao caminho que os personagens tomarão ao longo da história. Essas decisões variam entre coisas menores como o que o personagem principal, Serenoa, irá dizer para nobres, até coisas mais importantes como a defesa de um amigo e mais. As decisões afetam o senso de justiça de Serenoa, aumentando ou diminuindo um dos três valores morais do personagem: Utility, Morality e Liberty – esses elementos afetam o caminho da história e quais aliados escolherão seguir Serenoa em batalha.

Outro ponto importante da gameplay são os momentos de votações: em determinadas situações importantes, os personagens precisam votar no curso que eles creem ser o melhor para a ocasião. Nesses momentos, é possível conversar e convencer o elenco a fazer o que o jogador acha melhor – pode-se usar argumentos pré-determinados, ou usar informações descobertas em momentos de exploração, recompensando jogadores mais atentos a detalhes.

Quando todos os personagens tomam suas decisões, eles fazem uso da Scales of Conviction, levando a história para o rumo tomado na votação. Por conta desse sistema, existem diversas possibilidades no enredo do jogo, aumentando o fator replay do jogo.

Triangle Strategy
Um dos momentos de uso da Scales of Conviction. Reprodução: Square Enix

Batalhas e personagens

Por ser um jogo tático, o combate de Triangle Strategy usa e abusa de dificuldades, desafios e necessidade de estratégia – cada personagem possui uma classe com diferentes atributos, podendo ou não ser úteis nas batalhas, cabendo ao jogador analisar cada situação e escolher bem sua equipe.

É possível conhecer cada personagem melhor no acampamento, onde o jogador pode conversar com seus aliados, adquirir itens e melhorar armas. A conexão com os personagens também é trabalhada em momentos especiais, dependendo do momento da história, onde o jogador vivência alguma situação que é ou foi importante para cada um de seus aliados.

Em combate, além da escolha da equipe, o terreno também faz diferença – mudanças de elevação, alteração de clima, influência de elementos como fogo e gelo e mais, são algumas das características que o jogador precisa prestar atenção. O terreno também influencia no posicionamento de cada combatente: é possível flanquear um inimigo para realizar ataques em conjunto, ou tomar controle do terreno alto e atacar de cima, se esconder com habilidades especiais e atacar por trás ou mesmo de longe, e mais.

Mesmo com todos esses elementos em jogo, o combate de Triangle Strategy também é muito amigável com iniciantes: existem diversos tutoriais para cada um desses elementos de batalha, também sendo possível treinar o quanto for necessário através das Mental Mock Battles no acampamento, que garantem XP, itens e dinheiro. Derrotas não são punitivas, e permitem acumular o XP ganhado em batalha e tentar novamente logo em seguida, ou então sair para treinar mais e voltar sem perder o avanço na história.

Triangle Strategy
Exemplo do combate de Triangle Strategy. Reprodução: Square Enix

Veredito

Triangle Strategy é um jogo que, a princípio, não promete muito: a história medieval de uma guerra entre várias casas já é batida para o público geral, e o fato de ser um RPG de estratégia não o torna muito convidativo para jogadores fora da bolha de jogos táticos.

Porém, a profundidade de seus personagens, seus belos gráficos e o combate muito bem executado, amigável com iniciantes e que permite maior complexidade para jogadores mais experientes, tornam o game uma grata surpresa por parte da Square Enix. O jogo dá muita liberdade para os jogadores, sendo possível aproveitar sua história de diferentes formas e com um alto fator replay, tornando sua vida útil ainda maior.

Um ponto negativo, entretanto, é sua falta de fatores de acessibilidade, desde pontos mais superficiais como falta de tradução para PT-BR tanto na legenda quanto no áudio, até pontos mais complexos como falta de customização mais detalhada de controles.

Triangle Strategy está disponível para Nintendo Switch e PC via Steam.

Key para PC disponibilizada por: Square Enix

REVER GERAL
Enredo
Direção
Trilha Sonora
Jogabilidade
Design
Matheus
Fã de Yu-Gi-Oh!, Drakengard/NieR e Tomb Raider. Nas horas vagas, analista de Relações Internacionais e professor de inglês.
triangle-strategy-critica-2Triangle Strategy é um jogo que, a princípio, não promete muito. Porém, a profundidade de seus personagens, seus belos gráficos e o combate muito bem executado, amigável com iniciantes e que permite maior complexidade para jogadores mais experientes, tornam o game uma grata surpresa por parte da Square Enix.