Desenvolvido e distribuído pelo estúdio brasileiro QUByte Interactive, Project Colonies: Mars 2120 é um jogo de ação e aventura 2.5D side-scrolling.

Categorizado como um metroidvania, o game é um dos projetos mais caros e ambiciosos da QUByte, como foi apresentado para a imprensa durante a BGS 2022 – você pode conferir mais detalhes dessa apresentação aqui.

A convite da própria QUByte, pudemos experimentar Project Colonies: Mars 2120 em seu estado de acesso antecipado e entender um pouco mais desse interessante projeto brasileiro; confira abaixo.

Premissa

O game se passa no distante século 22, onde a humanidade desenvolveu sua tecnologia a ponto de ser capaz de realizar missões tripuladas a outros planetas. Liderados pela corporação UN-led, os governos de todo o mundo assinaram um tratado para construir colônias em planetas mais próximos para lidar com problemas como superpopulação e falta de recursos naturais da Terra.

Assim nasceu o Projeto: Colônias, que deu vida a vários agrupamentos em planetas como Vênus, Júpiter, e o cenário do game, Marte. Após semanas de silêncio, a colônia de Marte envia um sinal de socorro: é aqui que conhecemos a protagonista do game, a Tenente-Coronel Anna Charlotte, responsável por liderar um grupo de Fuzileiros Espaciais de Elite para entender o que aconteceu com o planeta.

Project Colonies: Mars 2120
Reprodução: QUByte Interactive

Um verdadeiro Metroidvania

Mars é fortemente inspirado em grandes títulos Metroidvania como Castlevania: Symphony of the Night, Guacamelee! e, principalmente, Super Metroid: tudo, desde suas mecânicas de combate e escolha estética, até design de personagens, de cenários e de som, é extremamente familiar para quem já acompanha as aventuras de Samus.

Os jogadores precisam adquirir diversas habilidades para atravessar os cenários, que são todos interconectados: a versão de acesso antecipado, por exemplo, inicia com uma pequena busca que culmina na habilidade de wall jump, que, por sua vez, leva até a habilidade de atravessar certas barreiras elétricas, e assim sucessivamente.

O combate também é um reflexo dessa escolha de subgênero, já que, por possuir diversas habilidades, é possível abordar os inimigos de diferentes formas, usando ataques a distância como as armas de fogo da personagem, ataques corpo a corpo e habilidades especiais como o dash elétrico.

Essa variedade de ataques dão bastante liberdade na construção de combos, permitindo que cada jogador construa seu próprio estilo durante a gameplay. A variação também é importante pois diferentes inimigos possuem diferentes fraquezas, sendo necessário utilizar todo o arsenal da Tenente para eliminar as ameaças que entram em seu caminho.

Em termos de exploração, Mars também não foge do padrão Metroidvania de conhecer locais, adquirir novas habilidades, conhecer outros locais, derrotar novos inimigos e retornar após novas descobertas para acessar áreas antigas, criando um loop de exploração característico do subgênero.

Project Colonies: Mars 2120
Reprodução: QUByte Interactive

Expectativas

Em termos simples, Mars é o Super Metroid brasileiro, sendo capaz de reproduzir muito bem as qualidades da franquia da Nintendo, principalmente em sua estética e sua ambientação, que se complementam otimamente, construindo a ideia de mistério que leva os jogadores a continuar explorando para entender o que está acontecendo – essa atmosfera de mistério, inclusive, lembra muito Metroid Dread, lançado recentemente.

Os controles são simples e fáceis de aprender, mas também abrem possibilidade para uma gameplay um pouco mais profunda para jogadores mais experientes com o gênero. O jogo suporta tanto o uso de controle quanto o uso de teclado e mouse no computador, sendo possível configurar elementos como sensibilidade do mouse para mirar.

As opções de acessibilidade também são simples mas importantes, como laser de auxílio na mira – ou simplesmente a ativação de mira automática -, lembretes contextuais para ajudar os jogadores a se situar de tempos em tempos, e a possibilidade de alterar o tremor da câmera em cenas mais intensas. Vale destacar que o game, por ser brasileiro, está legendado e dublado totalmente em PT-BR.

É importante ressaltar que, por estar em acesso antecipado, Mars ainda apresenta alguns defeitos como a falta de peso nos golpes da protagonista e bugs como atravessar brevemente certas plataformas dependendo do pulo que o jogador faz – claro, nenhum desses problemas interfere na qualidade em potencial do jogo.

Mars, por todas essas qualidades visíveis em sua versão de acesso antecipado, tem tudo para surpreender a todos após seu lançamento, principalmente quem é fã de Metroid: a produção, apesar de conduzida por uma pequena equipe de cinco pessoas, é extremamente bem-feita, ainda possuindo espaços para melhoras.

Project Colonies: Mars 2120
Reprodução: QUByte Interactive

Project Colonies: Mars 2120 estará disponível em sua versão final no primeiro trimestre de 2023 para Playstation, Xbox e PC via Steam e Epic Games Store.

Key para review cedida por: QUByte Interactive