Em informação trazida pelo site Nintendo Life, o diretor Yuji Naka foi preso no Japão como resultado de uma investigação de insider trading dentro da Square Enix.

Conhecido por ser o co-criador de Sonic the Hedgehog, Naka foi levado pelas autoridades japonesas após a prisão de outros dois funcionários da Square Enix, Taisuke Sazaki e Fumiaki Suzuki: ambos teriam adquirido ações da empresa de desenvolvimento de jogos Aiming antes do anúncio oficial de Dragon Quest Tact, novo jogo da franquia para celulares.

De acordo com a acusação, Sazaki e Suzuki compraram 47 milhões de ienes (cerca de 336.300 de dólares) em ações da empresa antes do anúncio do novo game, o que caracterizaria insider trading – possuir informações privilegiadas sobre algum tipo de operação comercial antes dela acontecer e se aproveitar desse conhecimento para gerar lucro. Naka foi acusado do mesmo crime, pois adquiriu 10 mil ações da Aiming por 2,8 milhões de ienes (cerca de 20.000 de dólares), também antes do anúncio.

A Square Enix emitiu uma declaração oficial sobre o caso:

“Lamentamos profundamente a grande preocupação que isso causou a todos os envolvidos. Lidamos com este incidente estritamente, incluindo ações disciplinares internas tomadas contra os funcionários suspeitos.”

Recentemente, Yuji Naka também esteve envolvido em uma processo judicial contra a Square Enix pois, de acordo com o próprio, ele foi removido do cargo de diretor de Balan Wonderworld cerca de seis meses antes do lançamento – você pode conferir os detalhes abaixo: