Iniciada no último dia 29 de dezembro, a campanha de financiamento coletivo de Entre as Estrelas tem como objetivo dar vida ao primeiro jogo original da produtora de animação brasileira Split Studio.

Entre as Estrelas é um jogo de plataforma 2D com uma narrativa cativante, visuais poderosos e jogabilidade dinâmica, trabalhando com elementos de combate e resoluções de puzzles inspirados em jogos como Inside, Child of Light e Ori and the Blind Forest. Veja o trailer abaixo:

Um dos grandes destaques do projeto é sua história, que acompanha as irmãs Ari e Tai e retrata uma narrativa pautada pela violência histórica cometida contra os povos indígenas brasileiros – confira parte da sinopse abaixo:

“Quando queimadas criminosas expulsam uma comunidade inteira de seu lar, duas irmãs são separadas pelo ataque de grileiros e se veem obrigadas a tomar rumos diferentes na luta pela sobrevivência – da sua própria, de seu povo e de toda a região em que cresceram.”

A ideia da Split é utilizar o entretenimento como ferramenta de transformação da realidade, e isso é refletido em diversos elementos do projeto: a equipe, que conta com profissionais indígenas de diferentes etnias; a história, que traz um pouco da riqueza narrativa característica dos povos originários brasileiros, com inspirações nos povos Kadiwéu e Guarani Kaiowá; e a retratação os desafios que povos, ainda hoje, sofrem com incursões ilegais nas regiões em que sempre viveram.

Nicolle Nascimento Ansay, roteirista e produtora do projeto, comenta um pouco sobre a importância deste projeto:

“Esse jogo é muito importante para mim, por falar sobre a questão indígena atual do Brasil e atentar a população de que, muito antes desse território ser ‘Brasil’, ele é um território indígena, que chamamos de ‘Pindorama’. e que existem várias narrativas que remontam os nossos antepassados, os nossos pais, os nosso avós.”

Além da proposta de aumentar o debate sobre as lutas dos povos indígenas brasileiros, o projeto também irá repassar 15% da verba arrecadada com a campanha para associações indígenas como AJI (Associação Jovens Indígenas), Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) e ANMIGA (Articulação Nacional das Mulheres Guerreiras da Ancestralidade).

A campanha de financiamento também oferece cursos de animação da Split Academia como recompensa aos apoiadores do projeto, com 10% das vagas de cursos, masterclasses e portfolio reviews destinadas a estudantes indígenas. A Split Academia foi criada pela própria Split Studios, que tem ampla experiência com grandes projetos como Hello Kitty & Friends – Supercute Adventures e Turma da Mônica, além de ter produzido para clientes como Ricky & Morty e Megan Thee Stallion.

“Quando a gente tá numa luta pela igualdade, pela equidade, pela transformação social e espiritual, a gente leva com a gente o nosso povo, que é a junção de todos esses [povos] que existem até hoje, mesmo após a colonização.” (Ian Wapichana, compositor e instrumentalista de Entre as Estrelas).

A campanha de financiamento coletivo de Entre as Estrelas está sendo realizada na plataforma Catarse e ficará disponível até 27 de fevereiro de 2023. Você pode conferir todos os detalhes sobre o projeto e como apoiar na página do jogo na plataforma.

Veja também: