Com estreia simultânea pela Crunchyroll, o anime que aqui nos colocamos para analisar é baseado no mangá josei de Miyuki Tonogaya, serializado desde 2019 pela revista online Gangan Pixiv, da Square Enix. Atualmente com 7 volumes lançados. Ao que se sabe, é uma das obras mais populares da revista, chegando a marca de 650 mil cópias em circulação. Trata-se, portanto, de uma obra com relativa fama.
A adaptação em anime foi produzida pelos estúdios ZERO-G e Liber e contou com a direção de Mankyuu (Idolmaster Cinderela Girls); supervisão de roteiro de Tomoko Konparu (Ao Haru Ride); Design de personagens de Miyako Kano (Dive!!); e Trilha sonora de Ruka Kawada (Toradora!). A obra está listada para 12 episódios.
Bom, será que temos aqui um anime interessante? Pensando nisso é que vamos trazer as qualidades e defeitos neste primeiro episódios de The Ice Guy and His Cool Female Colleague.
Comédia romântica com Youkais e humanos
A coisa mais inusitada e talvez mais interessante nesse anime é que ele trata de forma comum a relação entre Youkais (criaturas do folclore japonês) e seres humanos, isso numa realidade japonesa moderna, inclusive com relações de trabalho completamente usuais como conhecemos. Os personagens principais dessa história são Himuro, um homem descendente da mulher-da-neve, a youkai Yuki-onna, e Fuyutsuki, uma mulher humana normal bastante calma. Logo a relação deles vai se tornar em uma comédia romântica.
O anime se coloca de forma lenta, introduzindo os dois personagens com seus que gostos, motivos, e revelando o que causa interesse um no outro. Esse propósito lendo serve ao estilo de romance Slice of Life empregado no enredo do anime e que também ajuda a compreender que se trata de dois personagens extremamente tímidos, embora as constantes iniciativas Fuyutsuki. A relação entre os dois se torna mais intensificada quando Himuro começa a trabalhar na mesma empresa de Fuyutsuki.
Como Wotakoi, outra obra josei que envolve personagens em relações de trabalho que começam a se apaixonar, o primeiro episódio nos mostra o desabrochar do romance entre os protagonistas, sempre colocando Himuro, o rapaz dessa história, como alguém que suspira e fica corado em cada gesto de sua ainda amiga Fuyutsuki. Também como Wotakoi, o elenco de personagens vai crescendo nesse cenário convencional de trabalho no escritório de uma empresa. É nesse ambiente que talvez veremos os próximos casais de Youkais e humanos, a julgar pela imagem de divulgação.
A animação e composição das cenas
Depois de revelado as primeiras vídeo promocional desse anime, tinha ficado claro que não se trataria de um anime feito para ter sempre uma animação muito fluida, mas uma coisa que chamou a atenção a partir do segundo vídeo promocional e que se fez presente em todo o primeiro episódio foi a ótima direção de fotografia de Tomomi Saito. Esse trabalho permitiu com que produzissem cenas bonitas, com boa composição e iluminação:
Alguns animes com produção limitada em temporadas anteriores tem buscado atentar para a composição de cenas quando não conseguem produzir animações tão elaboradas, como foi o caso de Sasaki to Miyano, Koukyuu no Karasu e o próprio Wotakoi que citamos anteriormente. Talvez essa também seja a realidade visual do anime, que aliás, se manteve consistente mesmo dentro dessas limitações.
Pontos negativos
Como todos os defeitos de uma obra slice of life, o anime não parece ter um grande conflito e isso pode afastar espectadores apressados por coisas resolutivas ou por romances que trazem rápido encaminhamento. Nesse caso, nos parece ser da proposta da obra trazer esses momentos de dois personagens corando e tentando se relacionar ao jeito do outro: Fuyutsuki com o frio do produzido por Himuro em momentos de nervosismo, e Hamuro com as atitudes afetuosas de Fuyutsuki. Acreditamos que gradativamente a obra culminará em formações de casal mais explícitas.
O que esperar?
É um anime lento, calmo, propositalmente feito para ser leve, assim como está explicitada na trilha sonora suave de Ruka Kawada. O anime parece ter uma direção competente, que trouxe alguns enquadramentos mais inspirados, além do ótimo trabalho de composição que citamos anteriormente, ou seja, um bom visual deve ser garantido. Ademais, essa é uma ótima pedida para quem gosta de ficar torcendo para que casais se concretizem.
Lembrando que The Ice Guy and His Cool Female Colleague está sendo exibido simultaneamente, com episódios novos toda semana na Crunchyroll.